A infância não é só uma fase

Pessoas de todas as idades descobrem que seus limites mudam, mas não acabam quando se divertem
por
Nicole Domingos
|
26/04/2024 - 12h

Quando se é uma criança dizem que tudo é possível, uma frase que dita várias vezes para alguém tão novo tornar-se uma verdade mais que absoluta, pequenos seres humanos que fazem tudo sem medo e com grandes expectativas do que vem a seguir. Mas no processo de crescimento o “tudo é possível” se torna “será mesmo que consigo?” e a vontade de saber o que acontece no futuro é transformada no temor de viver o presente.

Nessa sequência de fotos será possível ver como as crianças, os pré-adolescentes e os adultos lidam com os momentos de diversão da sua vida. As fotografias se passam no Museu do Ipiranga, o lugar onde muitas famílias se reúnem para passar o domingo e ensinar seus filhos a andar de bicicleta. Durante a sequência das imagens vai ser observado pessoas, idades e desafios diferentes, e como cada idade consegue se divertir e aprender no mesmo lugar.

 

1
Vendo o museu de dentro do carrinho, conhecendo pessoas, novos lugares e ansioso para ir atrás da expectativa de disparar livre por esse mundo desconhecido. Foto: Nicole Domingos.
2
Pequenas crianças que estão desvendando o que é correr com as próprias pernas e conhecendo uma amostra da liberdade. Foto: Nicole Domingos.
3
Já um pouco maior vivendo a experiência de observar antes de sair andando de patinete por aí, até porque o perigo de se machucar já começou a fazer sentido. Foto: Nicole Domingos.
4
Jovens meninas que estão aprendendo novas formas de locomoção e vendo que é mais fácil e divertido andar de bicicleta do que apenas se deslocar correndo pelo museu. Foto: Nicole Domingos.
5
Crescendo e aprendendo que se machucar é ruim e mesmo com segurança ainda é possível se divertir. Foto: Nicole Domingos.
6
Adolescentes se colocando à disposição para aprender a andar de skate mesmo que seja difícil e estejam com medo de se machucar, o processo de se tornar adulto faz com que tenham mais coragem até conseguirem novas manobras. Foto: Nicole Domingos.
7
Um adulto que mesmo com suas preocupações ainda tem tempo para tentar e lembrar do seus tempos de que ainda era possível se arriscar. Foto: Nicole Domingos.
8
Se preparando para levantar depois de cair, porque depois que cresce sabe que não é o fim do mundo. Foto: Nicole Domingos.
9
Tentativa e erro é válido principalmente para adultos, quando se conquista a criança interior lembra-se de que é possível voar. Foto: Nicole Domingos.