Com goleada, dancinhas e futebol alegre, Brasil está nas quartas de final

Seleção brasileira é avassaladora no começo da partida e avança para as quartas diante da Coreia do Sul.
por
Matheus Monteiro
|
08/12/2022 - 12h

Na segunda-feira (5), Brasil e Coreia do Sul se enfrentaram pelas Oitavas de Final da Copa do Mundo, com vitória da pentacampeã por 4 a 1. O jogo marcou o retorno de Danilo e Neymar que estavam se recuperando de lesões. Quem vê o resultado se engana e acha que foi um domínio Brasileiro - mais ou menos. O jogo também foi marcado por homenagens dos jogadores brasileiros ao Rei Pelé, internado desde a última terça-feira (29), no hospital Albert Einstein, em São Paulo.

Seleção brasileira
Homenagem dos jogadores ao rei do futebol. Foto: Kim Hong-Ji / Reuters 


Essa não foi a partida que o Brasil criou mais oportunidades, foram 18 chutes sendo 9 ao gol, número que só foi superior ao 2 a 0 contra a Sérvia. A grande diferença dessa vez foi a pontaria. A bola na rede é que altera o placar, entretanto, justamente essa foi a diferença do Brasil no confronto. A seleção criou oportunidades, venceu os confronto 1 contra 1, envolveu a defesa coreana com passes rápidos como em todas outras partidas. Todo repertório ofensivo canarinho foi utilizado, mas dessa vez conseguiu converter essa superioridade ofensiva em gols, o que faltou nos últimos jogos.

Os sul-coreanos planejavam se defender em bloco baixo, compactado, permitindo poucos espaços, tentando frustrar o ataque verde e amarelo. Mas esse plano foi por água abaixo logo aos 7 minutos quando Raphinha quebrou as linhas defensivas coreanas e cruzou rasteiro achando Vini. Jr que dominou e calmamente - como numa tacada de sinuca - encontrou um espaço aberto entre a muralha que havia se formado em sua frente, abrindo o placar.

Aos 13 minutos o numa pressão na saída de bola, Woo- Young Jung chuta Richarlison dentro da área. Pênalti! Neymar foi para bola, e na cobrança característica que deixa qualquer goleiro sem pai nem mãe, fez 2 a 0 no placar.
A partir daí, precisando buscar o resultado, a seleção coreana deixou a defesa mais exposta. É bem verdade que as investidas ofensivas da Coreia obrigaram o goleiro Alisson a realizar grandes defesas. Foram 8 chutes, sendo 6 no gol, um número alto, considerando que na Copa inteira o Brasil só havia sofrido 3 chutes a meta.

Porém, o ataque dos comandados de Tite aproveitou os espaços que foram deixados pelos coreanos. Após escanteio no Campo de ataque brasileiro, os Coreanos tentam se lançar para o Contra-ataque mas o pombo, Richarlison, interceptou e fez uma bela triangulação com a dupla de zaga, Marquinhos e Thiago Silva, para sair na cara do gol e fazer o 3 a 0.

O Brasil ainda fez o quarto num contra-ataque ensaiado por Neymar, acionando Vinicius Jr. que encontrou Lucas Paquetá no meio da área, livre, para marcar o dele.

No segundo tempo, o Brasil diminuiu o ritmo e viu Seung-Ho Paik acertar um chutaço de fora da área para dar números finais a partida, 4 a 1.

Seleção bra
Vinicius Junior abriu o placar e bailou no estádio 974. Foto: Annegret Hilse / Reuters 



Com o resultado, a seleção terá pelo seu caminho a Croácia na busca pelo Hexa. O jogo está marcado para às 12h da próxima sexta-feira (09), no estádio Lusail. O confronto, em teoria, deve ser mais difícil que a partida contra a Coreia do Sul. O grande desafio brasileiro será parar Ivan Perisic que vem sendo a maior ameaça do time croata, acumulando boas atuações nessa Copa. 


Em compensação o sistema defensivo croata oferece espaços nas zonas entre a zaga e o meio campo, setor do campo onde Neymar e Paquetá, dois dos nossos jogadores mais qualificados atuam, podendo ser um caminho para o gol.

O Brasil também precisará ter atenção com o meio-campo croata. É por esse setor que o time de Zlatko Dalic dita o ritmo da partida, com a qualidade de passe e posicionamento da trinca de meio-campistas Modric, Brozovic e Kovacic. O Brasil precisará ser intenso em todas as fases do jogo, para não entrar no jogo cadenciado dos croatas.