Em meio aos arranha-céus de São Paulo, o Parque Ibirapuera se torna um refúgio para que aqueles que querem fugir das paredes cinzas da cidade. Localizado em meio aos prédios e avenidas da movimentada Vila Mariana, o parque com seus 158 hectares oferece um ambiente diferente do que é encontrado fora de seus portões, com o verde se misturando as mais diversas atividades de lazer.
Considerado patrimônio histórico da cidade, foi o parque mais visitado de São Paulo em 2022, segundo pesquisa realizada pela Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente, que revelou que 12 milhões de pessoas visitaram o parque naquele ano.
Frequentando por um público diverso, os visitantes do parque refletem a população da São Paulo, contando não apenas com os moradores, mas também inúmeros turistas que consideram o Ibirapuera uma parada obrigatória em suas viagens.
Tão diverso quanto seus visitantes, também são as atividades oferecidas dentro patrimônio, com quadras esportivas e pistas de skates para aqueles que preferem a ação á museus que atendem a demanda daqueles que procuram atividades culturais. Na lista de museus que se abrigam dentro do Ibirapuera estão o Museu da Arte Contemporânea (MAC), o Museu da Arte Moderna (MAM) e o Museu Afro Brasil.
Apesar da oferta dessas diferentes opções de lazer, a mais única entre elas se encontra na possibilidade do contato com a natureza, com imensos gramados, o publico pode fazer coisas raras de serem feitas na metrópole de forma segura, como se sentar na grama, seja para um piquenique ou para descansar depois de percorrer os longos caminhos do parque.