Votuporanguense e Monte Azul disputarão o título da Copa Paulista

Clubes garantem vaga em competições nacionais, com o campeão escolhendo entre Copa do Brasil ou Brasileirão Série D
por
Lucas Munhoz Rossi
Gabriel Lourenço
|
30/09/2024 - 12h

 

No sábado (28), aconteceram os jogos de volta da semifinal da Copa Paulista. O Monte Azul eliminou o União São João, enquanto o Votuporanguense passou pela Portuguesa.

Enquanto a equipe de Votuporanga busca o bicampeonato, tendo vencido a competição em 2018, o Monte Azul joga a final pela primeira vez em sua história.

O último confronto entre as duas equipes terminou em empate por 1 a 1, em partida realizada em fevereiro pelo Campeonato Paulista A3.

Monte Azul 2x1 União São João

O Monte Azul recebeu o União São João na Fonte Luminosa, em Araraquara (SP). Inicialmente, o jogo deveria acontecer no Estádio Otacília Patrício Arroyo, em Monte Azul Paulista (SP), porém o gramado apresentou problemas durante a semana, levando a partida para Araraquara.

Com o empate por 0 a 0 no jogo de ida, os clubes precisavam de uma vitória simples para se classificarem para a final.

Em busca do título inédito da Copa Paulista, o Monte Azul aproveitou o mando de campo e começou melhor a partida, levando perigo ao gol do União São João. Aos 36 minutos do primeiro tempo, em uma linda finalização do volante Pingo, o Monte Azul abriu o placar.

Ewerton, do União São João marcando Pingo, do Monte Azul. - Foto: Jota Arnaldo/RP FOTOPRES 
Ewerton, do União São João marcando Pingo, do Monte Azul. - Foto: Jota Arnaldo/RP FOTOPRES 

Apenas quatro minutos depois, o Monte Azul marcou o segundo gol, com uma bela jogada individual do atacante Vitinho que driblou a marcação e acertou um chute da entrada da área. Com o resultado de 2 a 0 na primeira etapa, o Azulão teve a classificação bem encaminhada e segurou o placar durante o segundo tempo. Porém, aos 44 minutos da etapa final, o União São João diminuiu o marcador com um gol de pênalti do atacante Luan, que já atuou em grandes clubes do Brasil, como o Palmeiras.

Com o resultado, o Monte Azul se classificou para a final da competição e, em 104 anos de história, será a primeira vez que o clube disputará uma competição nacional.

Vale destacar que, desde 2023, o clube é uma Sociedade Anônima do Futebol (SAF) e passou a receber maior investimento financeiro. Inclusive, o clube tem em seu corpo diretivo dois nomes importantes do futebol brasileiro: o ex-atacante Emerson Sheik, no cargo de  vice-presidente, e o pai do jogador Neymar, como consultor de gestão.

Votuporanguense 2x0 Portuguesa

O Votuporanguense recebeu a Portuguesa no Estádio Municipal Dr. Plínio Marin, em Votuporanga (SP) e conseguiu reverter a vantagem da equipe da capital paulista.

Em São Paulo, no jogo de ida, a Lusa venceu o  CAV por 1 a 0. Portanto, poderiam perder por até um gol de diferença para garantir a classificação para a final. Precisando do resultado, o clube da casa começou pressionando e, logo aos três minutos de jogo, abriu o placar com um gol de cabeça de Nando, empatando a partida no agregado.

O Votuporanguense manteve a pressão e, aos 23 minutos do primeiro tempo, marcou o segundo gol com o atacante Danilo Mariotto após cruzamento rasteiro de Frank. Com o resultado a seu favor, a equipe de Votuporanga segurou o placar na primeira etapa.

Danilo Mariotto comemorando o segundo gol do Votuporanguense. - Foto: Pedro Zacchi 
Danilo Mariotto comemorando o segundo gol do Votuporanguense. - Foto: Pedro Zacchi 

No segundo tempo, a Portuguesa voltou melhor e começou a levar perigo ao goleiro João Paulo, tendo a melhor chance aos 13 minutos, em uma forte cabeçada do meia Cristiano. Entretanto, a Lusa não conseguiu marcar, e o Votuporanguense se classificou para a final da Copa Paulista. 

Além do título, os clubes disputam uma vaga em uma competição nacional na próxima temporada. Isso porque, além da premiação de R$ 250 mil para o campeão, os clubes finalistas garantem vaga para uma competição nacional em 2025.

O campeão poderá escolher entre uma vaga na Copa do Brasil ou no Brasileirão Série D. A vaga remanescente será destinada ao vice-campeão, que também receberá R$ 150 mil.

Vale lembrar que a Portuguesa já está classificada para o Campeonato Brasileiro da Série D em 2025. Agora, Monte Azul e Votuporanguense disputarão o título da Copa Paulista e também garantiram vaga para uma competição nacional na próxima temporada.

A partida de ida ocorrerá no sábado (5), sem horário definido, com mando de campo do Votuporanguense, uma vez que o Monte Azul tem a melhor campanha e poderá jogar o jogo de volta em casa. A transmissão será gratuita no canal do YouTube Futebol Paulista, com transmissão também pela TV Cultura.