RECITAL DE UM GÊNIO

Depois de um final de semana de penalizações, Lewis Hamilton dá show em Interlagos, escala o pelotão e vence o Grande Prêmio de São Paulo.
por
Henri Alexandre
|
16/11/2021 - 12h

Lewis Hamilton mostrou mais uma vez porque é considerado um dos melhores pilotos de todos os tempos. Em uma pilotagem digna de uma lenda, o inglês ultrapassou 25 carros no final de semana, venceu a corrida em Interlagos e ainda viu renovadas as chances de ser octacampeão mundial.

A caminhada de Lewis no Brasil não foi fácil. No sábado, o heptacampeão havia sido eliminado da classificatória por conta de uma irregularidade no DRS - o mecanismo de redução de arrasto estava acima dos 85mm de distância permitidos. Mesmo assim, o piloto inglês não se abateu e conseguiu ultrapassar 15 carros em Interlagos.

Largada
Grid de largada: Hamilton largou em 10° - Imagem: Reprodução\@F1

No domingo, dia da corrida, por conta de uma troca nos componentes do motor, Hamilton foi punido com cinco posições no grid de largada. Começou a corrida na décima posição. Apesar de todas as adversidades, o “patrão” conseguiu o inimaginável e ultrapassou todos os nove carros que estavam na sua frente. Hamilton estava em outro patamar.

 

HAMILTON “O PATRÃO” X SUPERMAX

A diversão do domingo não poderia ter outros protagonistas. Em um campeonato de tirar o fôlego, Lewis Hamilton e Max Verstappen mais uma vez travaram uma batalha que vai ficar na memória dos fãs da fórmula 1.

Após Hamilton ultrapassar um por um do gride, o inglês viu a sua frente o rival na luta pelo título. Volta após volta, Lewis se aproximava do líder do campeonato. Era questão de tempo para a batalha pela primeira colocação começar.

 

Na volta 48, a batalha começou a pegar fogo. Hamilton tentou ultrapassar Verstappen em uma manobra ousada na reta principal. A princípio, o inglês conseguiu superar o rival, mas no final da reta, o holandês freou tarde e não deixou espaço para Hamilton finalizar a manobra, fazendo com que os dois saíssem da pista. O público de Interlagos foi ao delírio.

Hamilton x Verstappen
Hamilton x Verstappen em uma batalha voraz - Imagem: Reprodução\@F1

Na volta 59, o inevitável aconteceu. O inglês se viu em condição de atacar Verstappen e na reta principal, o heptacampeão blefou. Ameaçou a ultrapassagem e o holandês caiu na armadilha, perdendo preciosos milésimos de segundo. Com isso, Hamilton fez uma manobra digna do maior de todos os tempos na reta oposta. Finalmente “o patrão” tomava a liderança.

Invitável Hamilton
O inevitável aconteceu: Hamilton ultrapassa Verstappen - Imagem: Reprodução\@F1

Depois, Hamilton teve pista livre para desfilar a sua genialidade. Ao final da corrida, o inglês impôs quase 10s de diferença ao seu rival e fechou um dos melhores finais de semana da carreira.

 

HOMENAGEM DE ENCHER OS OLHOS DE LÁGRIMAS

 

Como se já não bastasse o espetáculo que deu no final de semana todo, Hamilton encerrou sua passagem no Brasil com chave de ouro. Após confirmar a vitória, o heptacampeão parou o carro, pediu uma bandeira do Brasil e deu uma volta com ela em mãos. O gesto de Lewis emocionou o público da Fórmula 1, pois era o mesmo que o ídolo Ayrton Senna fazia ao vencer.

Hamilton Brasil
Hamilton à lá Senna, seu ídolo - Imagem: Reprodução\@F1

Hamilton já declarou por vezes que ama o Brasil e que sua inspiração sempre foi Senna. A volta que fez, exibindo a bandeira do Brasil e levando-a para o pódio, só evidenciou ainda mais a paixão do inglês pelo país. A torcida brasileira retribuiu o carinho e fez a festa na vitória de Lewis.

 

COMO FICA O CAMPEONATO?

 

Faltando apenas três corridas, o título ainda está em aberto. Com a vitória neste final de semana, Hamilton viu a diferença para Verstappen cair de 19 para 14 pontos. Se o inglês vencer as duas próximas corridas, o campeonato será decidido na última corrida com os dois pilotos empatados em pontos.

Classificação
Classificação do mundial de pilotos - Imagem: Reprodução\@F1

As próximas duas corridas do circuito são uma incógnita. O circo da Fórmula 1 nunca esteve no Catar e nem na Arábia Saudita, portanto não há como prever o que pode acontecer. O que dá saber é que vai ser emocionante, com a disputa desses dois gênios chamados Lewis Hamilton e Max Verstappen.