Afinal, onde estão os registros da "Terra de Santa Cruz"?

Arquivo histórico desde o descobrimento é exposição permanente no Itaú Cultural.
por
Carolina Almeida
|
03/05/2024 - 12h

 

Inaugurado em dezembro de 2009, os espaços Olavo Setúbal e Herculano Pires, 5º e 6º andares do prédio do Itaú Cultural, na Avenida Paulista, apresenta as exposições permanentes Brasiliana (2014) e Numismática (2023), que mostram um Brasil Colônia sem incertezas ou contestações. De documentos e livros originais a moedas, medalhas e selos datados desde o século XVII, as coleções marcam não somente a história do país, mas também a restauração e a conservação de objetos de valor inestimável.

O Itaú Cultural é uma instituição de incentivo à pesquisa e às mais variadas produções artísticas, fundada por Olavo Setúbal em 1987. Tanto Setúbal quanto Herculano Pires foram pioneiros na preservação do acervo. O acesso é gratuito e totalmente aberto ao público.

 

 

A cultura está presente desde a entrada. Com cerca de 1,5 milhão de pessoas circulando por dia, a Avenida Paulista faz parte do triângulo histórico-cultural da cidade.
A cultura está presente desde a entrada. Com cerca de 1,5 milhão de pessoas circulando por dia, a Avenida Paulista faz parte do triângulo histórico-cultural da cidade. Foto: Carolina Almeida

 

 

Adentrando o primeiro corredor, o público vislumbra estados do Brasil antes e durante o Império, tendo pinturas, mapas e documentos originais e reproduziduções.
Adentrando o primeiro corredor, o público vislumbra estados do Brasil antes e durante o Império sob a perspectiva de pinturas, mapas e documentos originais e reproduziduções. Foto: Carolina Almeida

 

 

Hnery Chamberlain, oficial da Artilharia Britânica veio ao Brasil no século XVII em prol da administração do país. Em um ano, fez pinturas do cotidiano brasileiro no Rio de Janeiro, formando a coleção 'Views and Costumes of the City and Neighbourhood of Rio de Janeiro [Vistas e Costumes da Cidade do Rio de Janeiro e Arredores]. Foto: Carolina Almeida
Hnery Chamberlain, oficial da Artilharia Britânica veio ao Brasil no século XVII em prol da administração do país. Em um ano, fez pinturas do cotidiano brasileiro no Rio de Janeiro, formando a coleção 'Views and Costumes of the City and Neighbourhood of Rio de Janeiro' [Vistas e Costumes da Cidade do Rio de Janeiro e Arredores]. Foto: Carolina Almeida 

 

 

Os exemplares dos mapas de Willem Blaeu mostram o território brasileiro considerando os demais territórios do mundo. O Brasil passa a ser reconhecido geograficamente. Foto: Carolina Almeida
Os exemplares dos mapas do cartógrafo Willem Blaeu mostram o território brasileiro considerando os demais territórios do mundo. O Brasil passa a ser reconhecido geograficamente. Foto: Carolina Almeida


 
--a
​Os 'Atlas de Blaeu' contém representações cartográficas do país e do mundo. Com seis mapas do Brasil no volume VII, estão dispostos no espaço apenas para visualização. Foto: Carolina Almeida

 

O estilo dos mapas de Blaeu é amplamente reconhecido até hoje. As cores em destaque compõe os desenhos na coloração parda do papel. Foto: Carolina Almeida
O estilo dos mapas de Blaeu é amplamente reconhecido até hoje. As cores em destaque compõe os desenhos na coloração parda do papel. Foto: Carolina Almeida

 

 

Dos três imperadores, as medalhas dispostas no espaço, assim como as moedas, possuem marcações próprias de D. João VI, D. Pedro I e D. Pedro II. O busto esculpido é de D. Pedro I. 'Brasiliana' e 'Numismática' complementam-se. Foto: Carolina Almeida
Dos três imperadores, as medalhas dispostas no espaço, assim como as moedas, possuem marcações próprias de D. João VI, D. Pedro I e D. Pedro II. O busto esculpido é de D. Pedro I. 'Brasiliana' e 'Numismática' complementam-se. Foto: Carolina Almeida

 

 

Objetos da corte foram resgatados e restaurados para a composição do acervo. Foto: Carolina Almeida
Objetos da corte foram resgatados e restaurados para a composição do acervo. Foto: Carolina Almeida

 

 

Medalhas cunhadas a partir da independência do Brasil têm alterações de acordo com a nova política da época, assim como as moedas. A aprovação de D. Pedro I era necessária para que fossem utilizadas.
Medalhas cunhadas a partir da independência do Brasil têm alterações de acordo com a nova política da época, assim como as moedas. A aprovação de D. Pedro I era necessária para que fossem utilizadas. Foto: Carolina Almeida

 

 

A entrada da exposição 'Numismática' recebe o público com moedas de diferentes períodos, que fizeram parte das mudanças econômico-sociais do país e foram o ponto de partida para governos distindos. Foto: Carolina Almeida
A entrada da exposição 'Numismática' recebe o público com moedas de diferentes períodos, que fizeram parte das mudanças econômico-sociais do país e foram o ponto de partida para governos distindos. Foto: Carolina Almeida

 

 

A escravidão é o penúltimo módulo da exposição. A lógica temporal permite que o público perceba sua extensão quando chega ao último módulo. Foto: Carolina Almeida
A escravidão é o penúltimo módulo da exposição. A lógica temporal permite que o público perceba sua extensão quando chega ao último módulo. Foto: Carolina Almeida

 

 

'Brasil para os Brasileiros' é o último módulo. O objeto principal é a literatura, no século XX, com autores que fundamentaram o Brasil. É possível ver exemplares únicos de grandes autores, como Monteiro Lobato. Foto: Carolina Almeida
'Brasil para os Brasileiros' é o último módulo. O objeto principal é a literatura do século XX, com autores que fundamentaram o Brasil. É possível ver exemplares únicos de grandes autores, como Monteiro Lobato. Foto: Carolina Almeida