Yuto Horigome conquista bi olímpico

Os americanos Jagger Eaton e Nyjah Huston completaram o pódio; Kelvin ficou em sexto
por
Kauã Alves Ferreira
Maria Clara Magalhães
|
03/08/2024 - 12h

No segundo dia de disputa na modalidade, nesta segunda-feira (29), os atletas enfrentaram forte sol na Praça da Concórdia, na capital francesa. Em prova disputada até a última manobra, o Japão voltou a ocupar o lugar mais alto do pódio, agora, com Yuto Horigome. Os norte-americanos Jagger Eaton e Nyjah Huston faturaram a prata e o bronze.

Classificatórias

Seguindo o formato da competição feminina, os skatistas foram divididos em quatro baterias de cinco a seis atletas cada. Os 8 primeiros da classificação geral, estão garantidos na grande final.

Kelvin Hoefler estreou bem na primeira bateria, fechou a nota da volta com 90.41. Na etapa das manobras ele arriscou alto, mesmo com três erros, o brasileiro garantiu duas notas na casa dos oitenta e somou 265.24 no placar geral.

Giovani Vianna e Felipe Gustavo competiram juntos na terceira bateria. Com um ótimo início, Vianna conseguiu um 85.67 na primeira volta. Sucesso que não se repetiu nas manobras, o skatista do ABC paulista errou as duas primeiras tentativas até acertar um 92.85, nota que, até então, o colocava na disputa por uma vaga na final.

Giovanni chegou a acertar a sua segunda manobra, mas pediu a anulação da mesma, já que o skate não teria encaixado perfeitamente e isso abaixaria a sua nota, caso acertasse outra vez. Na última descida o brasileiro não teve sucesso e parou nas classificatórias.

Felipe Gustavo, que teve apenas duas notas no somatório, também não avançou na disputa. A fase classificatória rendeu algumas surpresas como o número um do ranking mundial Ginwoo Onodera, o português Gustavo Ribeiro e dono da casa Vicent Milou. Todos eram cotados para a grande final, e não atingiram nota suficiente.

Kelvin durante prova do skate street em Paris 2024 — Foto: Sina Schuldt
Kelvin durante prova do skate street em Paris 2024 — Foto: Sina Schuldt

          

Final em altíssimo nível

Com uma das finais de maior nível de disputa em Paris até agora, os oito atletas classificados foram:

Jagger Eaton (USA)

Nyjah Huston (USA)

Sora Shirai (JPN)

Yuto Horigome (JPN)

Matias Dell Olio (ARG)

Kelvin Hoefler (BRA)

Cordano Russell (CAN)

Richard Tury (SVK)

Assim como no skate street feminino, as notas da volta foram decisivas para o restante da prova. Com notas abaixo dos 80, Cordano e Tury entraram na etapa de manobras longe da disputa pela medalha. Após a nota das corridas, o americano Nyjah Huston liderava a competição com um 93.37. O brasileiro fechou na sexta posição com um bom resultado, 87.25. 

Na primeira rodada de descidas, seis notas foram acima dos 90. Os dois norte-americanos lideraram a disputa até a última manobra de Yuto Horigome. Com uma execução perfeita, o atual campeão olímpico fez 97.08 pontos e assumiu a liderança.

Jagger Eaton ainda teve uma última chance de ultrapassar o japonês, mas não conseguiu. Com 281.14 pontos, Yuto Horigome se tornou bicampeãoolímpico de skate street, aos 25 anos. A dupla americana completou o pódio com a prata e o bronze.

      

      Yuto Horigome recebe sua segunda medalha de ouro — Foto: Odd Andersen
Yuto Horigome recebe sua segunda medalha de ouro — Foto: Odd Andersen 

 

Classificação completa da final:

1º Yuto Horigome (JPN) – 281,14

2º Jagger Eaton (EUA) – 281,04

3º Nyjah Huston (EUA) – 279,38

4º Sora Shirai (JPN) – 278,12

5º Richard Tury (SVK) – 273,98

6º Kelvin Hoefler (BRA) – 270,27

7º Cordano Russell (CAN) – 211,80

8º Matias Del Ollio (ARG) – 153,98