As principais notícias desta terça-feira, 30/11.

Variante ômicron no Brasil, filiação de Bolsonaro ao PL, desfile da Louis Vuitton em homenagem a Virgil Abloh e mais.
por
Ana Beatriz Villela
Beatriz Gabriele
Letícia Coimbra
Luan Leão
|
30/11/2021 - 12h

 

Saúde

Atualização de dados sobre a Pandemia. SP confirma os dois primeiros casos da nova variante no Brasil. 11 capitais cancelam ano novo por conta da COVID-19

Amanda Perobelli/ REUTERS
Foto: Amanda Perobelli/ REUTERS

Pandemia

De acordo com dados do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) o Brasil registrou 9.710 novos casos de COVID-19, e 305 mortes em decorrência do novo coronavírus. A média móvel de casos nos últimos sete dias subiu para 231. No total, o país acumula 22.094.459 casos confirmados, e 614.681 óbitos por COVID-19.

Segundo a última atualização do Ministério da Saúde, o Brasil já tem 306.982.366 doses de vacina contra a COVID-19 aplicadas. Ainda segundo o Ministério, 134.618.389 pessoas estão com a imunização completa, isto é, com duas doses ou dose única.

 

Ômicron no Brasil

O laboratório do Hospital Albert Einstein confirmou na tarde desta terça-feira (30), dois resultados positivos para a variante ômicron do coronavírus no Brasil. O Instituto Adolfo Lutz confirmou a testagem.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, os dois casos são de um casal vindo da África do Sul. Ambos tiveram resultado positivo em exames de PCR feitos no laboratório do Einstein instalado no Aeroporto de Guarulhos. O exame foi feito no dia 25, e na ocasião ambos tinham apenas sintomas leves. Segundo a pasta estadual, os dois estão sob monitoramento das Vigilâncias estadual e municipal de São Paulo, juntamente com seus familiares.

Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o casal desembarcou no dia 23, com comprovantes de PCR negativo. Porém, como se preparavam para voltar à África do Sul, procuraram o laboratório no dia 25 de novembro, quando ambos testaram positivo para a COVID-19.

"Diante dos resultados positivos, o laboratório Albert Einstein adotou a iniciativa de realizar o sequenciamento genético das amostras. O laboratório notificou a Anvisa sobre os resultados positivos dos testes e sobre o início dos procedimentos para sequenciamento genético no dia 29/11 e, na data de hoje, 30/11, informou que, em análises prévias, foi identificada a variante Ômicron do Sars-Cov-2", diz nota da Anvisa.

 

Cancelado

Prefeituras de 11 capitais brasileiras anunciaram o cancelamento de forma total ou parcial das festas de réveillon, por conta da COVID-19, são elas: Aracaju, Belém, Brasília, Campo Grande, Florianópolis, Fortaleza, João Pessoa, Recife, Salvador e São Luís.

Em Florianópolis e Recife, haverá a queima de fogos, mas os shows foram cancelados, Maceió, Manaus, Porto Alegre, Porto Velho, Rio de Janeiro e São Paulo ainda pretendem realizar as festas. Belo Horizonte seguirá sem festa esse ano, como tem sido desde 2015, assim como em Curitiba, que não terá programação especial.

Ainda não há definição sobre a realização da festa de ano novo nas seguintes capitais: Boa Vista, Cuiabá, Goiânia, Macapá, Natal, Rio Branco, Teresina e Vitória.

 

Política

Bolsonaro se filia ao PL. Orçamento secreto aprovado no Congresso. Lula fala sobre Alckmin.

Evento de filiação do presidente Jair Bolsonaro ao PL foi restrito a alguns convidados e autoridades; imprensa e apoiadores do presidente acompanharam do lado de fora, por um telão - Pedro Ladeira/Folhapress
Evento de filiação do presidente Jair Bolsonaro ao PL foi restrito a alguns convidados e autoridades; imprensa e apoiadores do presidente acompanharam do lado de fora, por um telão - Pedro Ladeira/Folhapress

De volta ao centrão

O presidente Bolsonaro assinou sua filiação ao Partido Liberal (PL)  na manhã desta terça-feira (30), em um evento em Brasília, após dois anos sem partido. Além dele, o senador Flávio Bolsonaro e o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, também se juntaram à legenda

Durante seu discurso, o presidente afirmou que quer ajudar a compor bancadas para as eleições de 2022, com o objetivo de “fazer o melhor para o Brasil”. Bolsonaro também  fez acenos a parlamentares do PL e aos partidos com representantes no governo e ataques à esquerda. “Nós tiramos o Brasil da esquerda, nós todos tiramos. Olha para onde estávamos indo", disse o presidente. "As cores verde e amarela [estão agora] predominando sobre o vermelho. Nós conseguimos fazer brotar o sentimento de patriotismo”, completou.

