Invisíveis por trás de suas câmeras, os fotógrafos em treinamento são colocados em evidência neste ensaio sobre os bastidores da busca por uma matéria fotográfica.
Durante a aula de fotografia, os alunos do terceiro semestre de jornalismo da PUC-SP receberam uma missão: encontrar uma pauta para fotografar dentro do campus. Hoje, com a maioria das pessoas tendo acesso a fotografar com seus celulares a qualquer momento, nos tornamos indiferentes ao ato de fotografar.
Nos primórdios da fotografia, as fotos eram difíceis e demoradas assim sendo feitas quase que exclusivamente em ocasiões especiais. Os avanços tecnológicos, como a possibilidade da foto instantânea, foram tornando o processo fotográfico cada vez mais simples e rápido e por consequência tornando as fotos mais corriqueiras.
Entretanto, para os futuros jornalistas, o treinamento fotográfico e o uso de câmeras profissionais são fundamentais ao aprendizado. A cena é tão comum aos demais alunos da universidade, que ninguém presta atenção neles por muito tempo. Contrário a isso este ensaio, busca coloca-los em foco. Afinal: quem são os donos dos olhares por trás das futuras matérias? No que eles estavam pensando e como tiraram suas fotos?