As redes sociais mudaram profundamente a maneira como as pessoas se relacionam no mundo real e virtual. Com esse crescimento das mídias nos últimos 15 anos, surgiram diversos produtores de conteúdos que se tornaram verdadeiras personas, mostrando aos seus seguidores uma “vida perfeita”, quando na realidade o que se passa no dia a dia é totalmente diferente do que é mostrado no Instagram, por exemplo. Infelizmente, esse é um fenômeno que tem crescido muito nessa era digital e acabou se tornando algo mais comum do que o esperado.
Plataformas digitais como Twitter, TikTok e Instagram são grandes palcos virtuais onde as pessoas podem exibir suas vidas da maneira que quiserem para que outros vejam. Os influenciadores têm um papel decisivo para esse ideal utópico onde tudo é lindo e maravilhoso. Através de fotos e vídeos com filtro, legendas muito bem elaboradas e com toda uma equipe por trás pensando em cada detalhe do perfil, a internet se tornou um ambiente fora da realidade que vivemos.
Uma linha do tempo em relação à produção e venda de conteúdo pessoal na internet pode esclarecer um pouco como chegamos até aqui: no final da década de 2000 e início da década de 2010, o YouTube começava a se destacar como uma soberana plataforma digital de vídeos. Como tudo ainda era ‘pouco explorado’, não existia um manual de comportamento a ser seguido pelos youtubers. Dessa maneira, muitos começaram a ter destaque publicando as próprias vidas de maneira quase literal. Por meio de vídeos opinativos, vlogs diários de rotina, transmissões jogando videogames ou até mesmo gravações de turismo, os conteúdos eram autênticos e espontâneos. Nas mídias de texto e imagem, o Facebook e o Twitter eram encarregados desse papel; enquanto o primeiro era mais elaborado, com portais de debates, compartilhamento de ideias e notas bem escritas, o segundo assumia um formato mais leve, com tuites curtos e diretos e uma proposta mais cômica.
Em entrevista para a AGEMT, a psicóloga e neurologista Eliane Duek falou sobre esse panorama: “Na primeira era digital das redes sociais, cada pessoa foi ‘jogada’ em um universo até então quase desconhecido e o conceito era trazer a pessoa da esfera material para o ambiente virtual. Por isso, a esmagadora maioria tanto dos usuários quanto dos primeiros produtores de conteúdo enxergaram uma possibilidade de apresentar suas vidas das mais diversas maneiras para que os outros pudessem assistir e comentar. Ali era criado um ambiente que tentava emular a vida real da maneira mais realista possível”, diz Duek.
No entanto, tudo começou a mudar com a ascensão do Instagram por volta de 2015, quando a rede de fotos começou a chamar à atenção do mundo. As legendas com hashtags compartilhadas já começavam a demonstrar um certo padrão (quem não se lembra do ‘Partiu!’) e as fotos já buscavam algum tipo de reconhecimento estético. “A grande questão do Instagram é que o fato do conteúdo ser transmitido principalmente em fotos ao invés de vídeos falados ou palavras escritas já tira um pouco da naturalidade e da espontaneidade do momento. Desde que os primeiros instrumentos de fotografia foram inventados, as imagens são pensadas e produzidas de certa maneira; a pessoa pensa no conteúdo que vai ser produzido antes de criá-lo. Além disso, com um maior número de cadastros, cada usuário começa a se sentir mais vigiado e, consequentemente, vulnerável, muitas vezes relutante em postar algo pessoal ou informal devido ao grande número de visualizações por amigos e familiares”, explica a psicóloga.
Mais recentemente, o Instagram criou os Stories, que consistem em vídeos ou fotos de pequena duração que ficam expostos por 24 horas a fim de que os usuários apresentem mais das suas próprias vivências ao invés de postar apenas o que é produzido. Mesmo assim, muitos famosos enxergaram nessa nova ferramenta um espaço para anúncios, propagandas, e mais interação com assinantes através da interpretação de um ‘personagem’. Para incrementar ainda mais a era volátil, nasceu o chinês TikTok.
