O projeto de expansão da linha 2-Verde do metrô, ligando a estação Vila Prudente até Guarulhos, estava suspenso desde 2014, devido a grave crise econômica que afetou o país, a meta é acrescentar ao ramal mais 14 km de extensão e 13 novas estações, tornando a linha a maior do Metrô, com cerca de 29 km no total e 27 estações.
Um relatório de obras do Metrô, datado no final de 2018, pelo ex governador João Doria, revelou um novo cronograma de obras que deveria ser estabelecido no começo de 2019, mas foi prorrogado para 2020 e logo depois para 2022 por conta da pandemia, com as obras começando somente em 2023.
A expansão contará com duas fases, sendo a primeira até Penha, conectando-se com a linha 3-Vermelha, com 2,5 km de extensão e previsão de entrega até 2026 e a segunda de Penha até Guarulhos com mais 5,9 km e entrega até 2028. Já a linha 15-Prata do monotrilho apresenta projetos mais otimistas, o novo trecho da linha deve ligar a Vila Prudente a Jacu-Pêssego, assim a linha terá 17,4 km de extensão com 13 estações.
Segundo o governo do Estado, esta etapa deve ser concluída até 2025. O Governo Paulista compartilhou em nota que 40% das obras já foram concluídas, mas pelo nível da demora parece que eles erraram na contagem ou estão acelerando o processo fazendo de qualquer jeito, isso preocupa os passageiros, pois já acontecem tantos acidentes com os metrôs e trens que demoraram tanto para serem entregues, imagine com um que terá apenas 5 anos e outro de 2.