Cultura e história no centro de SP.

Em meio à reformas, alimentos diversos e cores vibrantes, o Mercado Municipal segue sendo o coração de São Paulo.
por
Mohara Ogando Cherubin
|
02/05/2024 - 12h

Para conhecer um pouco da história de São Paulo, basta ir ao Mercado Municipal da cidade. Localizado no centro da cidade e dividido em 18 portões, o "Mercadão" foi projetado pelo engenheiro Felisberto Ranzini e inaugurado em 25 de janeiro de 1933, também aniversário de São Paulo, tendo mais de oito décadas de história. O mercado é separado em dois andares e foi pensado, inicialmente, para ser um armazém de pólvora e munições, porém na atualidade funciona como um empório comercial de atacado e varejo, especializado na comercialização de uma variedade de produtos e alimentos aos seus clientes, como grãos, doces, frutas, comidas típicas e o famoso sanduíche de mortadela, marca registrada do mercado.

Cerca de 50 mil pessoas visitam o mercado semanalmente e hoje em dia, além de toda sua representação histórica, o "Mercadão" atua como importante polo cultural e turístico da cidade.

arquivo 1
Além da grande variedade de alimentos e produtos, a arquitetura do Mercado Municipal também cativa a atenção dos clientes. Ao entrar pelo portão 6, você se depara com esse lindo vitral e com o restaurante Petiscaria do Portuga, conhecido por seus pratos típicos portugueses que envolvem frutos do mar. Autor: Mohara Ogando Cherubin.

 

arquivo 2
Ainda no portão 6, em frente à Petiscaria do Portuga, os clientes encontram O Espanhol, restaurante que serve a sua famosa paella e pratos tradicionais com carne. Autor: Mohara Ogando Cherubin.

 

arquivo 3
O açougue do “Mercadão” é conhecido por oferecer carnes de qualidade e que tenham uma certa dificuldade de serem encontradas para venda. Os funcionários do mercado são simpáticos e solicitos, o que torna a venda dos produtos mais fácil e tranquila. Autor: Mohara Ogando Cherubin.

 

arquivo 4
Além da culinária diversa, o Mercado Municipal comercializa grãos e alimentos variados, como castanhas, amêndoas, nozes, queijos e frutas desidratadas. O preço dos produtos varia em relação à quantidade de gramas ou quilos que cliente desejar de determinado alimento. Autor: Mohara Ogando Cherubin.

 

legenda 5
Tamanha é a variedade de produtos do mercado, que existem lojas que comercializam produtos diversos e que não tenham nenhuma semelhança entre si. Grãos, doces, damascos, alimentos enlatados, geleias e óleos de coco estavam sendo comercializados e foram fotografados em uma só loja. Autor: Mohara Ogando Cherubin.

 

arquivo 6
As frutas do Mercado Municipal são conhecidas por serem as mais saborosas da cidade. A mais nova novidade do mercado, na área da frutas, é a pitaya amarela, originária das regiões tropicais da América do Sul, como Colômbia e Peru. Todas as madrugadas, funcionários de todas as idades reabastecem as frutas do mercado, garantindo que elas sempre estejam frescas e que o cliente terá a melhor das experiências. Autor: Mohara Ogando Cherubin.

 

legenda 6
O "Mercadão" tem mais de 13 mil metros quadrados e funciona das 6h às 18h de segunda à sábado, e até às 16h aos domingos, porém a concessionária do mercado tem planos de o manter aberto durante 24h semanalmente. Este é o Mercado Municipal visto do lado de fora, em meio a lojas no centro da cidade, carros de carga transportando alimentos e pedestres nas ruas. Autor: Mohara Ogando Cherubin.

 

legenda 8
Em 2021 foi iniciada a reforma que visava a restauração do Mercado Municipal de São Paulo. A concessionária do mercado tinha planos de finalizar as obras em 2023, porém esse ano foi anunciado que o fim da reforma foi adiado para novembro de 2024. As mudanças da restauração envolvem a instalação de três geradores, AVCB, troca de pisos e expansão que resultará em dez novas lojas. A prefeitura de São Paulo espalhou placas pelo mercado com a mensagem "Estamos em obra para transformar a sua experiência! Vamos fazer isso juntos! Por favor, redobre a atenção ao caminhar pelas ruas do nosso Mercadão". Autor: Mohara Ogando Cherubin.

 

arquivo 9
É muito interessante visitar o “Mercadão” e subir as escadas para o seu segundo andar. Observando tudo de cima, o cliente passa a ter uma ideia da enorme variedade do mercado e da beleza de sua arquitetura. Além da bela vista, também pode-se comprar ou comer algo no segundo andar, tendo em vista que também existem alguns restaurantes na parte de cima do mercado. Autor: Mohara Ogando Cherubin.
​​​

 

legenda 10
O famoso sanduíche de mortadela é a marca registrada do Mercado Municipal, chegando a se tornar um sinônimo do estabelecimento. O valor do lanche varia entre 40 e 50 reais, podendo acompanhar queijo quente, alface e tomate, e servindo tranquilamente duas pessoas. Autor: Mohara Ogando Cherubin