Tecnologia: alento para a medicina e forte sinal da desigualdade social

Embora tenha o poder de salvar vidas, no tratamento de doenças como o câncer, ela reforça a diferença entre classes no Brasil
por
Guilherme Silvério Tirelli
|
23/06/2022 - 12h

Por Guilherme Tirelli

Era praticamente impensável, alguns anos atrás, crer que a tecnologia se desenvolveria tanto em um espaço de tempo tão curto. Muitos fracassos aconteceram até que o Raio-X, enfim fosse descoberto por Wilhelm Roentgen no fim do século 19. Várias décadas se passaram até que Felix Bloch e Edward Purcell conseguissem desenvolver a primeira máquina de ressonância magnética, a partir do estudo dos íons, em meados da década de 1960. Todos esses avanços mudaram a história da medicina, e consequentemente, fizeram total diferença na vida na vida das pessoas.

Felix Bloch e Edward Purcell
Felix Bloch e Edward Purcell. Fonte: Getty Images

Uma delas é Marco Aurélio Peres. O auditor fiscal do trabalho dedicava-se de segunda a segunda até que uma notícia o fez perder o chão. Quando fazia exames de rotina solicitados pelo cardiologista, um deles mostrou elevação repentina do PSA (Antígeno Prostático Específico), um marcador de câncer de próstata. Após ser encaminhado ao urologista e realizar outros vários exames, incluindo biópsia, veio o laudo definitivo do câncer. Na época, ele tinha 53 anos e nunca havia tido uma doença mais grave, ou precisado passar por qualquer tipo de intervenção cirúrgica.

Muito assustado, Marco leu bastante sobre a doença e a respeito da prostatectomia radical, tendo em mente relatos de pessoas próximas à ele que, após a cirurgia, perderam definitivamente a ereção e/ou passaram a sofrer com elevados graus de incontinência urinária. Homens com idade semelhante à dele que precisavam usar fralda geriátrica diariamente. Para piorar o cenário, dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), indicavam que anualmente cerca de 14 mil óbitos eram registrados.

Esse número fez com que o servidor público federal repensasse o sentido da vida. Todos os seus objetivos e sonhos, agora seriam pautados pela esperança de sobreviver. O câncer de próstata é o segundo tipo mais comum da doença em homens, sendo que em 2020, 65 mil casos foram detectados. Na tecnologia, entretanto, reside a esperança de alguns, já que nos últimos anos, uma série de inovações tecnológicas surgiram tanto para tornar mais eficiente o tratamento, quanto para diagnosticar o tumor o mais rápido possível. Atualmente existem diferentes formas de retirar o órgão, que variam desde modalidades abertas até a cirurgia robótica. Pela prostatectomia aberta, é feito um corte na parede abdominal, abaixo do umbigo para ter acesso ao órgão que será removido. Porém, o risco de incontinência e disfunção erétil é elevado.

Já a prostatectomia videolaparoscópica é realizada através de trocateres que são colocados em toda parede abdominal. Nesse procedimento, o cirurgião opera olhando para o vídeo que traz imagens da cavidade. As mãos manipulam os instrumentos de fora do organismo. A técnica apresenta bem mais vantagens do que a cirurgia aberta, mas os movimentos são efetuados em um ambiente bidimensional, de maneira que, para sua perfeita execução, é necessária maior destreza do médico. Além disso, o assistente deve dirigir a câmera em sincronia com os movimentos do cirurgião, caso contrário o procedimento pode se tornar ainda mais desafiador.

Por fim, na modalidade robótica, as vantagens da videolaparoscopia (menos dor e sangramento) são ampliadas pela precisão do robô. Ele permite visualização tridimensional e com proporções aumentadas, além de otimizar a dissecção dos feixes nervosos e na junção da bexiga com a uretra. Como consequência disso, o tempo de recuperação da continência urinária e da função erétil é menor. Já o controle dos instrumentos é realizado através do console no qual o cirurgião fica sentado, seja no painel ao alcance do comando digital ou nos pés que controlam a câmera.

Cirurgia robótica de retirada da próstata
Médico manipulando console do robô. Fonte: Getty Images

O sistema dispõe de inúmeras vantagens para facilitar sua execução. A câmera fica presa e o centro remoto dos trocateres também são fixos e portanto causam menos dano a parede abdominal. Ademais, não há tremores, uma vez que tudo é controlado pelo cirurgião em seu console. As mãos robóticas realizam movimentos de giro de até 560 graus, o que seria impossível para um ser humano. Na maior parte do tempo operatório, o médico se encontra de 3 a 4 centímetros do que se está operando, com uma visão aumentada em 10 vezes, com acomodação visual 3D. Portanto, a profundidade da imagem permite que uma maior eficiência da intervenção, sem que o sangue prejudique a visibilidade.

