"No país que ainda não respondeu quem matou Marielle, quem vai responder sobre o meu atentado?"

Covereadora da bancada feminista do PSOL detalha atentado que sofreu e relata seu cotidiano como parlamentar trans e intersexo na Câmara Municipal de São Paulo
por
Evelyn Fagundes, Gabriela Costa e Malu Marinho
|
06/04/2021 - 12h

     Nos primeiros meses de 2021, três atentados foram noticiados contra parlamentares transexuais do PSOL da Câmara Municipal de São Paulo: Erika Hilton, Samara Sosthenes e Carolina Iara. Em entrevista realizada virtualmente com Carolina, a covereadora comentou sobre como tem lidado com as consequências do atentado e sobre como é ser uma mulher trans e intersexo em ambiente político. 

     Após a realização da conferência com Carolina, a polícia civil de São Paulo chegou à conclusão de que não houve disparos de armas de fogo em frente à casa, mas sim, lançamentos de explosivos de efeito sonoro. A covereadora afirmou: “O que aconteceu comigo me surpreendeu pelo nível de violência, porque o que eu tinha de mensagens que me incomodavam durante a campanha era de assédio sexual. Não havia nenhum tipo de mensagem que mencionasse qualquer violência física, ameaça de estupro ou de morte”.

     Confira abaixo a entrevista com Carolina Iara concedida no dia 19 de março de 2021:

Como ocorreu o atentado?

Carolina Iara: O atentado foi na madrugada do dia 26 de janeiro. Eu estava escrevendo um artigo e ouvindo música então não escutei nada, minha mãe que veio afoita pedindo para eu tirar o fone e me contou que ela tinha ouvido dois disparos. Ela não sabia mencionar o que seriam esses sons, se era tiro ou bomba, mas foi muito clara que tinha sido na porta de casa. Ao amanhecer a gente confirmou com os vizinhos de que haviam ouvido os tiros e um deles nos deu o circuito de câmera que ele tinha, no qual vimos um carro branco parado em frente a minha casa naquele exato momento. 

Carolina Iara, covereadora da bancada feminista do PSOL
Carolina Iara, parlamentar pela Bancada Feminista do PSOL em São Paulo, é a primeira covereadora trans e intersexo do país. — Foto: Divulgação

 

Qual motivação você acredita que tenha provocado o atentado? 

Carolina Iara: Com certeza envolve a violência política de gênero. O que a gente não consegue responder é o que incomodou e provocou o ato de terror.  Não sabemos se foi alguém que quis me amedrontar e dizer “não gostamos e não queremos uma muher transsexual e intersexo ocupando um cargo de poder”, porque pode ser qualquer um que se arvore a fazer ações transfóbicas e a gente sabe o quanto isso é comum. Há casos de travestis e transexuais morrerem na mão de seus clientes, de grupos de “amigos” que saem pra beber, zoar e matam, não é? A banalidade da transfobia é muito comum. Pode ser também algo motivado contra alguma ação política minha e da bancada feminista. 

 A Câmara negou o pedido de proteção para você e para a Samara Sosthenes alegando que as covereadoras não possuem o nome registrado oficialmente no sistema legislativo. Como você encara esse tratamento da Câmara? Você acredita que se trata, neste caso, de violência institucional?

Carolina Iara: Sim, uma violência institucional porque a Câmara é uma das instituições escravocratas do Brasil. Essas entidades são anteriores à república, então é um sistema ainda imperial e, portanto, escravagista. Há uma dificuldade enorme da estadia de mulheres negras nesses espaços e há também um impedimento desses ambientes se adaptarem à composição dos mandatos coletivos, justamente porque numa estrutura em que o poder está dividido entre várias pessoas, eles acham que é uma bagunça. Então, nos respondem com muita violência institucional. Muitos não concordam com os 46 mil votos na bancada feminista e somando com o quilombo foram 69 mil votos de pessoas que acreditaram no formato de mandato coletivo.

Não há uma abertura do parlamento para novas formas de se fazer política, não querem algum tipo de renovação ou de reforma. Mesmo não estando discutindo nada revolucionário, mas sim reformas muito pequenas com relação à participação política, já somos negados. É um desrespeito não a mim, Carolina somente, é um desrespeito à todas essas pessoas, à classe trabalhadora, aos povos oprimidos, às mulheres, à comunidade LGBTQIA+, aos negros e à todas as pessoas da cidade de São Paulo  que votaram e confiaram na gente. Todos esses munícipes estão tendo o seu direito de participação política atingido. Eu acho um absurdo, mas não haverá nenhuma movimentação da câmara para a minha proteção ou para a da Samara.

