Clodovil Hernandes: 15 anos da morte do estilista

Uma das figuras mais controversas do cenário da moda de luxo do país
por
Giovanna Montanhan
|
25/03/2024 - 12h

Clodovil Hernandes nasceu no interior de São Paulo, em Elisiário, no dia 19 de junho de 1937. Neste ano de 2024, completam 15 anos da sua morte. O garoto teve uma educação rígida e estudava em um colégio interno católico, mesmo não tendo tantos subsídios para isso. Sua formação inicial foi de professor, entretanto, acabou não seguindo a profissão, pois seus interesses eram outros. Não chegou a conhecer a sua família biológica, mas foi adotado por uma de espanhóis. Mudou-se de cidade algumas vezes, para Catanduva e Floreal, onde seu pai abriu uma loja de tecidos, e lá sua mãe fazia e vendia vestidos de noiva. A partir desse acontecimento, lhe foi despertada a curiosidade pela moda.

Iniciou sua carreira nos anos 50, em uma época, onde meninos gostarem de ‘’coisas femininas’’, como assuntos que envolviam o universo da moda e habilidades de corte e costura, eram considerados ‘’errado e impensável’’, apesar de seu talento nato, desde jovem para técnicas de desenho. Aos 20 anos, em 1937, se mudou para São Paulo. Nos anos 60, engatou de vez como estilista e nos anos 70, ganhou notoriedade.

Ele foi um dos pioneiros a trazer o prêt-à-porter - roupas de boa qualidade, feitas por um designer, que não são sob medida, mas sim, produzidas em grande escala para serem vendidas ao público; para o Brasil, apesar de, também, ter alcançado sucesso na alta-costura. Em 1991, durante uma entrevista dada a jornalista Lilian Pacce, ,para o veículo da Folha de S.Paulo, foi  questionado sobre a sua maior invenção de moda, e respondeu, sem titubear, ‘’inventei o Saint-tropez – o biquíni pedia um cós baixo. Lancei o uso da saia curta por um erro da contramestra. Mandei descer 8 cm num vestido que a Elis Regina usaria no “Fino da Bossa” e ela subiu 8 cm. Só vi na TV. Disse para a Elis: você é louca. Ela respondeu: você mandou! Como boa cliente, não questionava minha criação.’’

 Sua casa de moda estava localizada na rua Oscar Freire - um dos redutos mais nobres da cidade paulistana, e seu público-alvo era a alta sociedade que desejava vestir modelos elegantes para festas de debutantes e de casamentos (os mais requisitados), sendo a maioria deles exclusivos. Em suas coleções, era detalhista e apostava sempre nas listras, no xadrez inglês, e adorava trabalhar com linho - era o seu tecido favorito. Suas peças eram focadas no glamour e na elegância da mulher aristocrata. Entre suas clientes mais famosas, estavam a cantora Elis Regina, a atriz Cacilda Becker e as famílias Diniz e Matarazzo.

 

mancete
Clodovil cercado de suas modelos para a Revista Manchete, 1967, edição 794 - Reprodução: Memória BN

 

 

trop
Página da revista Vogue Brasil,1978. Reprodução: Facebook Instituto Clodovil Hernandes

 

A parte de sua função como estilista, também chegou a exercer os ofícios de figurinista e ator, trabalhando em algumas produções do audiovisual, do teatro e da dramaturgia: no filme ‘’Corpo Ardente’’ (1966) dirigido por Walter Hugo Khouri; na telenovela ‘’Beto Rockfeller’’, exibida na TV Tupi (1968/1969), e em ‘’Marron Glacé’’ (1979/1980) na mesma emissora. Atuou em algumas obras, interpretando ele mesmo, inclusive em uma peça de sua autoria, intitulada ‘’Ela & Eu’’. Além disso, fez os croquis e os projetos de figurinos da mesma.

Nos anos 80, apresentou o programa ‘’TV Mulher’’ na Globo junto de Marília Gabriela, Marta Suplicy, Ala Szeman e Xênia Bier, que foi um marco na televisão aberta por falar livremente sobre sexo e comportamento feminino. Em 1983, foi para a Band fazer um programa chamado ‘’Clodovil’’. Em 1987, estreou seu primeiro programa solo na Manchete, ‘’Clô para os íntimos’’.

Nos anos 90, a sua marca homônima ficou enfraquecida, e a moda deixou de ser sua fonte de renda principal, perante a isso, ele decidiu mudar o rumo de sua vida, e seguir carreira como apresentador.  Em 1992, estreou em um programa de maior visibilidade, ‘’Clodovil abre o jogo’’. Foi nesse talk show em que ele disse, pela primeira vez, um de seus bordões mais famosos: ‘’olha para a lente da verdade e me diz...”. Ainda na televisão, teve uma passagem pela Gazeta no ‘’Mulheres’’ em 2001, e pela RedeTV, no ‘’A casa é sua’’ em 2003. A última atração foi ‘’Por excelência’’ na TV JB, em 2007, após ser eleito deputado federal.

Após alguns desentendimentos que culminaram em sua demissão, decidiu entrar para a política, e se candidatou como deputado federal, por meio do PTC (Partido Trabalhista Cristão). Foi eleito com 493 mil votos, se tornando o terceiro candidato mais votado do país e de São Paulo, sendo o primeiro homossexual eleito neste cargo. A sua orientação sexual, contudo, não o deteve de se posicionar contra a Parada do Orgulho LGBT, contra o casamento homoafetivo e contra o movimento LGBT (na época, só era utilizado a sigla com estas quatro letras). Em uma entrevista para o jornalista Ruy Castro, em 1980, à revista Playboy, Clodovil chegou a proferir o seguinte comentário ‘’nunca fiz apologia de homossexualismo e nunca farei, porque acho um horror levantar bandeira de qualquer coisa. É uma besteira esse negócio de homossexual querer direitos e não sei o quê (...) Este excerto foi publicado posteriormente no jornal Folha de S.Paulo, em 2009.

Em 2007, filiou-se ao PR (Partido da República). Em 2008, apresentou uma proposta de emenda constitucional, que tinha como objetivo reduzir a quantidade de deputados, de 594 para 250, pela economia e eficiência do trabalho. Em 2009, deixou o partido alegando que havia sofrido perseguição interna. Neste mesmo ano, dez dias após a sua morte, três de seus projetos foram aprovados na Comissão de Constituição e Justiça: a obrigatoriedade das escolas divulgarem a lista de material escolar 45 dias antes da data final para a matrícula, a criação do ‘’Dia da Mãe Adotiva’’, como uma homenagem à sua mãe adotiva e a obrigatoriedade da menção dos nomes dos dubladores nos créditos das obras audiovisuais dos quais eles tenham participado.

 

cam
Reprodução: Câmara Federal

Cometeu incontáveis gafes ao longo de sua trajetória. Foi racista quando proferiu a frase ‘’Macaca de tailleur’’ para a vereadora Claudete Alves; antissemita quando afirmou que o holocausto havia sido causado pelos judeus, além dos comentários maldosos, por exemplo, quando falou para a deputada Cida Diogo, a seguinte frase: ‘’digamos que uma moça bonita se ofendesse porque ela pode se prostituir. Não é o seu caso. A senhora é uma mulher feia’’. Para celebridades, não tinha papas na língua, dizia que enxergava a ativista Luisa Mell como uma ‘’atriz pornô’’, falava que a apresentadora Luciana Gimenez devia ser alvo do Programa Pânico mais do que ele, e que a prefeita de São Paulo, da época, Marta Suplicy, era ‘’uma idiota que pensa que é poderosa’’. Estilista, figurinista, político, apresentador de TV e ator foram algumas das facetas que Clodovil Hernandes chegou a desempenhar antes de falecer em março de 2009, em detrimento de um AVC hemorrágico.