VNL: Brasil perde para Eslovênia

Após duas vitórias seguidas, seleção brasileira perde no tie break contra a invicta seleção europeia.
por
Juliana Bertini de Paula
|
20/06/2024 - 12h

 

Na sexta-feira, dia 7, a seleção brasileira masculina de vôlei perdeu de 3 x 2 contra a Eslovênia no penúltimo jogo da segunda rodada da VNL em Fukuoka, Japão. Comandados por Bernardinho, e ainda sem o levantador Bruninho, o jogo terminou com parciais de 27 x 25, 23 x 25, 26 x 24, 21 x 25 e 15 x 12. 

 

A seleção europeia é a única invicta da competição. São seis jogos e seis vitórias. O Brasil, que já está classificado para as Olimpíadas de Paris, sofre a terceira derrota.

 

Adriano foi o melhor pontuador brasileiro no jogo, com 21 pontos, mas o esloveno Toncek Stern liderou a partida, marcando impressionantes 29, sendo 26 de ataque, dois de bloqueio e um de saque. Lucarelli fez outros 17 para o Brasil.

 

Darlan atacando contra Eslovênia. Foto: Volleyball World
Darlan atacando contra Eslovênia. Foto: Volleyball World

Como foi o jogo?

 

Logo no primeiro set, a seleção eslovena apresentou saques potentes e Stern já começou a marcar os primeiros de muitos pontos da partida, chegaram a abrir 4 pontos. Em seguida, o Brasil, com excelente atuação de Lucarelli e bons saques de Adriano, chegou a fazer 24 a 21 e ter três set points, mas não perdeu a oportunidade. A Eslovênia se recuperou e fechou o set em 27 a 25.

 

No segundo set, o Brasil voltou mais atento. Adriano passou a virar praticamente todas as bolas e se tornou o maior pontuador brasileiro na parcial com seis pontos. O  levantador Cachopa com uma boa marcação de bloqueio e Darlan também foram  fundamentais na vitória brasileira em 25 x 23. 

 

Bloqueio brasileiro tentando parar o ataque de Urnaut, destaque da Eslovênia. Foto: FIVB
Bloqueio brasileiro tentando parar o ataque de Urnaut, destaque da Eslovênia. Foto: FIVB

 

 

No terceiro set, a Eslovênia entrou muito bem, com atuações marcantes dos eslovenos Stern e Urnaut. A equipe rival chegou a abrir 3 pontos já no final da partida, quando Bernardinho colocou Lukas Bergmann. O ponteiro entrou sacando muito bem e conseguiu virar o jogo e chegou a fazer 24 x 22, o Brasil ainda teve duas possibilidades de fechar o set quando a Eslovênia se recompôs. Os eslovenos marcaram 4 pontos seguidos e fecharam o set por 26 x 24. 

 

O quarto set foi marcado mais uma vez por uma excelente atuação de Adriano e Lucarelli, que foram os principais pontuadores e ajudaram a levar o Brasil à vitória por 25 a 21. Já no tie-break, a dupla Stern e Urnaut voltou a ser extremamente decisiva, trabalhando com o saque forçado marcaram, respectivamente, 5 e 4 pontos, os eslovenos foram fundamentais para a vitória por 15 a 12.

 

A seleção brasileira volta para as quadras dia 8 de junho às 3:30 contra a Polônia para o último jogo em terras japonesas.