Você recebeu apoio das pessoas ao seu redor depois do atentado?

Carolina Iara, covereadora da bancada feminista do PSOL
Carolina Iara, covereadora pelo PSOL em São Paulo. — Foto: Divulgação

Carolina Iara: Tenho recebido muito apoio da sociedade, em pé das instituições democráticas não me protegerem em nada. Não me ajudam, nenhuma das esferas de governo me ajuda. Por outro lado, a sociedade civil se mobilizou e eu tenho uma ajuda, seja do movimento LGBTQIA+,  seja dos movimentos sociais como MST, MTST, e a própria corrente que eu faço parte do PSOL. Então esses têm sido os apoios que eu tenho tido, que têm dado certa conta das minhas necessidades e da minha segurança. Se eu fosse esperar pelo Estado eu não iria ter nada não, teria que com a cara e a coragem enfrentar sabe-se lá quem. 

Você acredita que os defensores da classe trabalhadora e das minorias estão mais vulneráveis a atos de violência dentro dos espaços de poder?

Carolina Iara: Todos aqueles que defendem pautas coletivas, movimentos sociais e as pautas da classe trabalhadora estão muito mais vulneráveis a serem criminalizadas. Estar na defesa de direitos humanos e das lutas históricas da classe trabalhadora deixa mais vulnerabilizada a liderança. Mas, existe uma singularidade para as mulheres negras e mulheres trans. Somos muito mais ameaçadas do que o restante da classe trabalhadora que está nesses postos, isso é fato notório. Na câmara, quem são as ameaçadas? As três mulheres trans e negras. Quem são as vereadoras que estão reportando ameaças de morte no país todo? As mulheres negras.

 

"Ser de esquerda, ser socialista e ser pró classe trabalhadora faz com que as lideranças estejam sob mais ameaça"

 

Quais são os seus desafios como covereadora na câmara? 

Carolina Iara: Ser covereadora trans e ser a primeira covereadora intersexo do país é um peso enorme. É muito trabalho, é muita denúncia. Eu entrei em um tempo histórico nada agradável para ser parlamentar, é um momento de muita dor. Recebemos mensagens de pessoas com fome, carentes, internados, funcionários públicos da saúde desesperados porque estão fazendo gambiarras terríveis por conta do coronavírus. O cargo parlamentar te dá algumas ferramentas para atuar na sociedade, mas ainda assim é muito limitado. Além de tudo, ainda tenho que cumprir meu trabalho: uma agenda lotada, com inúmeras reuniões, entrevistas e participações em atos, tendo até que me expor às vezes, porque há lugares sem acesso à internet. Então, é uma situação muito complicada e estressante.

 

"Eu nunca imaginei que eu iria sofrer tantos revezes. A gente vê nos livros de História sobre as lutadores socialistas, mas nunca pensei que viveria isso tão intensamente na carne"
 

Como tem sido sua rotina após o atentado? Você se mudou, não é?


Carolina Iara: Eu saí de casa, estou em outro lugar desde então, longe da família. Eu e minha mãe temos marcado visitas, mas de modo que ela não venha quando eu estou. Tem sido uma logística meio complicada mas eu tenho a visto às vezes. Não fiquei todo esse tempo sem vê-la, até porque eu teria enlouquecido. É muito complicado não ter o direito de visitar a minha família. Não tenho condições de fazer política como eu fazia antes, não posso me dar ao luxo de ir no ato, encontrar pessoas em um local de encontro marcado. Não posso. Eu tenho que ir com segurança, com motorista. Não posso fazer atividades de recreação, tudo bem que estamos na pandemia mas se não estivesse eu não teria o direito de ir aqui na esquina e sentar na padaria e pedir uma cerveja porque eu posso ser morta. É muito complicada a situação. E sendo o Brasil o país que não respondeu até agora quem matou Marielle, quem é que vai me responder sobre o meu atentado? Tem sido uma rotina muito desgastante, mas de muita luta também. Eu tenho feito muita coisa, não tenho parado, é denuncia na ONU, é articulação contra fechamento de hospital — porque está tendo fechamento de hospital nesse momento, sem razoabilidade nenhuma. Tem sido um momento muito produtivo, mas muito tenso. Não tem terapia que dê conta, tem dia que eu sou obrigada a tomar calmante para conseguir aguentar.