Xadrez: Torneio de Candidatos começa hoje

Oito participantes do torneio absoluto e feminino jogam em Toronto em busca de se tornar o próximo desafiante no Campeonato Mundial de Xadrez
por
Allan Henrique
|
04/04/2024 - 12h

Entre os dias 4 e 22 de abril, será realizado o Torneio de Candidatos, em Toronto, no Canadá. O Campeonato é a última etapa de um longo circuito que determina o desafiante para o Campeonato Mundial de Xadrez, em que o Grande Mestre chinês Ding Liren é atual campeão absoluto, enquanto a GM chinesa Ju Wenjun reina no feminino. Os torneios absoluto e feminino serão realizados simultaneamente.

Qualificados

Cada torneio conta com 8 participantes, qualificados seja por ranking ou desempenho em torneios como a Copa do Mundo, Grand Swiss e o Circuito FIDE 2023. Além disso, o GM russo Ian Nepomniachtchi, vencedor do último Torneio de Candidatos e vice-campeão do Mundial de Xadrez, também tem vaga automática, assim como a GM chinesa Lei Tingjie pelo torneio feminino. Vale também ressaltar que o atual campeão da Copa do Mundo de Xadrez e multi campeão mundial Magnus Carlsen, da Noruega, recusou o convite da FIDE para o torneio por não concordar com o formato de partidas clássicas (partidas pensadas, que normalmente duram diversas horas e em um contexto competitivo, com muitos empates), e com isso, o quarto do lugar do torneio, o GM azerbaijano Nijat Abasov, herdou sua qualificação.

Os participantes do torneio absolutos são os Grandes Mestres Alireza Firouzja, da França, Ian Nepomniachtchi, da Rússia, Nijat Abasov, do Azerbaijão, os americanos Hikaru Nakamura e Fabiano Caruana, e os indianos Vidit Gujrathi, Rameshbabu Praggnanandhaa e Gukesh. 

CANDIDATOS
Imagem com os participantes do Torneio de Candidatos absoluto. Reprodução /FIDE

No feminino, jogam as GMs indianas Vaishali Rameshbabu e Humpy Koneru, as russas Kateryna Lagno e Aleksandra Goryachkina, a ucraniana Anna Muzychuk, as chinesas Lei Tingjie e Tan Zhongyi, além da Mestre Internacional (IM) Nurgyul Salimova (Os títulos de Mestre Fide, Mestre Internacional e Grande Mestre são dados de acordo com normas impostas pela federação de xadrez e pontuação no ranking. Normalmente, Grandes Mestres têm pontuação superior a 2500 pontos, enquanto Mestres Internacionais têm pontuação superior a 2300. Atualmente, Salimova tem 2432 pontos de ranking e ainda não alcançou todas as normas necessárias para o título de GM, portanto, segue como Mestre Internacional).

CANDIDATOS 2
Participantes do Torneio de Candidatos Feminino. Reprodução /FIDE

Por conta do confronto armado entre Ucrânia e Rússia desde o início de 2022, a FIDE não permite que os jogadores russos representem a bandeira de seu país como forma de protesto à guerra. Portanto, Ian Nepomniachtchi, Goryachkina e Kateryna Lagno jogam sob a bandeira da FIDE.

Regulamento

Em ambos os torneios, todos os jogadores se enfrentam por duas vezes em 14 rodadas, em que uma vitória vale um ponto, empate 0,5 ponto e uma derrota, 0 pontos. O participante com mais pontos ao fim das 14 rodadas será declarado vencedor do torneio. Em caso de empate na pontuação, será realizado uma rodada extra de “tie-break”, para decidir o campeão.

As partidas serão realizadas com o controle de tempo clássico, em que cada jogador terá 120 minutos para realizar 40 lances e após isso, será acrescido 30 minutos ao tempo de cada jogador e 30 segundos de incremento por lance.

Onde acompanhar

As partidas serão realizadas a partir das 15:30 no horário de Brasília, com transmissão ao vivo pelo Youtube. No Brasil, o Grande Mestre Krikor Mekhitarian e a Mestre Internacional Feminina Florencia Fernandez fazem a cobertura do evento no canal chesscomPT.