Grupo B: Inglaterra e Estados Unidos garantem classificação

Veja o panorama das seleções do grupo B na última rodada da fase de grupos da Copa do Mundo.
por
Allan Henrique dos Santos Freires
Gabriel Cordeiro
|
30/11/2022 - 12h

Inglaterra x País de Gales

Às 16h desta terça-feira (29), no Ahmed Bin Ali Stadium, Inglaterra e País de Gales se enfrentaram em um jogo com expectativas diferentes para a partida. De um lado já era quase certo a classificação dos ingleses, já para os galeses a missão era mais complicada.

Como a classificação já estava bem encaminhada, o técnico Gareth Southgate deu oportunidade a outros jogadores do elenco, iniciando com Phil Foden, Jordan Henderson, Kyle Walker e Marcus Rashford que começaram as primeiras rodadas no banco de reservas.

A primeira etapa foi pouco movimentada, com um leve domínio por parte da seleção inglesa, que teve uma boa chance com Marcus Rashford, defendida pelo goleiro Danny Ward. Já no começo do segundo tempo, o placar foi aberto com o primeiro gol de falta desta Copa, com Rashford. Em seguida, aproveitando um cruzamento, Phil Foden ampliou para os ingleses. Depois aos 23 minutos, Rashford fez seu segundo gol em uma bela jogada individual, deixando 3 a 0 para os Three Lions, e dando número finais a partida.

Os “reservas” hoje em campo corresponderam ao técnico, deixando a famosa “dor de cabeça” para Southgate sobre qual deveria ser o onze inicial para a fase mata-mata.

rashford
Marcus Rashford contra o goleiro Danny Ward. Foto: Divulgação / Inglaterra

 

Irã x Estados Unidos

O confronto entre Irã e Estados Unidos, além de carregar consigo uma tensão diplomática fora de campo de décadas, também tinha em disputa a segunda vaga para as oitavas de final da competição. Para os iranianos, o empate bastava para conseguir uma histórica classificação para o mata-mata, enquanto os americanos precisavam da vitória.

Dentro de campo, os jogadores deixaram a rivalidade das nações de lado e focaram apenas na competição. Precisando de um gol, a iniciativa americana nos minutos iniciais indicava um possível jogo mais aberto a partir dos contra-ataques dos persas, mas a equipe de Carlos Queiroz não arriscava saídas ousadas, e preferiu apostar em sua defesa.

A estratégia ia dando certo até os minutos finais do primeiro tempo, quando uma jogada de três dos principais jogadores dos Estados Unidos mudou o rumo da partida. McKennie fez lançamento em profundidade para Sergiño Dest, o lateral soube encontrar de cabeça Pulisic na frente do gol, e o camisa 10 empurrou para as redes e abriu o placar.

O meia do Chelsea ainda se chocou bruscamente com o goleiro iraniano e sequer teve a oportunidade de comemorar por conta das dores. O choque na barriga fez Pulisic sentir um mal-estar e deixar o jogo paralisado por cerca de cinco minutos. O jogador tentou retornar nos minutos finais, mas teve de ser substituído no intervalo.

Na segunda etapa, a situação das equipes se inverteram e foi a vez dos persas se lançarem ao ataque, enquanto a seleção americana se guardou aos contra-ataques. Os comandados de Carlos Queiroz até tentaram, como Ghoddos em chute perto da pequena área e Pouraliganji quase empatando em cabeçada nos acréscimos.

Os esforços não foram suficientes para furar a defesa americana. Ainda deu tempo de Taremi reclamar de um puxão na área, mas com nada marcado, os Estados Unidos garantiram os três pontos e a passagem para as oitavas de final.

Jogadores americanos celebrando classificação
Jogadores americanos celebrando classificação. Foto: Divulgação/ Estados Unidos

Classificação final do grupo

O grupo B se encerrou após essa rodada com a Inglaterra se classificando em primeiro com 7 pontos e os Estados Unidos em segundo com 5, o Irã terminou a competição em terceiro com 3 pontos e o País de Gales amargou a lanterna com apenas 1 ponto.

Os adversários nas oitavas de final já estão definidos. Holanda e Estados Unidos abrem as oitavas de final no sábado (03), às 12h, no estádio Internacional Khalifa. No domingo (04), às 16h, é a vez de Inglaterra e Senegal definirem quem se classificará para as quartas de final, no estádio Al Bayt.