As vestes e falas do novo Papa

A roupa tradicional do Papa pode contradizer as declarações que aparentam ser progressistas
por
Daniella Ramos
|
09/05/2025 - 12h

O papa Leão XIV é o primeiro americano a ocupar esse cargo, apesar de também ser considerado latino-americano por ter trabalhado por muitos anos no Peru. Robert Prevost é o primeiro Agostiniano que comandará a Igreja Católica.  O discurso de sua posse tem como principal foco a ideia de paz ao inicia-lo falando “a paz esteja com vocês” e também uma alta defesa dos pobres.

As vestes de Robert chamaram a atenção, pois diferentemente de Francisco, que vestiu branco e anéis de prata para simbolizar a simplicidade, Leão voltou à tradição que foi seguida até Bento XVI, usando uma roupa vermelha e anéis de ouro. “A vestimenta traz a ideia da centralidade de tradição católica do papa”, afirma o mestrando em Comunicação e Semiótica, Mauri Oliveira.

“A Fratelli Tutti escrita pelo Papa Francisco falava muito sobre o direito à vida, direito ao espaço e isso era ligado também aos imigrantes por terem direito de viver onde escolheram, espero que Leão siga isso, acho que ele falar espanhol fluente pode ser algo que conte como apoio imigratório”, comenta a aluna de Psicologia na PUC-SP, Ky Maiorano.

Há grandes discussões se o novo papa seguirá as ideias de Francisco. Suas falas são de acolhimento a todos, principalmente os mais necessitados, já suas roupas trazem a ideia de tradição a ser seguida, o que traz a dúvida entre ser reformista e conciliador. Mas ainda só existem especulações sobre como pode ser o novo papado, “falar por falar todos falam, queremos ver as ações e esperar para ver”, reforça o aluno de história Luís Gustavo Moreira.