Corinthians abre ampla vantagem - Oitavas da Copa do Brasil

As oitavas de final do torneio contaram com muitos clássicos, resultados magros e goleada do Corinthians em cima do Santos.
por
Lucas G. Azevedo
|
24/06/2022 - 12h

Os jogos de ida das oitavas de final da Copa do Brasil mostraram as equipes mandantes com melhores resultados em seus territórios, mas com vantagem pouco confortável para as partidas decisivas. 

Atlético-GO 0 x 0 Goiás 

Na quarta-feira (22), Atlético-GO e Goiás protagonizaram o único empate da rodada. A partida explica a razão dessa disputa ser conhecida como clássico do equilíbrio. O Dragão soube explorar melhor os espaços do campo, mas nenhuma das equipes trouxe grande perigo ao gol adversário. A partida realizada no Estádio Antônio Accioly, em Goiânia, terminou sem gols marcados. 

Bahia 1 x 2 Athletico-PR 

Bahia e Athletico-PR se encontraram na Arena Fonte Nova, em Salvador, e terminou com uma vitória de virada dos visitantes. Logo aos 4 minutos de jogo Rodallega sofreu uma falta na entrada da área e Lucas Mugni bateu no ângulo para abrir o placar. O goleiro do Furacão chegou a tocar na bola, mas sem chance para ele. Golaço! 

O time paranaense não deu tempo para o Tricolor de Aço comemorar e pouco tempo depois de sofrer o gol, aos 10 minutos, Khellven cruzou na área para Christian dominar e bater forte no canto, deixando tudo igual. 

O Athletico-PR cresceu no jogo e aos 31 minutos da primeira etapa. Após um lançamento feito, o zagueiro Luiz Henrique, do Bahia, escorregou e deixou o caminho livre para Khellven pisar na área pelo lado direito, ele cruzou para Pedro Rocha apenas empurrar para o gol e sacramentar a virada. 

O resto da partida não trouxe grandes emoções e o placar final foi o mesmo da 1° etapa. 2 a 1. 

Fortaleza 2 x 0 Ceará 

A Arena Castelão foi palco para o clássico-rei. A partida foi emocionante, teve grandes chances para os dois lados e os goleiros foram destaque. No início da 1ª etapa o Ceará chegava melhor, mas o goleiro do Leão, Marcelo Boeck, conseguiu impedir o ataque rival.  

No começo do 2º tempo, o Fortaleza chegou melhor e aos 8 minutos, Yago Pikachu aproveitou uma bola que sobrou na área e bateu forte cruzado para abrir o placar. 

Após o gol, o jogo esfriou, mas aos 37 minutos da etapa final, o autor do gol invadiu a área em velocidade e sofreu pênalti em dividida com o goleiro do Ceara, João Ricardo. Mesmo com a reclamação da equipe visitante, a decisão da arbitragem foi mantida e 3 minutos depois, Yago Pikachu bate forte no meio para marcar novamente. 

Yago Pikachu comemora seu 1° gol na partida. Foto: Matheus Lotif/FEC.
Yago Pikachu comemora seu 1° gol na partida. Foto: Matheus Lotif/FEC.

Atlético-MG 2 x 1 Flamengo 

A partida entre Atlético-MG e Flamengo reuniu dois dos melhores elencos do país e não decepcionou. Não deu nem tempo de se arrumar no sofá, aos 6 minutos de jogo, Mariano lançou a bola pelo alto para Hulk, o goleiro do Flamengo, Diego Alves, saiu mal na disputa na entrada da área e o atacante bateu por cobertura para abrir o placar. 

Pelo resto da etapa inicial, o Flamengo chegava com chances mais claras, mas não conseguiu superar a organizada defesa mineira. 

O Galo voltou melhor do intervalo e, aos 9 minutos do 2º tempo, Hulk e acionado pela esquerda, vence 3 disputas pela bola e lança para Ademir infiltrar sozinho e cabecear para o fundo do gol. 

Ao contrário do que aconteceu na 1ª parte da partida, o Atlético-MG continuou martelando, mas não conseguiu ampliar ainda mais o placar. Quem aproveitou a chance foi o Flamengo, aos 34 minutos, Rodinei recebeu na ponta direita e cruzou para Lazaro, que havia entrado apenas 15 minutos antes, escorar com o pé direito, a bola bateu no pé do goleiro Everson, no travessão e entrou, diminuindo para o Mais Querido. 

O jogo também foi marcado pela substituição do atacante Keno, do Galo, o atleta ficou um mês lesionado e voltou a apenas 4 jogos. Aos 32 minutos de partida, o jogador sentiu a coxa e pediu para sair, mas deixou o gramado chorando. 

Finalização por cobertura de Hulk. Foto: Pedro Souza/Atlético.
Finalização por cobertura de Hulk. Foto: Pedro Souza/Atlético.

Corinthians 4 x 0 Santos 

O clássico alvinegro aconteceu na Neo Química Arena, o Corinthians desejava chegar a sua 1ª vitória num clássico na temporada e ela veio acompanhada de uma goleada histórica. 

