Crianças como influenciadores: riscos e exposição midiática

Como o mundo das redes sociais se tornou um mercado de exposição infantil
por
Isabelle Rodrigues
|
21/03/2025 - 12h

Nos últimos anos, o conceito de influenciadores já se tornou corriqueiro para boa parte da sociedade atual, mas, a moda nunca deixa de nos surpreender, os nomes antes líderes da internet foram aos poucos se dissipando e abrindo as portas para novas gerações cada vez mais novas. Não é preciso procurar por muito tempo, para encontrar diversos influenciadores menores de idade em plataformas como TikTok, Instagram, Youtube, alguns até produzindo conteúdos como forma de trabalho formal, com propagandas e agendas lotadas. 

Essa prática se popularizou principalmente entre os filhos de celebridades norte-americanas, sempre vistas nas redes sociais dos pais como, por exemplo, a influenciadora Kylie Jenner e sua primeira filha Stormi, a qual já possui até linha própria de produtos infantis, além de claro ser presença confirmada no Instagram da mãe. No Brasil os exemplos mais famosos seriam os filhos da youtuber ViiTube, onde ambos os filhos já possuem redes sociais, as crianças que possuem menos de três anos têm uma vida midiática mais ativa que muitos jovens com o triplo de sua idade.

redes sociais
Todos os dias, crianças e adolescentes são apresentados a novas plataformas digitais sem controle parental. Foto / Freepik

A internet é uma terra quase que sem lei, porém, segundo o projeto apresentado pelo ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), crianças menores de 12 não devem ter permissão para criação de contas em redes sociais. Em entrevista à AGEMT, a assistente Social do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Familiares e Comunitários, Daniela Barbosa afirma: “De acordo com o Art. 4º do ECA: É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária”. 

Porém, na prática, muitos responsáveis não pensam assim, expondo de forma indevida os filhos e tutelados por dinheiro, criando um mercado milionário, a partir dessa situação muitos pequenos influencers estão se envolvendo em polêmicas relacionadas a BETS, sexualização e até campanhas de ideologias políticas. Para crianças facilmente impressionáveis, a ideia da internet parece fascinante, mas esse tipo de exposição pode causar danos permanentes na vida social e principalmente afeta a segurança do menor.  

Com base em sua experiência de campo em casos de denúncia de exposição indevida, Daniela complementou “Para as crianças e adolescentes essa sensibilização acontece diariamente quando exposição nas redes sociais é postada de modo público, além das consequências de estarem expostas a situações humilhantes e vexatórias ao ter uma foto ou vídeo postado, caracterizando o cyberbullying, como chamamos. Além disso, há agravantes como o uso compartilhamento de vídeos e imagens que atraem predadores”. 

Na psicologia infantil já existem estudos relacionados aos efeitos da exposição infantil na internet, alguns deles sendo, ansiedade, acréscimo de bullying, estresse e distorção de moral, todos já comentados pela profissional entrevistada, curiosamente os mesmos efeitos foram vistos na geração passada em atores mirins. A série da Netflix “Adolescência” traz, entre outras discussões, a questão do bullying em sala de aula, por exemplo. 

É de se pensar como a cada geração, o tipo de exposição a qual menores são expostos está evoluindo, demonstrando o como é falha a nossa comunicação e legislação ainda são sobre o assunto, para os familiares e responsáveis, resta apenas a necessidade de discernimento e pensamento critico para a proteção e beneficio das futuras gerações.