"Estou me sentindo aqui, Arthur Lira, em casa", declarou Bolsonaro. “É motivo de orgulho e satisfação estar aqui, e nenhum partido será esquecido por nós. Não temos a virtude de ser o único centro. Queremos compor nos estados, queremos compor para senador e governador. Queremos é cada vez mais termos menos diferenças entre nós”, afirmou Bolsonaro.

 

Mais transparência, pero no mucho

Nesta segunda-feira (29) o Plenário do Senado aprovou, por 34 votos a favor e 32 contra, o Projeto de Resolução que altera as regras das emendas de relator no Orçamento (emendas RP9), limitando o volume de recursos e tornando obrigatória a identificação dos autores. Apesar disso, os nomes dos solicitantes das emendas de 2020 e 2021 continuarão no sigilo. Antes, os deputados federais aprovaram também o projeto por ampla maioria.

O PRN 4/2021 segue agora para promulgação na forma de substitutivo, apresentado pelo relator no Congresso, o senador Marcelo Castro (MDB-PI), que havia rejeitado as 22 emendas apresentadas sob justificativa de que a ideia era resolver a situação emergencialmente.

Castro afirmou que seu substitutivo dará “transparência absoluta” para essas emendas a partir de agora, e limitará o valor delas. “O passado não está na Resolução. A Resolução não tem poder para isso", disse o relator sobre as mudanças não abrangerem as emendas de 2020 e 2021.

 

Lula-Alckmin

O ex-presidente Lula afirmou nesta terça-feira (30), em entrevista à Rádio Gaúcha, que está "num processo de conversar” com Geraldo Alckmin sobre uma possível chapa para 2022. Segundo o petista, para isso é necessário saber em qual partido o ex-governador irá se filiar. Atualmente, Alckmin é filiado ao PSDB, mas cogita mudar.

"A gente está num processo de conversar. Vamos ver se, na hora em que eu definir ser candidato, é possível a gente construir uma aliança política. Primeiro preciso saber qual é o partido em que Alckmin vai entrar. Quero construir uma chapa para ganhar as eleições e mudar a história desse país", afirmou Lula.

Apesar de o ex-presidente e o tucano terem sido adversários nas eleições de 2006, quando Lula foi reeleito para seu segundo mandato, Alckmin admitiu, em uma reunião com representantes sindicais nesta segunda-feira (30), a hipótese de abrir mão da candidatura ao governo paulista e ser vice em uma chapa encabeçada por Lula.

 

Economia

Dados do PNAD dizem que a renda média do brasileiro recuou no 3º trimestre. O desemprego caiu, mas a informalidade e a subocupação apresentaram alta. Inflação na zona do euro.

Rafaella Felicciano/ Metrópoles
Foto: Rafaella Felicciano/ Metrópoles

Renda média

Nesta terça-feira (30) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou dados apontando que a renda média do trabalhador recuou 4% no 3º trimestre e atingiu o menor valor para o período na série do IBGE desde 2012, atingindo R$2.459, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua). Na comparação com o mesmo período de 2020, a renda encolheu 11,10%. A maior queda já registrada foi de 11%, no 4º trimestre de 2012, quando chegou a R$2.451.

Esse recuo coincide com o retorno dos trabalhadores informais ao mercado que costumam ter um rendimento mais baixo, levando a média a níveis inferiores. A disparada da inflação e a diminuição em medidas de auxílios a essas pessoas, também são fatores considerados neste indicador.

 

Desemprego

Outro dado também divulgado pelo IBGE foi sobre o desemprego. No trimestre encerrado em agosto, a taxa de desemprego estava em 13,1%, atingindo 13,9 milhões de pessoas. No 3º trimestre houve uma redução do desemprego para 12,6%, atingindo 13,5 milhões de brasileiros. Pela primeira vez desde abril de 2020, o número ficou abaixo de 13%.

O número de pessoas ocupadas foi estimado em 93 milhões, registrando uma alta de 4% (3,6 milhões a mais) em relação ao trimestre anterior. A população desalentada ainda somou 5,1 milhões de pessoas no 3º trimestre, mas apresentou redução de 6,5% em comparação com o trimestre anterior, e de 12,4% na comparação com o ano passado. A subocupação por insuficiência de horas trabalhadas totalizou 7,8 milhões de pessoas, contra 7,7 milhões do trimestre anterior, e 6,3 milhões de 1 ano atrás.

