VMA 2024: entre nostalgia e consagrações

O prêmio da MTV, que completou 40 anos, mais uma vez promoveu grandes apresentações
por
Victória da Silva
Vítor Nhoatto
|
15/09/2024 - 12h

A 40° edição do Video Music Awards (VMA), uma das principais premiações do mundo da música, aconteceu na última quarta (11) em Nova York, Estados Unidos. Promovido pela MTV, contou com homenagem a Katy Perry e performances  calorosas como Anitta, Eminem e Camila Cabello. Marcado para acontecer originalmente no dia 10 de setembro, o evento foi adiado em um dia e movimentou as redes pela mudança de data também.

Por conta do debate presidencial entre Kamala Harris e Donald Trump, a premiação teve que acontecer no 11 de setembro, data em que um atentado terrorista provocou a morte de cerca de 3 mil pessoas após dois aviões colidirem com as famosas torres gêmeas, em Nova York (EUA). A triste coincidência foi lembrada durante o evento, que doou todo o lucro da noite para duas ONGs em apoio às vítimas, a “9/11 Day” e a “Tuesday's Children”. 

O show de abertura da premiação ficou com os versos rápidos de Eminem, rapper estadunidense com mais de 20 anos de carreira. Andando pelos palcos da UBS Arena em Nova York, ele cantou sucessos de seu décimo segundo e mais recente álbum, "The Death of Slim Shady (Coup De Grâce)". 

Após a participação especial de Jelly Roll na faixa "Somebody Save Me" de Eminem, a primeira categoria da noite foi entregue. Taylor Swift e Post Malone foram os premiados por "Fortnight" em Melhor Colaboração. 

Karol G foi a segunda a se apresentar, em um cenário decorado com as bandeiras de países latino-americanos. Ao som de "Si Antes Te Hubiera Conocido" e em meio a várias dançarinas, uma com cada bandeira, ela dançou com a plateia.

Estreando como solista, LISA do grupo de k-pop Blackpink, agitou a plateia. Com uma coreografia afiada e efeitos pirotécnicos no palco, cantou seus singles "New Woman", que na versão original conta com Rosalía, e "Rockstar".

Logo em seguida, Shawn Mendes se apresentou com "Isn't That Enough", último single de seu novo projeto que será lançado em 18 de outubro. Ele também apresentou uma música inédita, “Nobody Knows”.

Sabrina Carpenter beijando um alíen azul no palco do VMA 2024
Sabrina beijou um alien durante sua performance - Foto: Christopher Polk/Billboard 

Sabrina Carpenter também subiu no palco em uma atmosfera mágica e espacial. A artista cantou “Espresso”, “Please Please Please” e seu último lançamento “Taste”, performance que agitou a plateia após beijar um alien, integrando também elementos da premiação na performance, cuja estatueta é um astronauta.

Depois foi a vez de Anitta, que pelo terceiro ano seguido integra o VMA. A brasileira começou a performance com o lançamento "Paradise", parceria com DJ Khaled e Fat Joe. Depois foi a vez de animar o público com a faixa "Alegria" do rapper argentino Tiago PZK. O encerramento do medley foi com "Savage Funk".

Megan Thee Stallion foi a apresentadora do ano, e como de costume na premiação da MTV, trouxe doses de humor e leveza - além de looks diferentes. Além disso, flashbacks de momentos marcantes de outras edições passavam pelo telão em formato de astronauta.

A rapper se destacou também no tapete vermelho com um vestido preto feito por Nicole + Felicia Couture que foi muito compartilhado nas plataformas digitais. Vestindo um body tomara que caia, conectado a uma saia de design transparente, esvoaçante e volumosa na calda, o look de Megan misturou sensualidade, confiança e autenticidade.

De volta às apresentações e premiações, começa um dos momentos mais esperados de todo ano, o Video Vanguard Award. Recebido por Nicki Minaj na última edição, o prêmio homenageia grandes nomes da indústria da música. Orlando Bloom foi o responsável por anunciar o nome de sua esposa, Katy Perry. 

Orlando Bloom e Katy Perry se beijando no palco do VMA 2024
Katy Perry e o marido Orlando Bloom protagonizaram momentos de amor no palco - Foto:Christopher Polk/Billboard

Em uma performance que certamente ficará na história do VMA, a dona de “Roar” cantou seus principais sucessos. Com um look inspirado em seu último videoclipe, "Women's World", a cantora utilizou bailarinos, estruturas metálicas, e foi içada por um cabo. Ela performou “Dark Horse”, “I Kissed a Girl”, “Fireworks” e outros grandes hits da carreira. 

Katy fechou o espetáculo com o seu último single "Lifetimes", de seu próximo álbum “143”, com lançamento previsto para 20 de setembro. Escorregando pela plataforma que se apresentou e com uma borboleta mecânica na mão, em referência ao seu novo projeto, Perry recebeu o troféu de astronauta dourado e agradeceu pelos mais de 20 anos de sucesso e apoio de sua gravadora e seus fãs.

Em um ritmo acelerado e com bastante destaque nesta edição às apresentações, foi a vez de Chappell Roan ocupar o palco. A drag queen do interior do Mississipi encantou com "Good Luck, Babe!" em uma atmosfera medieval em referência ao clipe da faixa. 

 

Chappell Roan de joelhos ao final de sua performance no VMA 2024
De armadura, Chappell Roan levou uma vila medieval ao VMA 2024 - Foto:Christopher Polk/Billboard

Os trabalhos seguiram com um descanso da produção com a entrega do prêmio de Melhor Afrobeats, recebido por Tyla pelo sucesso "Water". A cantora da África do Sul frisou como a música africana tem crescido nos últimos anos, seu potencial, a riqueza de estilos e produções dos países do continente, até então relegadas em segundo plano.

A anfitriã Megan Thee Stallion performou em seguida com faixas do seu último álbum, MEGAN. Primeiro foi a vez de"B.A.S.", com direito a tambores no palco. Depois disso, Yuki Chiba subiu ao palco para cantar "Mamushi" com a rapper.

Baixando as batidas por minuto e a sensualidade na UBS Arena, Benson Boone cantou e andou pelos palcos. Voz do hit recente "Beautiful Things", na lista das mais escutadas do mundo no Spotify, encantou a plateia com seus vocais impecáveis e expressividade no cantar.

Sabrina Carpenter subiu ao palco novamente, desta vez para receber o prêmio de Música do Ano pelo gigantesco sucesso "Espresso". Vencendo Taylor Swift e Post Malone, Beyoncé e Travis Scott, ela agradeceu principalmente seus fãs, emocionada por receber seu primeiro astronauta.

Ainda com a estratégia de dar mais espaço para a música latina, foi a vez de Rauw Alejandro estrear na premiação da MTV. O porto riquenho levou suas origens e sucessos, além de muita dança e espanhol a Nova York.

Em um cenário de subúrbio americano, cabelo curto e vermelho, Halsey entregou um rock de garagem animado e fresquinho. A cantora performou sua mais nova faixa, "Ego", lançada semana passada, promovendo sua fase inspirada nos anos 2000. 

Após o momento nostálgico, LISA subiu ao palco mais uma vez, para receber sua primeira estatueta de astronauta, na categoria Melhor k-pop. Em tributo a carreira de um dos principais astros do rock, Lenny Kravitz apresentou três clássicos, com um destaque para “Are You Gonnna Go My Way” O rapper Quavo também esteve na apresentação.

Camila Cabello fazendo um coração com a mão depois de sua performance no VMA 2024
Camila Cabello consolidou sua nova era no VMA 2024 com  “GODSPEED”. Foto:Noam Galai/Getty Images

Camila Cabello apresentou uma performance apontada pelos fãs como uma “indireta” para Sabrina Carpenter, já que criou-se uma rivalidade entre as duas muito discutida pelos internautas após o lançamento de “Sweet N’Sour”, álbum de Carpenter que continha referências ao relacionamento de Cabello e Shawn Mendes. A morena iniciou sua apresentação assistindo “June Gloom” em um computador, quebrando-o em seguida, e cantou “GODSPEED”.

Mais tarde, Ariana Grande venceu a categoria de Melhor Cinematografia pelo clipe de “we can't be friends (wait for your love)” e Dua Lipa ganhou a de Melhor Coreografia pela música “Houdini”. Outro resultado muito aguardado durante a noite foi o de Artista Revelação, que se destinou ao sucesso Chappell Roan.

Sendo este o seu terceiro prêmio do VMA, Anitta foi a próxima a subir ao palco, na categoria de Melhor Vídeo Latino com “Mil Veces”. Com isso, a “Girl From Rio” venceu por três anos seguidos: em 2022 por “Envolver” e em 2023 por “Funk Rave”. Tanto na plateia quanto nas redes sociais, a brasileira foi ovacionada e recebeu elogios.

 

Anitta recebendo sua estatueta no palco do VMA 2024
Anitta ganhou sua terceira estatueta no VMA 2024 com Mil Veces - Foto: Mike Coppola/Getty Images

O prêmio de Melhor Vídeo do Ano foi para “Fortnight” de Taylor Swift e Post Malone e “Human” do cantor Lenny Kravitz levou a estatueta de Melhor Clipe de Rock. Por fim, Le Sserafim performou “Crazy” e enlouqueceu os admiradores do grupo. Também no k-pop, o grupo Seventeen levou o prêmio de Melhor Banda.

Tags: