Tecnologia muda rotina do trabalho

Como o modelo Home-Office alterou todo o mercado de trabalho
Clara Maia
01/12/2022 - 12h

Por Clara Maia de Castro Ribeiro

Com o desenvolvimento da tecnologia nos últimos trinta anos, a vida cotidiana, rotina e trabalho sofreram grandes transformações. Em todos os âmbitos, a informática se faz presente. Durante o período de pandemia, os ambientes "escolar" e "profissional" mudaram para sempre. O ensino à distância, obrigou professores e alunos a se adaptarem a um novo programa, como as vídeo aulas e materiais digitais.

Já no ambiente profissional, o termo “Home-Office” -  usar a própria casa como escritório - ganhou popularidade e adesão no mercado de trabalho. Os gastos com escritórios diminuíram, como aluguel, contas e despesas e se fez presente no lar de cada funcionário.

Trabalho Home-office

Existem vários pontos positivos nesse sistema como a flexibilidade de horários, - afinal é possível organizar seu tempo e realizar suas tarefas no momento em que se sente mais concentrado - a comodidade, - não é preciso se deslocar até a empresa, utilizar transportes públicos ou gastar horas e mais horas em um engarrafamento - a qualidade de vida, - com todo o tempo economizado no deslocamento e no horário de almoço, o funcionário pode aproveitar para melhorar a própria qualidade de vida, que é um fator essencial para ter uma boa produtividade. Praticar esportes, passear, passar mais tempo com a família, participar da vida de seus filhos, estudar outros idiomas, tudo isso pode ser conciliado de uma melhor forma trabalhando em casa -  e na economia, seja para o empregador, seja para o empregado - é um fator importante nesta modalidade de trabalho. Diversos gastos podem ser drasticamente reduzidos, sendo eles: manutenção do ponto comercial, alimentação em restaurantes, transporte etc.

Trabalho Home-office

Mas existem também desvantagens nesse sistema. Há a possibilidade de excesso na carga horária, indefinição de horários de trabalho e lazer, se não houver planejamento e disciplina, falta de atualização profissional em processos gerenciais, - mais distante da equipe, é preciso cuidar para que as trocas de experiências continuem acontecendo - entre outras.

Trabalho Home-office

A estudante de relações públicas da Faculdade Cásper Líbero, Júlia Moreira, de 19 anos relata como é sua rotina de trabalho em seu estágio com o modelo híbrido (dois dias em Home-Office e três de forma presencial); “Modelo hibrido é o melhor dos mundo na minha opinião, vejo minhas amigas trabalhando só no em casa e elas acabam não criando tantos laços ou tendo conexões profundas com suas colegas de trabalho, porém elas têm a comodidade de estar em casa, esse é um dos pontos positivos e é inegável que ele funciona dado a funcionalidade que ele teve na pandemia".

Moreira acredita que o modelo 100% presencial têm desvantagens, "querendo ou não, vir presencialmente todos os dias cansa pelo o motivo de deslocação, o tempo gasto no trânsito ou no transporte público é muito cansativo" e acrescenta "na minha rotina ter o dia para trabalhar em casa é essencial para eu continuar a minha semana".

A estudante por mais de defender a ideia de Home-Office, acredita que o modelo presencial é importante para criar um bom ambiente social e preparado para os desafios do mercado de trabalho "Hoje a maioria das minhas reuniões com os clientes são online, independente se eu estou no escritório ou não, e quase todas as minhas demandas eu consigo fazer pelo computador, então o presencial se tornou mais um espaço de troca mais intimo e um lugar que tenho mais liberdade de falar com os meus superiores, coisas que não conseguimos fazer no Home-Office por ser um ambiente mais objetivo", explica.

Ambos os modelos de trabalho são importantes, pois formam o equilíbrio entre tecnologia e relacionamento interpessoal. Pós pandemia muitas empresas entenderam que para funcionários bons e competentes a saúde mental e física devem ser cuidados, portanto o a carga híbrida é tão utilizada.