Há 22 anos, morria Maurício Tragtenberg

Especial recupera importantes falas de quem participou de evento em 2019, que comemorou os 90 anos do professor que dá nome à agência de notícias do curso de Jornalismo. Tr echos foram extraídos do material preparado pela equipe da TV PUC
por Lara Guzzardi e Victor Naia , fotos de Gabriela Neves (com TV PUC)
15/11/2020 - 12h

Há um ano acontecia o simpósio “90 anos de Maurício Tragtenberg: Pensar é resistir”. Doris Accioly e Silva analisa o pensamento de Maurício Tragtenberg e suas influências. A professora da Unicamp também vai além: ela busca entender, como Maurício lia e interpretava esses autores, e como, a partir deles, conseguiram interpretar

Doris acrescenta o valor inigualável da pesquisa de Maurício, e a forma única com que ele pesquisava e desenvolvia seu pensamento. A professora comenta, também, como Maurício era generoso e que não se pode, jamais, desprezar algum autor. Mesmo não concordando com conteúdo ou corrente de pensamento, é importante lê-los e debatê-los.

Maurício demonstrava grande interesse pela figura ambígua de Walter Rathenau, e procurava estudá-la com mais profundidade. Tragtenberg, criticava a burocratização no exercício do poder.

Pedro Porcino conta como conheceu Mauricio Tragtenberg em 1984 em pleno processo de redemocratização e, claro, como ajuda que Maurício deu a ele e toda classe sindical foi valiosa. Mais de 30 anos após os eventos, Porcino, nos faz relembrar como os ensinamentos de Maurício e suas visões na classe sindical faz ainda mais sentido nos dias atuais. Maurício conseguia unir o meio acadêmico com a prática. Eis um exemplo: Maurício não escrevia apenas para os alunos e a academia, ele escrevia para os trabalhadores, escrevia para todos.

Lucia Bruno comenta como a visão de Maurício Tragtenberg sobre associações, sindicatos, movimentos sociais - e como suas dicas fazem sentido hoje, analisando o movimento social e sindical que perdeu força. Maurício participou ativamente nestas questões nos anos 70 e 80.

A AGEMT relembra a fala do ex-aluno de Maurício, Edson Passetti, formado em Ciências Sociais pela PUC - SP, sobre a forte atitude de contestação do sociólogo.

Durante a fala na mesa "O Pensamento de Maurício Tragtenberg e as Práticas de Liberdade" , Passetti comentou sobre a importância de um mestre no aprendizado dos jovens, principalmente nos tempos atuais, com excesso de tecnologia e informação:

O cientista social contou também sobre a ocasião em que Maurício questionou os alunos em sala de aula se eles já tinham pensado em votar no Movimento Democrático Brasileiro (MDB), partido político brasileiro que abrigou os opositores da ditadura militar brasileira, fazendo-os refletir:

Passetti, no fim de sua fala, diz que acredita ser válida a discussão acerca da presença dos textos de Maurício no programa das faculdades atuais, já que esses teriam muito a acrescentar aos jovens universitários de diversos cursos:

A historiadora, filósofa e professora colaboradora no IFCH da UNICAMP, Margareth Rago, participou da mesa três: O Pensamento de Maurício Tragtenberg e as Práticas de Liberdade do encontro “90 anos de Mauricio Tragtenberg: Pensar é resistir”.

Ela encerrou sua fala sobre seu contato com o anarquismo, grande alvo de estudo do sociólogo, fazendo uma analogia a fim de mostrar como ela enxerga esse espírito revolucionário de Maurício.

Durante a mesa  "Coleção Maurício Tragtenberg e a Atualidade do Pensamento Tragtenberguiano", o pensador marxista brasileiro e diretor do CNRS na França, Michael Löwy, que conheceu Maurício através de um evento sobre Kafka, comentou sobre a o caráter inovador e corajoso do pensamento de Tragtenberg.

Löwy discorreu sobre a atualidade das ideias de Maurício diante do nosso cenário político atual e se referiu a ele como um verdadeiro remédio contra a ameaça de fascismo: “o pensamento do Maurício é o melhor antídoto para esse veneno”.

Em homenagem aos 90 anos do sociólogo Maurício Tragtenberg, a PUC-SP realizou o colóquio “Pensar é resistir”. O evento contou com a presença do professor titular do Departamento de Filosofia da PUC-SP, Antonio Valverde, que em sua fala expressou admiração pelas ácidas críticas de Maurício à ordem social.

O colóquio “90 anos de Mauricio Tragtenberg: Pensar é resistir” faz um ano, assim como esse mês a morte de Maurício faz vinte e dois anos. A discussão apresentada na mesa quatro foi encerrada pelo professor e diretor-presidente da Fundação Editora da Unesp, Jézio Hernani B. Gutierre, responsável por possibilitar a publicação da coleção Mauricio Tragtenberg.

A AGEMT relembra a declaração de Jézio acerca da importância de manter a obra do sociólogo sempre viva, ao invés de transformá-la em algum tipo de relicário.