Com o início da pandemia de Covid-19, o TikTok se tornou a rede social mais utilizada no planeta, trazendo vídeos curtos sobre os temas mais variados para diversos grupos de usuários. Esse aplicativo viralizou com produções que de fato vinham para apresentar o cotidiano da pandemia, as dificuldades (algo frequentemente escondido nessa era de padrões) e os reflexos do isolamento social. Porém, as famosas trends, correntes de repetição de algum vídeo popular ao redor da plataforma por milhões de usuários, surgiram e cresceram exponencialmente como um reflexo desse novo período no qual os produtores se adaptam às modas mais consumidas pelos fãs para viralizarem na plataforma.
“A internet está atravessando um momento que podemos definir como ‘era do algoritmo’. O reconhecimento e o sucesso nas redes sociais pode ser conseguido se o produtor de conteúdo consegue fazer uso das chaves de cada algoritmo; alguns conteúdos são mais divulgados do que outros, até mesmo por vontade do público consumidor. Aqueles que entendem a maneira de agir, o comportamento nos vídeos, as fotos postadas ou o conteúdo apresentado que rendem mais visualizações e likes conseguem se destacar e alavancar a própria carreira rapidamente”, afirma Duek.
Ela completa: “Um ponto negativo em relação a isso é que os grandes produtores estão deixando de ser reconhecidos por trabalhos autorais, pelas próprias ideias e até mesmo pela própria vida. Muitos youtubers que vendiam o seu dia-a-dia em geral para os fãs, hoje se rendem a trends, roteiros prontos e personagens que em nada lembram as características da própria pessoa”.
Esse comportamento acaba gerando uma dualidade ‘pessoa-personagem’ que acaba transportando essa metodologia até mesmo para outros espaços. Um exemplo é o youtuber Felipe Neto; relatos de fãs e até mesmo amigos afirmam que nos últimos anos, o influenciador age e se comporta de maneira diferente durante o seu cotidiano e até mesmo nos espaços sociais particulares devido a um processo de adaptação que sofreu em suas redes sociais desde 2017. As figuras públicas pensam em tudo antes de fazer um post ou um story, e escolhem cuidadosamente os momentos que devem ou não ser mostrados para a grande massa. Isso cria uma imagem de que todos os momentos vividos vão ser extraordinários, mas infelizmente a vida não é assim. Esse exagero é terrível para quem o acompanha nas redes, porque causa uma pressão desnecessária por uma perfeição que nunca vai ser atingida.
"A busca pela excelência tem consequências significativas para a saúde mental de quem quer atingir esse nível imaginário. A constante comparação entre o fã e o famoso que vemos online pode levar à ansiedade, depressão e baixa autoestima. Muitas pessoas se sentem inadequadas diante das imagens de felicidade constante e sucesso que inundam suas redes. A pressão social para manter essa imagem perfeita online pode ser avassaladora. Além disso, ela pode resultar em uma busca incessante por aprovação e validação em forma de curtidas e comentários, em vez de construir conexões significativas com outros", ressalta Duek.
Outro aspecto crítico é o papel do cyberbullying e da intimidação nas redes sociais, que pode ter repercussões devastadoras na saúde mental das vítimas. O anonimato proporcionado pela internet, frequentemente causa gatilhos e comportamentos prejudiciais, resultando em danos psicológicos graves e, em alguns casos, desfechos trágicos. "É importante ressaltar que a vida perfeita do Instagram é frequentemente uma ilusão; por trás das imagens brilhantes e estilizadas, há uma vida real, repleta de desafios e com muitos altos e baixos em diversas ocasiões", diz Duek.
As redes sociais mostram o que as pessoas escolhem compartilhar, mas raramente revelam os momentos difíceis e as imperfeições. Quando a tempestade chega, com notícias e fatos ruins acontecendo, o público não vê porque os “personagens” não ganham nada mostrando esse tipo de conteúdo. As pessoas que se tornaram "personagens" nas redes sociais são um reflexo da era digital em que vivemos. Elas exploram as possibilidades de se expressar, conectar-se com outros, apenas no intuito de alcançar seus objetivos pessoais e profissionais. No fim, o mais importante é entender que o conceito de ‘vida’ apresentado pelos produtores de conteúdo digital já deixou de ser algo realista e natural há muitos anos, e hoje em dia não há mais motivos para se espelhar no ‘ídolo do YouTube’ ou ‘naquele tiktoker que viaja o mundo inteiro’ para qualquer tipo de projeto pessoal. Compreender isso é um passo que torna a relação do usuário com as redes sociais em uma aproximação muito mais saudável.