Brasil volta a campo depois da Copa do Mundo

Após decepção no Mundial do Catar, CBF busca reconstrução e impõe novo ciclo na seleção
por
Gabriel Alves Dutra
|
24/03/2023 - 12h

          A Seleção Brasileira entra em campo neste sábado (25), às 19h (de Brasília), pela primeira vez após a Copa do Mundo do Catar, que teve a Argentina como grande campeã no fim do ano passado. A partida será um amistoso contra a Seleção de Marrocos, sensação e semifinalista do último mundial. O confronto será no Estádio Ibn Batouta, em Tânger, cidade no norte do país africano.

Na última Copa, a seleção marroquina terminou como líder do disputado grupo F, que contava também com Croácia, Bélgica e Canadá. Depois disso, eliminou Espanha e Portugal nas oitavas e quartas de final, respectivamente, e só se despediu da competição na semifinal, ao enfrentar a vice-campeã França. Marrocos fez história e se tornou a primeira seleção africana a chegar em uma semifinal de Copa do Mundo.

O Brasil, por outro lado, amargou mais uma eliminação nas quartas de final, dessa vez pela Croácia. Considerando que o próximo torneio, que ocorrerá em três países (México, Estados Unidos e Canadá), será apenas em 2026, a Seleção Brasileira igualará seu maior jejum sem conquistar uma Copa do Mundo - 24 anos. Após vencer em 1970, no México, com o esquadrão de Pelé, a seleção só chegou a uma nova conquista em 1994, nos Estados Unidos.

A Seleção de Marrocos, além de contar com diversos nome de destaque como o lateral Achraf Hakimi, do Paris Saint-Germain (PSG), e o ponta Hakim Ziyech, do Chelsea, se mostrou um time muito bem treinado por Walid Regragui. Um dos principais destaques da equipe é a solidez defesiva, tendo sofrido apenas um gol na Copa do Catar até a semifinal contra a França, quando foi derrotada por 2 a 0.

Diante de todo esse cenário e com a expectativa de estádio lotado pela torcida marroquina - que deu show durante a última Copa - , a expectativa para este sábado (25) é de uma partida complicada para o Brasil. Vencer o sistema defensivo de Marrocos e evitar as saídas rápidas de contra-ataque da equipe africana será o desafio da seleção verde e amarela.

Ainda nas buscas por um novo comandante, a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) escolheu Ramon Menezes, técnico da seleção brasileira sub-20, para assumir o lugar de Tite e comandar a equipe de forma interina. O plano A da entidade máxima do futebol brasileiro para o comando da seleção é o italiano Carlo Ancelotti, atual técnico do Real Madrid. A negociação, no entanto, é complexa, visto que o treinador tem contrato com o clube espanhol até o meio de 2024, e já disse que gostaria de cumprir este contrato.

No último treino aberto antes da partida, Ramon Menezes escalou o seguinte time: Ederson, Emerson Royal, Militão, Ibañez e Alex Telles; Casemiro, Andrey Santos e Lucas Paquetá; Rony, Rodrygo e Vini Jr.