Higienópolis: um bairro cheio de tradição

Descubra um pouca da arquitetura e história de um dos bairros mais antigos de São Paulo.
ANA CATARINA GROKE
24/06/2024 - 12h

Higienópolis, um bairro tradicional de São Paulo, nasceu no final do século 19 como um loteamento de luxo para a elite paulistana. Antes disso, suas terras já eram reconhecidas desde o século 16, inicialmente ocupadas pelos jesuítas e posteriormente pela aristocracia que construiu suas chácaras no século 18.

Com o crescimento da cidade impulsionado pelo êxodo rural e o Ciclo do Café, empresários alemães como Bouchard e Nothmann desenvolveram o Boulevard Bouchard em 1893, dividindo o bairro em Higienópolis 1 e 2 com lotes espaçosos. Ruas importantes como a Avenida Angélica, a Rua Maria Antônia e a Rua Dona Veridiana foram nomeadas em homenagem a figuras da aristocracia local.

O bairro destacou-se desde o início pela modernidade de sua infraestrutura, incluindo saneamento avançado que mitigava os riscos de epidemias e alagamentos. Atraindo a elite do café, empresários e profissionais liberais, Higienópolis testemunhou a migração devido à epidemia de febre amarela em Campinas, consolidando-se como um refúgio seguro e sofisticado. Palacetes deram lugar a edifícios residenciais, mas Higienópolis manteve seu charme e sofisticação, preservando sua história em cada esquina. Hoje, a mescla de arquitetura histórica e moderna continua a atrair residentes e visitantes, testemunhando o contínuo dinamismo e evolução deste icônico bairro paulistano.

O bairro já passou por muitos nomes, o nome atual passou por uma mudança de grafia. - Foto: Ana Catarina Groke
Fotografia tirada um século atrás do principal cruzamento do bairro, localizado entre as avenidas Angélica e Higienópolis. - Foto: desconhecido.
O mesmo cruzamento da foto acima atualmente, mostrando a conservação da casa de esquina.- Foto: Ana Catarina Groke.
Casarão localizado na rua Itacolomi, construído em 1923.- Foto: desconhecido.
Casarão na Rua Itacolomi atualmente passa por uma renovação com a promessa de virar um ponto comercial. - Foto: Ana Catarina Groke.
Crianças brincando na fonte do Parque Buenos Aires, um dos principais locais do bairro em seu começo. - Foto: desconhecido.
Após alguns anos fechada, a fonte passou por 4 reformas e hoje funciona normalmente. - Foto: Ana Catarina Groke.
O prédio que hoje abriga a Consagração das Irmãs de Santa Zita, localizado na av. Higienópolis, já teve várias funções. O edifício já foi sede da Pontificia Universidade Católica de São Paulo. - Foto: Ana Catarina Groke