Votuporanguense e Monte Azul jogaram no último sábado (05) na Arena Plínio Marin, em Votuporanga (SP), a primeira partida da final da Copa Paulista, com vitória do time da casa por 1 a 0 em uma partida emocionante.
Vale lembrar que, além da premiação no valor de R$250 mil, o clube campeão ganha o direito de escolha de uma vaga em uma competição nacional no ano que vem, podendo disputar a Série D do Campeonato Brasileiro ou a Copa do Brasil. A equipe derrotada ficará com a vaga não selecionada, além de uma bonificação de R$150 mil.
Apesar do placar magro, o jogo reservou grandes emoções. Ambas as equipes adotaram uma postura ofensiva, criaram oportunidades de gol, acertaram bolas na trave, levando perigo para o gol adversário. A partida começou quente desde os primeiros 30 segundos, quando o Monte Azul arriscou um chute perigoso de longe com defesa de João Paulo. Poucos minutos depois o CAV reagiu, com um chute no travessão de Wendel. No resto da primeira etapa, outras chances foram criadas, mas levando pouco perigo ao gol.
Na etapa final do segundo tempo, aos 37 minutos, o Votuporanguense abriu o placar em cobrança de pênalti de Wendel, após uma falta na entrada da grande área que resultou na expulsão de Matheus Santana. Nos acréscimos, mesmo após a expulsão, o Monte Azul levou perigo, com duas bolas na trave.

Agora, cabe ao Azulão buscar reverter o resultado jogando em casa, se o Estádio Otacília Patrycio Arroio for liberado pela Federação Paulista de Futebol que interditou o local devido a péssima situação do gramado. Caso a liberação não ocorra, a partida deve ser realizada na Arena Fonte Luminosa, em Araraquara (SP).
O Monte Azul precisa vencer por um gol de diferença para levar a decisão para a disputa de pênaltis, e de uma vitória por dois ou mais gols para ser campeão no tempo regulamentar.
A partida de volta será realizada no próximo sábado (12), às 15h (horário de Brasília) com transmissão da TV Cultura e pelo canal Futebol Paulista, no YouTube.