Fórmula 1 – GP do Azerbaijão: Cavalo paraguaio?

Ferrari decepciona mais uma vez e abre espaço para avanço da Red Bull.
por
Lucas G. Azevedo
|
15/06/2022 - 12h

Aconteceu no último domingo (12) o GP do Azerbaijão no circuito urbano de Baku, capital do país. A etapa é muito esperada pelos fãs do automobilismo por sempre trazer emoção na pista.

A Red Bull conquistou uma dobradinha para colocar seus dois pilotos na ponta da tabela – fato que não acontecia desde 2011, enquanto a Ferrari emplacou mais uma decepção após o início empolgante.

A corrida

O Grande Prêmio do Azerbaijão começou com Charles Leclerc, da Ferrari, na pole position, seguido por Sergio Pérez, da RBR. Na segunda fila estavam o atual campeão, Max Verstappen, também da RBR, e Carlos Sainz, da Ferrari.

Logo na largada, Sergio Pérez mergulhou e ultrapassou Leclerc, o mexicano acelerou e abriu 2 segundos de vantagem para o monegasco. No mesmo momento em que perdia a posição, o piloto da Ferrari via Verstappen se aproximar no retrovisor. O que seria uma oportunidade para retomar a liderança se tornou o início do pesadelo da equipe italiana.

Insegurança da Ferrari

Na 9ª volta, Carlos Sainz chamou o rádio e avisou que algo estava errado. Seu carro apresentou problemas hidráulicos e ele foi obrigado a abandonar a corrida. O safety car virtual foi acionado, dando a oportunidade para seu companheiro de equipe, Charles Leclerc, trocar os pneus e algumas voltas depois retomar o 1° lugar.

Apenas alguns segundos após a ultrapassagem, durante a 20ª volta, o carro de Leclerc começou a soltar fumaça e forçou o piloto desistir da corrida. Desde 1997 a Scuderia não tinha dois abandonos por problemas técnicos no mesmo GP. O monegasco também igualou uma marca desagradável, é o primeiro piloto desde Juan Pablo Montoya da Williams, em 2001, a ser pole position em 4 provas seguidas e não conseguir nenhuma vitória.

Carro de Leclerc soltando fumaça. Reprodução: Twitter/F1
Carro de Leclerc soltando fumaça. Reprodução: Twitter/F1

Com a Ferrari fora do caminho, o resto da corrida foi tranquila para os carros da Red Bull se manterem na ponta.

Zhou Guanyu, da Alfa Romeo, e Kevin Magnussen, da Haas, também abandonaram por problemas técnicos. As duas montadoras usam o motor desenvolvido pela Ferrari e liga o sinal de alerta na Scuderia.

Além deles, Lance Stroll, da Aston Martin, também abandonou quase ao final da prova.

O preço da performance

Lewis Hamilton, da Mercedes, teve um fim de semana difícil em Baku. O W13 da Mercedes segue tendo problemas com o porpoising (movimento que faz o carro “quicar” no asfalto). O heptacampeão teve muitas dores nas costas durante a corrida em consequência disso. Após a prova, em entrevista para a Sky Sports F1, o piloto afirmou estar “rezando para acabar”.

Hamilton saindo com dores do carro. Reprodução: Twitter.
Hamilton saindo com dores do carro. Reprodução: Twitter.

Apesar disso, o “patrão” conseguiu desempenhar bem e conquistar pontos importantes para a equipe. O piloto largou em 7º e chegou a ficar em 10º, mas lutou para escalar o pelotão e terminou a corrida em 4° lugar.

A frente dele estavam os pilotos que subiram no pódio, em 3° ficou seu companheiro de equipe George Russel.

Sergio Pérez foi o 2° e Max Verstappen conquistou sua 25ª vitória na categoria, no que pode ser considerado um acerto de contas pela última corrida no circuito – o holandês abandonou após um de seus pneus furar a poucas voltas do fim.

Pilotos da Red Bull comemorando no pódio. Reprodução: Twitter/RedBullRacing
Pilotos da Red Bull comemorando no pódio. Reprodução: Twitter/RedBullRacing

Confira a classificação completa abaixo:

Classificação final GP do Azerbaijão

Com esse resultado, a Red Bull assume a ponta no campeonato de pilotos e aumentou ainda mais a distância entre os construtores.

Imagem: F1
Imagem: F1

A próxima etapa

A Fórmula 1 volta às pistas na próxima semana, dia 19, no Grande Prêmio do Canadá. Será dada a largada às 15h, no horário de Brasília.