Com todos esses dados em mão, Marco e sua esposa foram ao urologista que o acompanhava há tempos. Ele realizava apenas os procedimentos aberto e videolaparoscópico, mas se prontificou a realizá-los, mencionando que o resultado destas técnicas poderia ser muito próximo ao da cirurgia robótica. No entanto, ao ser indagado pelo casal sobre qual procedimento escolheria, caso fosse acometido por câncer de próstata, o médico não titubeou e, de forma contundente, afirmou que se submeteria à modalidade robótica. Por ser um tratamento relativamente novo e caro, no Estado de São Paulo o procedimento estava disponível apenas na capital. A pedido do paciente, o doutor indicou outros três profissionais, dentre eles o cirurgião Carlo Passerotti, o primeiro a trazer a técnica robótica ao País e um dos clínicos que mais realiza esse tipo de cirurgia no Brasil. O funcionário público então acabou decidindo fazer a intervenção com aquele que possuía mais experiência no ramo.

A cirurgia, realizada no dia 1º de abril de 2019, durou aproximadamente 3 horas e 30 minutos e foi um sucesso. A doença não havia atingido tecidos ao redor e, ao retirar a próstata, nenhum nervo foi danificado durante o processo. A recuperação de Marco não poderia ter sido melhor. Passados mais de dois anos da prostatectomia, o servidor público tem uma vida absolutamente normal.

Entretanto, a realidade do auditor fiscal não é a mesma da grande maioria da população brasileira. Somente o procedimento robótico custa, em média, 20 mil reais. Com a taxa de internação inclusa, esse valor cresce exponencialmente. Embora alguns planos de saúde se comprometam a cobrir parte desse montante, a verdade é que apenas 24,5% dos brasileiros tem acesso a convênios, segundo levantamento do Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS). Portanto, é utopia acreditar que todos teriam acesso a um procedimento como esse, como relata Marco.

 

 

A pandemia

Num piscar de olhos voltamos um século no tempo. De repente, estamos de volta ao ano de 1918. À época, sofríamos com a destruição que desmantelou o planeta. A Primeira Guerra Mundial foi cruel, mas não foi a única responsável pelo caos. A Gripe Espanhola assolou a Europa e, posteriormente, o mundo inteiro, deixando mais de 50 milhões de mortos. Já naquele período, nem todos tinham acesso a assistência e a saúde como um todo, era muito precária.

Mais de 100 anos se passaram e aquele cenário pandêmico tornou-se novamente realidade. A Covid-19 se alastrou pelo mundo como um foguete saindo de órbita. O reflexo da pandemia vai muito além das mais de 6 milhões de mortes, até o momento. No Brasil, a enorme quantidade de infectados fez com que outras doenças fossem deixadas de lado. Os corredores dos hospitais nunca estiveram tão cheios. A realidade, porém, é ainda mais crítica, já que o SUS não tem condições de comportar tantas pessoas e o serviço público de saúde jamais foi capaz de lidar com tamanha demanda.

Não é possível tratar das pessoas da forma como se deveria. Nem mesmo com o advento da tecnologia isso seria possível. Notoriamente, ela foi uma das aliadas dos cientistas na busca por minimizar os efeitos da doença. De fato, ela que forneceu os meios necessários para o desenvolvimento das vacinas. No entanto, em um cenário mundial no qual 1% dos mais ricos detém quase 40% de toda economia global, a desigualdade social é o que prevalece. Dentro desse contexto, nada deve ser tão doloroso quanto perder um familiar por negligência, nos corredores dos hospital. O vírus não tinha cor, não possuía gênero, não tinha  religião e não carregava preconceitos. Todos estavam sujeitos a transmissão.

Entretanto, as semelhanças param por aí. As elites, sempre tiveram acesso aos melhores profissionais, mais chances de serem atendidas e, por fim, não ficaram reféns da falta de oxigênio. De volta ao exemplo do câncer é irônico pensar que a tecnologia é capaz de desenvolver métodos e tratamentos super avançados que a maior parcela da população nunca se beneficiará. No fim da história, as tecnologias, sim, ajudaram a salvar milhões de vidas, mas também realçaram a gigantesca distância entre classes. Talvez, por conta disso, a medicina é um dos maiores indicadores da desigualdade social no Brasil e no mundo.