Oficina Podcast: Vozes chilenas sobre o processo constituinte - O povo Mapuche

O Oficina Podcast é apresentado e produzido pelos alunos Giovanna Canha Crescitelli, Laura de Almeida Mello e Lucas Malagone do terceiro semestre do curso de Jornalismo da PUC-SP. O episódio faz parte da disciplina de Narrativas Online
Giovanna Crescitelli, Laura Mello e Lucas Malagone
24/06/2021 - 12h

Em outubro de 2019, a América do Sul se deparou com enormes manifestações populares no Chile. Conhecido como Estallido Social (tradução: estalo social), os atos iniciaram-se com a resposta dos estudantes para o aumento da tarifa dos transportes públicos e foram crescendo subitamente até concentrarem um total de 1,2 milhões de manifestantes apenas na capital chilena, Santiago, sendo brutalmente repreendidos pela força policial. Essa violenta forma de repreensão era familiar aos povos originários do país, como os mapuches, que se solidarizaram e, em nota nas redes sociais da Alianza Territorial Mapuche, apoiaram as manifestações como um povo distante que concordava e apoiava suas reivindicações. Naquela semana, se viam inúmeras bandeiras mapuches nos protestos, um número visivelmente superior à própria bandeira chilena. Todos estes fatos levaram a algo inédito na história do país: uma constituinte paritária que teria cadeiras indígenas. Escute aqui.