A taxa de informalidade subiu para 40,6%, reunindo 38 milhões de trabalhadores. No trimestre anterior a taxa havia sido de 40%, e em 2020 de 38%. De acordo com o IBGE, a informalidade corresponde a 54% do crescimento na ocupação do país.

 

Inflação na zona do euro

A inflação da zona do euro disparou à maior taxa já registrada em novembro devido ao aumento dos custos de energia, mostraram dados divulgados pela Eurostat nesta terça-feira (30). O aumento de preços nos 19 países acelerou 4,9% em relação ao ano passado, sendo o maior valor alcançado em 25 anos.

Os preços da energia dispararam 27% em comparação com o mesmo período do ano anterior, refletindo a alta dos custos do petróleo, mas a inflação de serviços e produtos industriais não relacionados à energia, ficou acima de 2%.

 

Internacional

Ômicron na Europa. Tensão em Belarus. Tempestade de vento na Turquia. Barbados celebra o rompimento com a monarquia britânica.

Foto: Kenzo Tribouillard/ AFP
Foto: Kenzo Tribouillard/ AFP

Ômicron europeia?

O Instituto Holandês de Saúde e Meio Ambiente (RIVM, na sigla em holandês) anunciou nesta terça-feira (30) que a nova variante do coronavírus, Ômicron, está presente em amostras recolhidas há pelo menos 11 dias. Isso indica que essa linhagem já estava presente na Europa antes dos primeiros casos serem detectados na África do Sul.

O RIVM publicou um comunicado para as autoridades sanitárias para que fossem notificados os contaminados, a fim de rastrear a origem do vírus. “Não está claro neste momento se essas pessoas estiveram no sul da África”, afirmou o instituto. “Eles podem ter entrado em contato com alguém que já carregava o ômicron e foram infectados”, disse Chantal Reusken, virologista do RIVM.

 

Belarus

Após semanas de crises imigratórias na fronteira de Belarus com a Polônia, o presidente de Belarus, Aleksandr Lukashenko, declarou nesta terça-feira (30) que vai oferecer o território de seu país para armazenar armamento nuclear da Rússia caso a Otan leve seu arsenal para a Polônia. Lukashenko respondeu a uma afirmação feita pelo secretário-geral da Otan de que levaria armas para o oeste da Alemanha.

Nas últimas semanas, EUA, União Europeia e Otan expressaram preocupação com a aproximação de tropas russas na fronteira com a Ucrânia. O diretor do serviço de inteligência do exército ucraniano, Kyrlo Budanov, declarou que a Rússia enviou 92 mil soldados para os limites ucranianos, como preparativo para uma ofensiva que poderia acontecer no início do ano que vem. Budanov afirmou à Military Times, revista americana, que a ofensiva poderia “implicar ataques aéreos e de artilharia, acompanhada por ações contra a cidade de Mariupol, assim como a incursão pelo norte através de Belarus”.

 

Turquia

Uma tempestade de vento na Turquia deixou ao menos quatro pessoas mortas e dezenas de feridos nesta segunda-feira (29). A cidade mais atingida foi a capital, Istambul, onde embarcações foram arrastadas para a costa e encalharam. Segundo a equipe de resgate, há chance de que os navios afundem. Os ventos causaram aumento do nível do mar e grande movimentação das ondas, também derrubaram partes de edifícios, como lajes de concreto, telhados e paredes. “As condições adversas do tempo, causadas por ventos sudoestes, atingiram Istambul com força”, disse o gabinete do governador da região.

 

Adeus monarquia

Após quase 400 anos de laços com a monarquia britânica, Barbados se tornou oficialmente uma república na segunda-feira (29) à noite. A transição da ilha de reino para república foi celebrada na Praça dos Heróis Nacionais, que foi decorada com as cores nacionais, no coração da capital Bridgetown.

Barbados terá como chefe de Estado, Sandra Mason, que até o momento era governadora-geral do país. “Tendo uma noção clara de quem somos e do que somos capazes de alcançar, no ano de 2021, viramos agora a proa do nosso navio em direção à nova república. Fazemos isso para que possamos aproveitar completamente a nossa soberania”, disse Mason em seu primeiro discurso como presidente.

A cantora Rihanna, que esteve presente na cerimônia, foi condecorada heroína nacional. “Que você continue a brilhar como um diamante e honrar sua nação com suas obras, suas ações”, disse a primeira-ministra, Mia Mottley, à cantora.


 

Cultura

Homem constrói réplica do Taj Mahal como prova de amor à esposa. O Lollapalooza abrirá lote extra de ingressos nesta quarta. Desfile da Louis Vuitton em homenagem a Virgil Abloh.

Foto: Uma Shankar MISHRA/ AFP
Foto: Uma Shankar MISHRA/ AFP

Prova de amor

Um empresário indiano construiu uma réplica do Taj Mahal, símbolo universal do amor eterno, em Burhanpur, no centro da Índia, como prova de amor por sua esposa e também como “uma mensagem de paz ao país”.

A reprodução da obra levou cerca de três anos de trabalho, 16 a menos do que a original, e o custo total foi de 15 milhões de rupias (cerca de R$1,1 milhão). A réplica é um terço menor do que o Taj Mahal e tem atraído um fluxo constante de visitantes e casais.

“Queremos enviar uma mensagem de paz e harmonia religiosa, há muito ódio ao nosso redor. O amor resolve todos os problemas da vida e o Taj Mahal é um símbolo disso”, declarou o empresário Anand Prakash Chouksey à AFP.

 

Lote extra

O Lollapalooza anunciou nesta segunda-feira (29), que abrirá um lote extra de ingressos na próxima quarta-feira(1º). As modalidades disponíveis serão apenas as de dias únicos, o Lolla Day e o Lolla Comfort Day. A venda acontecerá a partir das 12h no site do Tickets For Fun ou na bilheteria oficial em SP (sem taxas).

O Lolla Day dá acesso à pista do festival, enquanto o Lolla Comfort permite acesso a uma área VIP do evento, com local de descanso e de sombra, bares, food trucks, estrutura de banheiro, lockers e transmissão de shows.

O festival acontecerá no Autódromo de Interlagos, nos dias 25, 26 e 26 de março de 2022.

 

Homenagem a Abloh

Será apresentada hoje (30), em Miami, a última coleção assinada por Virgil Abloh, diretor de moda masculina da Louis Vuitton, conforme desejado por ele antes de falecer, no último domingo (28).

"Em doce memória de Virgil Abloh, Louis Vuitton presta homenagem à vida e ao legado de um gênio criativo, com a apresentação de sua coleção primavera-verão 2022, no dia 30 de novembro", em Miami, anunciou a marca pertencente à LVMH Moet Hennessy Louis Vuitton (LVMH.PA) em uma publicação no Instagram.

 

Esportes

Rodada decisiva: Campeonato brasileiro série A. Planejamento do Palmeiras para o mundial.

Reprodução Atlético-MG
Reprodução Atlético-MG

Rodada decisiva

Hoje (30) os finalistas da Libertadores Palmeiras e Flamengo voltam a campo, agora pela série A do brasileirão. No Maracanã, o Flamengo recebe o Ceará, às 20h. A equipe cearense está de olho em uma vaga no G-7, grupo de classificados para a Libertadores de 2022. Já o rubro-negro, fará o primeiro jogo sem o técnico Renato Portaluppi, e precisa vencer para manter chances remotas de títulos. Em caso de empate ou derrota do Flamengo, o Atlético-MG será campeão brasileiro mesmo sem entrar em campo. Na Arena Pantanal, às 22h, o campeão da América, Palmeiras, visita o Cuiabá. Para o time do Mato Grosso, a vitória representa um respiro na luta contra o rebaixamento, e pode assegurar a equipe na série A de 2022. Para o Palmeiras, o jogo vale para manter a 3ª posição, e se afastar do rival Corinthians, que está em 4º.

Dois jogos atrasados da 35ª rodada podem movimentar a tabela. O Juventude recebe o RB Bragantino, às 19h, no Alfredo Jaconi. Para a equipe gaúcha que abre o Z-4, a vitória é fundamental na luta contra o rebaixamento, já que ontem (29) o Bahia, primeiro time fora da zona da degola, perdeu para o Atlético-GO por 2 a 1. A vitória do Ju, deixa o Sport matematicamente rebaixado. A já rebaixada Chapecoense visita o América-MG, às 21h, no Independência. O Coelho segue de olho também no G-7, e a vitória diante da Chape manteria vivo o sonho de disputar a Libertadores no ano que vem.>

 

Cabeça no Mundial

O Palmeiras decidiu antecipar as férias do elenco profissional para o próximo sábado, dia 4 de dezembro. A reapresentação do elenco está marcada para o dia 5 de Janeiro de 2022. A mudança ocorre em virtude do planejamento alviverde pensando no Mundial de Clubes, que será disputado em Abu Dabi, Emirados Árabes Unidos, entre os dias 3 e 12 de fevereiro do próximo ano. A liberação antecipada das férias não será de todo o grupo, alguns jogadores continuarão frequentando a Academia para tratar lesões.

Tags: