Youtube como ferramenta de distração: Canais crescem em meio a pandemia.

Conteúdos voltados ao entretenimento, ao esportes e ao universo gamer se destacam nesse período de isolamento social
por
Henri Alexandre e Ana Caroline Andrade
|
21/04/2021 - 12h

 

Nesse momento em que o mundo se encontra isolado devido à pandemia do novo coronavírus, ter uma distração tornou-se indispensável para a saúde mental. Por conta disso, o YouTube desponta como uma das redes socais que mais cresceram durante o isolamento social. O brasileiro aumentou 91% o tempo de tela na plataforma durante a pandemia, segundo pesquisa ComScore VideoMetrix, de julho de 2019 a junho de 2020.

 

Pegando o impulso desse fato, Youtubers tiveram os seus engajamentos e suas relevâncias aumentadas em relação ao período pré-pandêmico. Um exemplo disso foi o canal Matando Matheus a Grito. O mineiro, que grava vídeos com o namorado Guigo, atualmente está com 541 mil inscritos no canal. Um aumento de mais de 300 mil inscritos em comparação a novembro de 2019. 

Imagem: YOUTUBE/REPRODUÇÃO
Imagem: YOUTUBE/REPRODUÇÃO

Canais voltados ao entretenimento tiveram seus números inflacionados nesse período. Isso se dá pelo fato da população passar mais tempo em casa e necessitar de distração para esse período. “Estar sempre em casa é muito maçante. Em alguns momentos precisamos nos distrair para esquecer um pouco do caos que vivemos. Vídeos que me fazem rir, me entretém, me relaxam e me fazem sentir mais viva nesse período”, afirma Helena Costa, estudante de Psicologia que está de quarentena desde de março de 2020. 

Assim como canais de entretenimento, os canais de conteúdo gamer, dedicados aos jogos digitais, tiveram crescimento considerável. Um exemplo disso é de que entre os 10 canais brasileiros que mais tiveram crescimento em 2020, 4 são desse gênero. "Sou apaixonado pelo universo gamer. Durante a quarentena joguei muito among us e sempre procurava vídeos para me divertir. Fez muito bem pra mim, ainda mais para distrair nesse período de aula on-line”, diz Thiago Alexandre, estudante do ensino médio da rede pública paulista de ensino. 

O que mais se destaca é o canal do jovem paulistano Nobru. Atualmente com 12,2 milhões de inscritos, os vídeos de maior notoriedade são o Free Fire e o Among Us. 

Imagem: YOUTUBE/REPRODUÇÃO
Imagem: YOUTUBE/REPRODUÇÃO

Outro gênero que teve crescimento foi o do esporte. Apesar da pausa nas competições esportivas durante a pandemia, a procura por informações e divertimento continuou. Destaque para o canal “Que Jogada”, que aborda conteúdo voltado ao futebol. No canal, há quadros de jogos dinâmicos sobre diversos temas para atrair os telespectadores que ficaram um tempo sem poder acompanhar o time do coração.

Tags: