GRUPO C: Drama Mexicano, agonia Polonesa e festa Argentina

Veja o panorama das seleções do Grupo C após a terceira e última rodada da fase de grupos da Copa do Mundo.
por
Fabrizio Delle Serre
Lucca Ranzani
|
01/12/2022 - 12h

Polônia X Argentina

Foi emoção até o apito final transbordando para fora dos portões do 974 Stadium. O jogo iniciou com os hermanos pressionando a equipe de Czeslaw Michniewicz, que optou por uma linha defensiva baixa, e mesmo assim não segurou a pressão argentina.

O grande herói do confronto foi Szczęsny, ao todo, o goleiro fez nove defesas. Uma delas com certeza entrará para o DVD do polonês.

Aos 36 minutos da primeira etapa, o goleiro da Juventus acertou o rosto de Messi. Após revisão no VAR, o pênalti foi marcado. Messi bateu, Szczęsny pegou e  garantiu naquele momento o empate e a liderança do grupo para sua equipe.

O primeiro tempo terminou com a Argentina controlando todas as ações. Logo no começo da segunda etapa, Molina cruzou para Mac Allister que estava no lugar certo na hora certa, para de perna direita abrir o placar.

Depois do gol, parecia que a equipe de Scaloni continuava orquestrada pelo Maestro Lionel Messi, que mesmo com o pênalti perdido fez sua melhor partida até agora na Copa do Mundo.

O camisa 10 acertou passes, finalizou, criou e foi pra cima dos poloneses mostrando o motivo de ter 7 bolas de ouro, além de ser considerado um dos melhores da história.

a
Jogadores da Argentina comemoram o gol de Julian Alvarez contra a Polônia
REUTERS/Amanda Perobelli

Aos 21 minutos do segundo tempo, Enzo Fernández rolou para Julián Álvarez que bateu sem chance para Szczęsny.

Além de ampliar o placar, aumentou a festa albiceleste e o drama dos poloneses, que não tiravam o celular da mão para acompanhar o jogo do México. A Polônia, mesmo atrás do placar, não mudou a postura de jogo. Do apito inicial até o final, jogaram na defensiva.

Detalhe que das 4 finalizações que tiveram ao longo do duelo, nenhuma foi em direção ao gol. O placar poderia ter sido mais elástico se não fossem as chances perdidas pelos hermanos, como a de Lautaro Martínez aos 40 minutos da segunda etapa. O atacante ficou cara a cara com o goleiro, mas bateu para fora.

Hoje foi a confirmação de uma Argentina resiliente, que se reergueu depois do tropeço no jogo de estreia.

 

Arábia Saudita X México

Uma grande partida. Assim se define o jogo entre Arábia Saudita e México. Ambas as equipes necessitavam da vitória e uma combinação de resultados para sonharem com a classificação. Mesmo vencendo por 2 a 1, a equipe de Tata Martino não avançou para a próxima fase do mundial por conta do saldo de gols, que foi menor em relação a Polônia, segunda colocada do grupo.

Foi um duelo bastante movimentado para os dois lados. A seleção mexicana acabou criando mais chances de perigo e saiu com a vitória. Aos 2 minutos da segunda etapa, em uma cobrança de escanteio, Henry Martin se esticou e desviou a bola para o fundo da rede e abriu o placar para os Mexicanos.

Logo em seguida, aos 6 minutos, Luis Chavez marcou um GOLAÇO de falta, na gaveta. Ampliou o placar e aumentou a esperança mexicana de avançar para a próxima fase.

a
Jogadores do México deixam o campo após desclassificação.(Foto:Alberto Lingria/REUTERS)

No decorrer do jogo, o México continuou pressionando e teve mais dois gols anulados - de forma correta - que foram cruciais para que a equipe não conseguisse o sonho de avançar para as oitavas de final.

Nos acréscimos a Arábia Saudita diminuiu com Al-Dawsari, enterrando a esperança do time mexicano. Com o resultado, o México volta para casa com um gosto amargo, enquanto a Arábia Saudita sai da competição com a sensação de que faltou pouco para repetir a campanha de 1994, quando foi eliminada nas oitavas de final.

Situação do Grupo

Com a vitória da Argentina para cima da seleção da Polônia, o time comandado por Lionel Scaloni se classificou em primeiro e jogará contra a Austrália pelas oitavas de final no sábado (03), às 16h. Enquanto a Polônia, segunda colocada, enfrenta a França no domingo (04), às 12h.

Em terceiro e quarto colocado, ficaram México e Arábia Saudita respectivamente. Os mexicanos realizaram uma péssima fase de grupos e a Arábia Saudita surpreendeu ao vencer na estreia a seleção da Argentina, mas isso não foi suficiente, e acompanharão o resto da Copa pelo sofá.