Conhecida como uma cidade de arranha-céus, São Paulo sempre está ganhando novos prédios para fazerem parte de sua vista, mesmo que as vezes isso ocorra a custas das identidades dos bairros. A gentrificação é um clichê das grandes metrópoles, zonas que normalmente passaram por uma revitalização acabam sendo mais valorizadas, fazendo com que novos moradores e comércios busquem o local e acabem mudando o padrão financeiro e social do bairro, os antigos habitantes não conseguem acompanhar as mudanças e acabam se mudando.
Esse processo altera as zonas tanto socialmente quanto estruturalmente. Para conseguir abrigar a demanda de novos moradores, casas são demolidas para darem espaços a apartamentos. Na capital paulista, em bairros como Pinheiros ou Higienópolis ainda é possível encontrar casas resistindo em meio aos prédios e construções em andamento, embora estejam perdendo seus lugares, ainda se fazem presentes.
Em São Paulo, a gentrificação tem ocorrido principalmente na área do centro expandido. Foto: Vitória NascimentoBairros como Pinheiros, Vila Madalena e Vila Buarque aumentam constantemente suas verticalizações. Foto: Vitória NascimentoA especulação imobiliária aumenta o custo de vida na região. Foto: Vitória NascimentoEm 2020, o número de pessoas morando em prédios superou o de moradores de casas, segundo o Centro de Estudos da Metrópole da Fapesp. Foto: Vitória NascimentoA verticalização transforma a paisagem urbana. Foto: Vitória NascimentoCasas se tornam mais raras nos bairros gentrificados. Foto: Vitória NascimentoSegundo dados da Urbit, apenas 10% da população pode custear um imóvel acima de R$ 600 mil na capital paulista. Foto: Vitória NascimentoEsse processo socioespacial também impacta o meio ambiente com o aumento de áreas impermeabilizadas de solo. Foto: Vitória NascimentoAs mudanças causadas pela gentrificação intensificam a criação de ilhas de calor e poluição do ar. Foto: Vitoria NascimentoA gentrificação agrava a segregação socioespacial de São Paulo. Foto: Vitória NascimentoO processo de gentrificação revela a falta de planejamento urbano da cidade. Foto: Vitória Nascimento