Expresso Catar: Japão

Japoneses se classificaram como a 4º melhor equipe de sua confederação e tentam vencer fantasma para conseguir melhor participação em Copas da história.
por
Felipe Albanez
Thomaz Cintra
|
27/10/2022 - 12h

O Japão é um país insular que se localiza no continente asiático e que conta com 126 milhões de habitantes. A Terra do Sol Nascente, que tem Tóquio como capital, é detentora do 2º maior PIB do mundo, ficando atrás somente dos Estados Unidos, e possui IDH de 0,884, ocupando a 11ª colocação no ranking global.

O sistema político japonês é uma monarquia constitucional com regime parlamentar, na qual o poder do imperador, no caso, o Nahurito, é limitado pela Constituição, que elege um Primeiro-Ministro para ficar responsável pelas ações do governo. Fumio Kishida foi eleito para essa função em outubro de 2021.

Hoje, o Japão ainda é um dos maiores “exportadores de cultura” no mundo, vendendo seus animes, mangás, músicas e filmes para todo lugar. E antigamente, o país asiático também era conhecido por suas pinturas, caligrafia, arquitetura e esculturas.

 

História nas Copas

Em toda a história, o Japão já esteve em 6 edições Copas do Mundo, e se contarmos a de 2022, são 7 participações. As três melhores campanhas foram em 2002, edição na qual foi o anfitrião junto da Coreia do Sul, e acabou eliminado para a Turquia nas oitavas de final; em 2010, quando caiu para o Paraguai nos pênaltis, também nas oitavas; e em 2018, ano em que a seleção japonesa quase eliminou a Bélgica, mas levou uma virada histórica após abrir 2 a 0 no placar e também foi eliminada nas oitavas de final.

Seleção do Japão
Jogadores japoneses comemorando um dos 2 gols contra a Bélgica. Foto: Divulgação / FIFA

O maior artilheiro da história do Japão nas Copas do Mundo é Keisuke Honda, com 4 gols, mas o meio campista se aposentou da seleção já em 2018, portanto não poderá ampliar seu recorde.

 

Até o Catar

A seleção japonesa se classificou para a Copa depois de terminar as eliminatórias em 2ª colocada em seu grupo, que tinha Emirados Árabes, que se classificou como líder, e Austrália, que acabou indo para a repescagem, e também conseguiu a vaga a para a Copa. A classificação veio justamente contra os australianos, na penúltima rodada das eliminatórias Asiáticas, no dia 24 de março, com vitória por 2 a 0. 

Seleção do Japão
Japoneses comemoraram a classificação direta para a Copa depois de vitória sobre a Austrália. Foto: Saeed Khan / AFP

 

Prancheta do Moriaysu

Seleção do Japão
Hajime Moriyasu comandava a seleção olímpica antes de assumir o time principal. Foto: AFP

O técnico da seleção é Hajime Moriyasu, que assumiu o comando do time em 2018 após a eliminação para a Bélgica na Copa do Mundo. Antes ele esteve no comandando da equipe sub-23 do Japão, e contou com a confiança da federação japonesa para assumir o cargo no time principal.

Moriyasu varia bastante nas táticas ao colocar sua equipe em campo. A única coisa que ele mantém nas partidas é a linha de quatro defensores a frente da área do goleiro, com laterais que apoiam bastante o ataque, principalmente do lado direito. 

No ataque, há uma variação entre um, dois ou até três jogadores mais perto do último terço do campo, com o centroavante principal do time, saindo bastante da área para buscar jogo.

 

Olho neles...

O principal jogador que deve ser destacado dessa equipe, é o atacante que atua pelo Vissel Kobe, Yuya Osako, que chegou a marca de 10 gols em 9 partidas nas eliminatórias, se tornando assim, artilheiro do time nessa fase de classificação. Ele também já havia sido artilheiro da Asian Cup, em 2019, quando terminou a competição como vice colocado.

Outro destaque na equipe é o atacante Takumi Minamino, jogador do Mônaco, e ex-Liverpool. Ao lado de Osako, também anotou 10 gols em 9 jogos.

Seleção do Japão
Minamino ostenta a camisa 10 da seleção japonesa. Foto: AFLO 

Mais um jogador importante para a seleção japonesa que merece atenção é o zagueiro Maya Yoshida, atualmente no Schalke 04. Mesmo com a má fase do time, o atleta é titular da equipe do Japão desde a Copa do Mundo de 2014, e não foi diferente nessas eliminatórias, onde foi titular absoluto.

O Japão chega ao Catar na tentativa de enfim superar o fantasma das oitavas de final. Porém, o grupo não é fácil, e de cara já enfrentará duas campeãs mundiais. Será que nessa Copa o fantasma será superado ?

Tags: