Quinta-feira, 1 de setembro de 2022, veja os destaques do Resumo AGEMT:
-
Datafolha: Lula lidera, mas oscila, Bolsonaro se mantém, e Tebet cresce para além da margem de erro;
-
Eleições 2022: Urnas eletrônicas são lacradas;
-
Vice-presidente da Argentina sofre tentativa de atentado; brasileiro foi identificado como autor da ação;
-
Gasolina mais barata nas refinarias;
-
Média móvel de óbitos por covid-19 nos últimos 7 dias diminui para 124;
-
Abertura dos portões do Rock in Rio;
Pós-debate
Nesta quinta-feira (1) foi divulgado o resultado da pesquisa eleitoral realizada pelo Datafolha, onde o ex-presidente Lula (PT) tem 45% das intenções de votos, que diminuiu a diferença em relação ao presidente Jair Bolsonaro (PL), que consta com 32%, com apenas 13 pontos entre os dois.
Em terceiro lugar está o cearense Ciro Gomes (PDT), com 9%, seguido por Simone Tebet (MDB), que aumentou para 5%.
De acordo com o Datafolha, em um eventual segundo turno, a intenção de voto no petista é de 53%, enquanto a de Bolsonaro é de 38%.
2% dos eleitores não souberam responder, já votos brancos e nulos somam 4%.
As entrevistas foram feitas entre os dias 30 de agosto e 1 de setembro, contando com 5.734 participantes em 285 cidades. A margem de erro é de 2 pontos percentuais.
Este é o primeiro levantamento do Datafolha realizado depois do debate entre os presidenciáveis organizado pela Folha de SP, grupo Bandeirantes, UOL e TV Cultura.
Urnas lacradas
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) terminou a cerimônia de assinatura digital e a lacração das urnas eletrônicas nesta sexta-feira (2). O processo é feito com a finalidade de garantir a segurança e inviolabilidade dos dados no sistema eleitoral.
As urnas foram assinadas pelo ministro Alexandre de Moraes, presidente da Corte, e outras autoridades presentes e lacradas em uma sala-cofre para não haver alterações. Segundo o órgão, a partir da realização desses processos é possível garantir a computação do voto de forma segura.
Durante a cerimônia, Moraes afirmou que o voto é o único segredo no qual a Justiça Eleitoral está envolvida.
“Nunca isso foi acompanhado por tantas pessoas e isso é muito bom, porque legitima cada vez mais a Justiça Eleitoral. Isso mostra que a Justiça Eleitoral atua de forma pública, transparente e confia nos seus sistemas. Não há nada de secreto na Justiça Eleitoral. A única coisa secreta é o voto”, afirmou.
Atentado
Nesta sexta-feira (02) os argentinos foram às ruas em apoio à ex-presidente e atual vice-presidente da Argentina, Cristina Kirchner, que sofreu um atentado à não armada na porta de sua casa em um bairro de Recoleta, uma área nobre de Buenos Aires na noite da última quinta-feira (01).
Segundo a Polícia Federal argentina, o autor da tentativa de disparo é um brasileiro de 35 anos, identificado como Fernando André Sabag Montiel, detido ainda no local. De acordo com o presidente Alberto Fernández, a pistola .380 tinha cinco projéteis e não disparou apesar de ter sido acionada.
No Brasil, os candidatos à presidência prestaram solidariedade à vice-presidente Argentina. O ex-presidente e atual candidato à presidência Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse que Kirchner "é uma mulher que merece o respeito de qualquer democrata no mundo". O petista também destacou que a crescente violência política no continente é uma "ameaça a democracia na região".
O candidato Ciro Gomes (PDT) prestou sua solidariedade e disse que do episódio fica a lição "de onde o radicalismo cego pode chegar". A candidata do MDB, senadora Simone Tebet, disse que é preciso dar um basta na violência política, a candidata encerrou sua mensagem reforçando seu desejo de paz nas eleições. O candidato Felipe D'Ávila (NOVO), classificou o atentado como "absolutamente inaceitável". A senadora Soraya Thronicke (União Brasil), disse que não se pode subestimar do que o ódio é capaz.
Bem depois dos demais, no meio da tarde em conversa com apoiadores, o candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL), lamentou o ocorrido, e voltou a relembrar o episódio da facada na qual foi vítima durante as eleições de 2018.
"Já mandei uma notinha, eu lamento. Agora, quando eu levei a facada, teve gente que vibrou por aí, né ?". Bolsonaro completou dizendo que estão querendo colocar "na conta dele", sobre um possível apoio do autor do atentado ao presidente.
Redução
A partir desta sexta-feira (2) o preço da gasolina nas distribuidoras passa de R $3,53 por litro para R $3,28 , uma queda de R $0,25 por litro. A última alteração no preço do combustível foi em 16 de agosto e o preço atual é o menor desde a cotação encerrada na última semana do mês de fevereiro do ano passado.
"Essa redução acompanha a evolução dos preços de referência e é coerente com a prática de preços da Petrobras, que busca o equilíbrio dos seus preços com o mercado, mas sem o repasse para os preços internos da volatilidade conjuntural das cotações internacionais e da taxa de câmbio" diz nota divulgada pela estatal.
Apesar da redução no preço da gasolina, o preço dos demais combustíveis não foram alterados.
Rock in Rio
Os portões da Cidade do Rock foram abertos nesta sexta-feira (2), às 14h. O primeiro dia é o tradicional “Dia do Metal”, tendo a banda Iron Maiden como a atração principal.
A banda Sepultura abriu o Palco Mundo do festival em show com a Orquestra Sinfônica Brasileira. Dream Theater fecha a noite em sua estreia no Rock in Rio. A banda francesa Gojira também esteve nos palcos e mostraram a música "Amazônia", um protesto contra a destruição da floresta brasileira.
Seguindo a programação do primeiro final de semana do festival, o DJ Alok e rapper Post Malone são alguns dos confirmados para o sábado (3). No domingo (4), o palco principal terá apresentações da cantora Iza e de Justin Bieber.
Pandemia
De acordo com dados do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) o Brasil registrou 11.471 novos casos de COVID-19, e 115 mortes em decorrência da doença nas últimas 24 horas. A média móvel de óbitos nos últimos sete dias é de 124. No total, o país acumula 34.456.145 casos confirmados, e 684.261 óbitos por COVID-19.
Brasileirão
A 25ª rodada do Campeonato Brasileiro acontece neste final de semana, quando muitos times estão de olho nas decisões das competições continentais no meio da próxima semana.
No sábado (03), às 19h, o líder do Palmeiras vai até Bragança Paulista enfrentar o RB Bragantino de olho em manter a distância do segundo colocado e pensando no jogo da volta da semifinal da Libertadores, na terça-feira (06), contra o Atheltico-PR. Antes, às 16h30, o lanterna Juventude recebe o Avaí, em mais uma batalha contra o rebaixamento.
Às 19h30, o Atheltico-PR, pensando no jogo da volta contra o Palmeiras, recebe o Fluminense, na Arena da Baixada. Fechando o sábado (03), às 20h30, América-MG e Coritiba se enfrentam no Independência.
No domingo (04), às 11h, o Flamengo joga contra o Ceará, no Maracanã, em partida que marca a estreia do técnico Lucho González no comando do time cearense. Às 16h, Corinthians e Internacional duelam em jogo que vale posição no G-4. No mesmo horário, no Castelão, o Fortaleza recebe o Botafogo, tentando manter a invencibilidade no returno.
O Atlético-GO recebe o Atlético-MG, às 18h, pensando na partida de volta da Sul-Americana contra o São Paulo, que joga às 19h contra o Cuiabá, na Arena Pantanal, encerrando a rodada do domingo (04). No fechamento da rodada 25, na segunda-feira (05), Santos e Goiás se enfrentam na Vila Belmiro.
Complicou
Na noite de quinta-feira (01), Atlético-GO e São Paulo jogaram pela primeira partida das semifinais da Copa Sul-Americana. O jogo foi no estádio do Dragão, e contou com uma exibição de gala dos donos da casa.
Com a torcida a seu favor, o Dragão fez 3 a 1 na equipe paulista e saiu em vantagem na disputa. Os gols da equipe goianiense foram anotados por Jorginho, Shaylon e Léo Pereira; Luciano descontou para o tricolor paulista.
A partida marcou também a estreia de Eduardo Baptista no comando do Atlético-GO. A partida de volta acontece na próxima quinta-feira (08), no Morumbi. Para levar a decisão para os pênaltis, o São Paulo precisa vencer por pelo menos dois gols de diferença. Pensando em uma classificação no tempo normal, a equipe paulista precisa vencer por uma diferença de três gols ou mais.