De emprego fixo a nômade digital

Os percalços de uma vida que virou do avesso
Giovanna Montanhan
15/06/2023 - 12h

A trajetória do jornalista paulistano Mateus Camillo, formado pela USP, iniciou-se na Folha de S.Paulo como editor de Interação e Redes Sociais. Mais adiante, tornou-se repórter de tecnologia e turismo. Enquanto exercia tal função, comandava os perfis do veículo de Instagram, Facebook, Twitter e TikTok, além de gerenciar uma equipe com mais de dez pessoas.

Foto Reprodução: Muck Rack

Possui mais de uma década de experiência em redações de grande relevância no Brasil, como por exemplo, a Abril (onde ficou por dois anos e quatro meses), e era o responsável pela manutenção da página inicial do portal de notícias e pela criação de conteúdos especiais. Além dessas funções, colaborava com as mídias sociais da revista. E com O Estado de S. Paulo (durante quatro meses), exercia a função de trainee em diferentes editorias, de esporte a economia. Também, fez parte da produção e edição de um caderno especial sobre as Olimpíadas do Rio, que aconteceram em 2016.

Desde 2013, trabalha no estilo freelance e integra a equipe de colunistas da Folha com seu blog semanal intitulado #Hashtag, sobre redes sociais e tecnologia. Foi membro integrante da comissão dos cem anos do jornal com a função de organizar uma série de reportagens, conteúdos especiais e eventos que marcaram o centenário. Segundo ainda Camillo, quando iniciou esse modelo de trabalho, aceitava todas as oportunidades que estavam ao seu alcance, de modo a ampliar o conjunto de experiências e aventurar-se em várias áreas até encontrar uma específica que o fizesse se destacar por completo.

Durante bate-papo com os alunos de jornalismo do primeiro semestre da PUC-SP, foram compartilhadas algumas dicas de como se destacar na profissão, dentre elas a de começar a estagiar o mais breve possível, a fim de obter experiência prática desde o início e para aqueles que possuem condições financeiras, considerar a opção de morar fora do país, mesmo que seja por um curto período. Essa vivência internacional poderá ampliar a bagagem cultural e proporcionar um diferencial na carreira.

Mateus já foi palestrante, ministrou cursos e workshops nas principais faculdades do estado de São Paulo sobre o uso das redes com enfoque no âmbito jornalístico. Durante a pandemia de COVID-19, migrou para o trabalho remoto e se encantou pela flexibilidade oferecida. A partir desse ponto, decidiu se tornar nômade digital - isso significa que mora em airbnb de cidades diferentes e trabalha onde quer que esteja. Quando questionado, se não sente falta do seu sofá, responde, com humor, que nos apartamentos alugados consegue móveis confortáveis que o façam sentir-se como se estivesse em casa.

Em janeiro de 2023, lançou seu newsletter completamente em inglês, intitulado No Direction Home (http://nodirectionhome.substrack.com) sobre nomadismo digital e modelos de trabalhos flexíveis. No mês de abril, juntou-se a Eliane Brum, Jonathan Watts, Verônica Goyzueta e Talita Bedinelli para contribuir como editor das redes para o SUMAUMA - site de jornalismo do centro do mundo, cuja sede fica em Altamira, no Pará.