Glamour e rebeldia: Versace na Semana de Moda de Milão

Em ambientação punk com sonoridade de festa, Donatella Versace apresenta nova coleção com o DNA da casa
por
Helena Costa Haddad
|
06/03/2025 - 12h

Em uma ode à tradição ousada da família Versace, a mais nova coleção de Inverno 2025 da casa adentra a semana de moda italiana de forma teatral: a passarela é estrelada  por peças acolchoadas e detalhes agressivamente  “punks".  Acessórios pesados e saltos de spikes chamam a atenção, ao mesmo tempo em que contrastam com  indumentárias mais coladas ao corpo e estampadas. 

vestido acolchoado
Foto/Reprodução: WWD

Partindo  da clássica alfaiataria sexy e elegante, a diretora criativa Donatella Versace, brinca com cores fortes, geometria ousadas e estampas divertidas, trazendo o animal print em peças e acessórios. Fica evidente, em sincronia com a marcha sensual na passarela - característica das modelos escolhidas pessoalmente pela herdeira do império italiano - que a diversão e provocação andam lado a lado no universo da moda, e estão cada vez mais perto de seu aguardado comeback.  

Mais uma vez, o uso de dourado e azul nas roupas relembra os anos 2010. Peças estilo bandage e vestidos curtos também aparecem no desfile, seguindo o conceito balada. 

alfaiataria com detalhes geometricos e azuis
Foto/Reprodução: WWD

O ponto alto da noite foi o metalizado, aparecendo em corsets, saias e vestidos. 

Donatella novamente  faz referência ao arquivo da marca e homenageia os anos 90 e a era de consagração como estilista de seu irmão, Gianni Versace. Vestidos longos de metais dourados e pratas, dignos de tapete vermelho, foram os mais comentados pelo público. 

vestido prata referenciando peça de arquivo
Foto/Reprodução: WWD

Finalizando a apresentação ao som do mais novo hit de Lady Gaga “Abracadabra”, incríveis vestidos minis de formatos orgânicos completaram o formato, quase caricato, de nostalgia da década passada. Em verdadeira homenagem ao lifestyle de noites a fio em festas, as modelos aparecem com uma beleza carregada: maquiagem escura nos olhos e cabelos propositalmente despenteados.  Apesar da estética trash,  looks de veludo preto, de caráter historicamente elegante , também fizeram parte da coleção. 

Donatella, como de costume , honrou  seu nome - e a história que ele carrega -  e entregou ao seu público muito glamour, poder e sensualidade. Seria essa coleção, super nostálgica, um possível adeus da direção criativa? O questionamento surge após boatos percorrerem a indústria de uma possível venda dos negócios para o grupo Prada, outro magnata no ramo italiano Marcando um ponto final na direção de Donatella, e da família Versace. O que fica de concreto do espetáculo em Milão é a clara força que o DNA estético proposto por Gianni ainda exerce no contexto atual, o que deixará, em uma possível compra, sapatos muitos difíceis de serem calçados por qualquer forasteiro que se aventurar.   

vestido de veludo preto
Foto/Reprodução: WWD

 

Tags: