Viradas épicas em São Paulo e Porto Alegre - Resumo do Brasileirão #13

Palmeiras e Botafogo conseguem viradas incríveis e Turco Mohamed respira no comando do Galo. Saiba como foi a rodada
por
Matheus Marcolino
|
22/06/2022 - 12h

 

jogadores do botafogo
Daniel Borges e Hugo comemoram o gol da virada do Botafogo no Beira Rio. Foto: Vitor Silva/Botafogo

A rodada número 13 do Brasileirão chegou ao fim na última segunda-feira (20) e teve como destaque duas grandes viradas nos acréscimos: enquanto o Palmeiras venceu o Choque-Rei fora de casa, o Botafogo lutou contra erros de arbitragem e trouxe os três pontos na bagagem de Porto Alegre. Saiba como foi a rodada completa!


Cuiabá 0x0 Ceará
Responsáveis por abrir a rodada do Brasileirão no sábado (18), Cuiabá e Ceará fizeram uma partida digna de esquecimento na Arena Pantanal. Os dois times somaram 23 finalizações no jogo, mas apenas duas foram em direção ao gol adversário - não houve nem espaço para os goleiros brilharem. No fim, o 18º colocado Cuiabá e o 13º Ceará ficaram no zero a zero.

 

Santos 2x2 Red Bull Bragantino
Na noite de sábado (18), o Santos recebeu o RB Bragantino na Vila Belmiro e protagonizou um primeiro tempo muito agitado: Léo Baptistão marcou duas vezes e colocou o Peixe em vantagem, mesmo com a expulsão do técnico Fabián Bustos, enquanto Hyoran descontou um pouco antes do intervalo. O alvinegro praiano voltou desligado para o 2º tempo e, aos 26 minutos, Luan Cândido empatou para o clube do interior. Apesar da pressão do Braga nos minutos finais, os dois times ficaram com um ponto. 
 

lucas pires e artur
Artur, à esquerda, e Lucas Pires, à direita, travaram duelo pelo lado em empate na Vila. Foto: Ivan Sorti/Santos FC

Atlético-MG 2x0 Flamengo
Pressionado antes do início da rodada, o técnico Antonio “Turco” Mohamed ganhou um respiro após a vitória do Atlético sobre o Flamengo no domingo (19). Em jogo inesperadamente tranquilo, o Galo marcou duas vezes - com Nacho Fernández e Ademir -, se manteve no G4 do Brasileirão e afundou o Flamengo, que com 15 pontos conquistados em 13 rodadas, figura apenas um ponto acima da zona de rebaixamento.

 

Corinthians 1x0 Goiás
Com mais sofrimento do que o esperado, o Corinthians venceu mais uma partida dentro de casa e segue na cola do arquirrival Palmeiras na briga pela liderança do Brasileirão. Com um esquema mais móvel no ataque, o Timão jogou para o gasto; Fábio Santos, cobrando pênalti (cuja marcação foi bem questionável) garantiu ao Alvinegro a vitória pelo placar mínimo. O Esmeraldino reclamou muito da arbitragem da partida, mas de nada adiantou, e o clube goiano abre a zona de rebaixamento na 17ª colocação.

 

Coritiba 0x1 Athletico-PR
O primeiro Atletiba do Brasileirão foi marcado por muita confusão dentro do campo. Foram 14 cartões distribuídos no total da partida: seis para o Furacão e oito para o Coxa, incluindo dois vermelhos para os donos da casa. O solitário gol do confronto foi marcado pelo lateral Khellven, que cobrou pênalti aos 55 minutos do segundo tempo e garantiu os três pontos para o Athletico, 3º colocado do Brasileirão com 21 pontos. O Coxa, com três derrotas seguidas e há cinco jogos sem vencer, ocupa a 15ª posição.

 

Atlético-GO 3x1 Juventude
No Serra Dourada, o Dragão venceu o Juventude de virada. Apesar do Verdão da Serra ter aberto o placar no primeiro tempo, com Rodrigo Soares, acabou sofrendo a virada na segunda etapa com gols de Airton, Wellington Rato e Léo Pereira para o Dragão. Com a vitória, o Atlético saiu do Z4 e agora é o 12º colocado; o Juventude, com quatro derrotas consecutivas, é o novo lanterna do campeonato.

 

Fortaleza 1x0 América-MG
Buscando uma recuperação no campeonato, o Fortaleza recebeu o América no domingo (19) e não decepcionou sua torcida, que fez bonito no Castelão. Yago Pikachu foi o responsável pelo gol que deu três importantes pontos ao Leão do Pici, ex-lanterna da competição, na briga contra o rebaixamento. O Fortaleza chegou à segunda vitória no Brasileirão e aos 10 pontos conquistados, enquanto o América beira o Z4 e tem 15 pontos.

 

Internacional 2x3 Botafogo
Sem dúvidas, o jogo mais maluco da rodada aconteceu no Beira Rio. O Botafogo perdeu o zagueiro Philipe Sampaio, com apenas cinco minutos jogados, após pênalti inexistente anotado pelo árbitro. O técnico Luis Castro já tinha sido expulso no banco de reservas e, num intervalo de quatro minutos, o Inter tinha 2 a 0 no placar. 

erison
Erison comemora com "aviãozinho" o segundo gol marcado pelo Botafogo. Foto: Vitor Silva/Botafogo


O roteiro que parecia se desenhar para uma goleada do Colorado acabou se convertendo em uma das maiores viradas do campeonato: ainda no primeiro tempo, Vinícius Lopes diminuiu para o Glorioso; Erison empatou no início da segunda etapa e, após muitos cartões para ambos os lados, Hugo marcou o gol da virada aos 56 do segundo tempo. Ao fim da partida, cenas lamentáveis invadiram o gramado do Beira Rio e Gabriel Mercado (Inter) e Lucas Piazón (Botafogo) foram expulsos. O Inter ocupa a 5ª posição, com 21 pontos, enquanto o Botafogo, com 18, é o 7º colocado.

 

Fluminense 2x0 Avaí
Com muita tranquilidade, o Fluminense venceu o Avaí por 2 a 0 e conquistou três pontos diante de sua torcida. Germán Cano marcou aos cinco da primeira etapa, enquanto Matheus Martins completou o placar para o Tricolor das Laranjeiras no segundo tempo. O Flu agora fecha o G6 com 18 pontos - apenas um a mais que o Avaí, 11º colocado do Brasileirão. 

 

São Paulo 1x2 Palmeiras
O líder Palmeiras chegou ao 18º jogo de sua sequência invicta após conseguir uma virada épica sobre o São Paulo, no Morumbi, na noite de segunda-feira (20). O gol solitário de Patrick, marcado no primeiro tempo, dava a vitória ao Tricolor até os 45 minutos da etapa final; os zagueiros Gustavo Gomez, aos 45, e Murilo, aos 51, anotaram os gols da vitória do Verdão. O Palmeiras, líder do Brasileirão com 28 pontos, não vencia o São Paulo, no Morumbi, de virada, desde o dia 1º de maio de 1994 - dia da morte de Ayrton Senna. O São Paulo, com 18 pontos, é o 10º colocado.

 

palestra
Jandrei no chão e Gómez em comemoração: a dor são-paulina e a euforia palmeirense. Foto: Cesar Greco/Palmeiras

 

Veja as partidas da 14ª rodada:

Sexta-feira (24/06)
Internacional x Coritiba- 21h30

Sábado (25/06)
Athletico-PR x Red Bull Bragantino - 16h30
Corinthians x Santos - 19h00
Flamengo x América-MG- 19h00
Atlético-MG x Fortaleza - 21h00

Domingo (26/06)
Avaí x Palmeiras - 16h00
Botafogo x Fluminense - 18h00
Ceará x Atlético-GO - 18h00
Goiás x Cuiabá - 18h00
São Paulo x Juventude - 18h00