A partida parecia equilibrada com finalizações para os 2 lados, mas aos 20 minutos Lucas Piton recebeu na ponta esquerda e cruzou para Mantuan bater de esquerda cruzado e abrir o placar. 

Com o Santos abatido pelo gol, o time da casa continuou em cima e apenas 7 minutos depois Fagner cruzou rasteiro na marca do pênalti para Du Queiroz finalizar, a bola desvia em Giuliano e engana o goleiro João Paulo. 

A vontade do Timão não diminuiu e, aos 42 minutos, Willian bateu o escanteio para Raul Gustavo subir mais que todo mundo e fazer o 3°. 

Após o intervalo, esperava-se que o Peixe se organizasse para, pelo menos, evitar maior estrago. Porém, aos 15 minutos do 2 tempo, Vinícius Zanocelo foi para uma dividida com Lucas Piton e levantou demais o braço, dando uma cotovelada no adversário, o VAR chamou o arbitro e o atleta do Santos foi expulso. 

Com um a mais, o Corinthians apenas administrava a partida. Ainda assim, aos 31 minutos, Robert Renan dividiu a bola dentro da área do Santos e a bola sobrou para Giuliano bater no ângulo direito e fechar a goleada, 4 a 0. 

Pouco antes do apito final, Adson, do Corinthians, fez alguns dribles no ataque que irritaram alguns atletas do Peixe, houve um início de confusão, mas não evoluiu para nada mais grave. O inusitado aconteceu fora do campo de jogo, o técnico Vitor Pereira, do Timão, foi pedir desculpas para o treinador adversário, Fabían Bustos, por conta do lance. 

Comemoração de Giuliano no seu 1º gol. Foto: Rodrigo Coca/Ag. Corinthians.
Comemoração de Giuliano no seu 1º gol. Foto: Rodrigo Coca/Ag. Corinthians.

Fluminense 2 x 1 Cruzeiro 

Fluminense e Cruzeiro se enfrentaram no Maracanã. A partida marcava o reencontro do goleiro Fabio, ídolo da Raposa, com seu ex-clube. 

Melhor para a equipe do goleiro, o Fluminense chegou com perigo desde o começo da partida, com direito a bola tirada em cima da linha e marcou um gol impedido aos 17 minutos. Ainda assim, não conseguia superar o bloqueio mineiro. Até que, aos 38 minutos do 1° tempo, Geovane fez uma falta dura e, após revisão do VAR, recebeu o cartão vermelho, deixando a Raposa com um a menos. 

Apenas 7 minutos depois, Ganso cruzou a bola na área e Manoel, de cabeça abriu o placar para o time da casa. 

O Cruzeiro não se abateu e, aos 51 minutos, no último lance antes do intervalo, Machado bateu o escanteio para Lucas Oliveira subir mais que todo mundo e deixar tudo igual. 

O Fluminense continuou pressionando na 2ª etapa e, aos 10 minutos, Arias recebeu pelo lado direito e cruzou na medida para Cano colocar o Tricolor novamente na frente. 

O clube carioca continuou no ataque, mas não conseguiu ampliar a vantagem para chegar mais tranquilo no jogo decisivo. 

A partida também marcou a despedida do atacante Luiz Henrique, do Fluminense. Essa foi sua última partida no Maracanã. O atleta foi vendido em março para o Real Betis, da Espanha, por cerca de R$70 milhões, o Tricolor manteve 15% dos direitos do jogador em caso de uma venda futura. 

São Paulo 1 x 0 Palmeiras 

No Morumbi, o choque-rei aconteceu logo após o Palmeiras vencer de virada contra o São Paulo na rodada do Brasileirão. 

O roteiro era parecido com o do fim de semana, aos 31 minutos da 1ª etapa, Patrick brigou 3 vezes pela bola até ela sobrar na entrada da área, o meio-campista bateu na saída do goleiro Weverton e abriu o placar para o Tricolor. 

Porém, a semelhança no script acabou aí. O Palmeiras não teve eficiência ofensiva para empatar e o São Paulo não ofereceu novos perigos ao gol rival. 

No final da partida, o zagueiro Arboleda, do São Paulo, torceu o tornozelo de maneira grave, foi substituído chorando e preocupa o clube. O Tricolor suspeita de uma possível fratura ou rompimento do ligamento, mas ainda serão feitos exames para analisar a necessidade de uma cirurgia. 

América-MG e Botafogo farão o jogo de ida na quinta-feira, dia 30/06 às 19h. 

Veja as datas das partidas de volta: 

Terça-feira – 12/07 

Athletico-PR x Bahia – 20:30 

Cruzeiro x Fluminense – 21:00 

Quarta-feira – 13/07 

Goiás x Atlético-GO – 19:00 

Ceará x Fortaleza – 20:00 

Flamengo x Atlético-MG – 21:00 

Santos x Corinthians – 21:30 

Quinta-feira – 14/07 

Palmeiras x São Paulo – 20:00 

Botafogo x América-MG – 21:00