Expresso Aeroporto-Guarulhos ganha extensão

Linha Jade da CPTM é estendida até à estação Palmeiras-Barra Funda. Trem parte da plataforma a cada hora, a partir das 5h.
por
Beatriz Barboza
|
23/09/2023 - 12h

No dia 1° de agosto, o Expresso Aeroporto-Guarulhos, que conecta o município à capital paulista, passou a operar também na estação Palmeiras-Barra Funda. Anteriormente, o serviço expresso da CPTM contemplava somente as estações Aeroporto, Cecap, Brás e Luz, em viagens de 30 minutos de duração. Com a extensão da linha, o trajeto total dura, aproximadamente, 35 minutos. O primeiro trem deixa a plataforma às 5h e mantém o intervalo de hora em hora, com mesmo itinerário aos finais de semana e feriados. O preço atual da tarifa é R$4,40.  

Em entrevista para o G1, Pedro Moro, presidente da CPTM, declarou que a ideia era ampliar o número de pessoas atendidas pelo serviço, visto que a estação Palmeiras-Barra Funda reúne linhas de metrô e trem, além de terminais rodoviários intermunicipal e interestadual. Moro destacou que a extensão da linha Jade permite o acesso rápido e barato ao Aeroporto Internacional de Guarulhos, o maior do país. 

.
Expresso Aeroporto-Guarulhos com destino à estação Palmeiras-Barra Funda. (Foto: Beatriz Barboza)
.
Expresso Aeroporto-Guarulhos partindo da estação estação Palmeiras-Barra Funda. (Foto: Beatriz Barboza)

Gustavo Sastre (18), estudante de Economia em São Paulo e morador de Guarulhos, criticou o novo trajeto: “sem sentido e mal planejado”. O estudante questiona a extensão e explica que os passageiros que costumavam embarcar no Expresso na Luz foram prejudicados pela nova lotação do trem. “Uma vez na Barra Funda, é possível chegar na linha Jade pelas estações Brás e Tatuapé. Não havia necessidade.”