Na tarde do último sábado (16), a equipe comandada pelo português Abel Ferreira conquistou sua maior vitória neste Campeonato Paulista ao atropelar a Ponte Preta pelo placar de 5 a 1. Com esse resultado, o time assegurou sua vaga para as semifinais do Paulistão pelo 11º ano consecutivo, sendo também o único clube ainda invicto nesta edição da competição.
Na primeira etapa do confronto o jogo já estava praticamente decidido, logo aos 3 minutos o atacante argentino do Verdão abriu o placar após ótimo cruzamento de Piquerez. E antes da metade do primeiro tempo, de novo Flaco López, aumentou o marcador para a equipe da capital, depois de receber belo passe da joia Endrick. Faltando menos de 10 minutos para o intervalo, o zagueiro artilheiro Murilo, fez questão de acabar com as esperanças da Macaca de avançar às semifinais, e novamente, aproveitando cruzamento do lateral uruguaio, o time alviverde marcou 3 a 0.
Para a segunda etapa, o Palmeiras voltou com a mesma equipe, enquanto a Ponte Preta ainda não havia jogado a toalha e fez duas alterações. Mudanças essas que não surtiram tanto efeito no jogo, pois apesar de o Palmeiras ter dominado muito mais as estatísticas gerais de ataque no primeiro tempo, o placar já estava praticamente resolvido.
E ainda que não estivesse, por mais que a equipe alvinegra tentasse, o Verdão conseguiu se impor novamente na etapa final e marcou ainda mais dois gols. Um com o garçom da partida Piquerez, e o outro que levou o Flaco à artilharia da competição com maior folga, chegando à marca de 10 gols em 12 jogos.
Com esse resultado, o Palmeiras igualou sua melhor marca de invencibilidade na Era Abel Ferreira, já são 19 jogos sem perder, contabilizando a reta final de campeonato brasileiro do ano passado. A última vez que a equipe perdeu, foi no confronto contra o Flamengo de Tite, ainda em novembro de 2023.
O próximo confronto do Verdão será o Novorizontino, que eliminou o São Paulo nos pênaltis, no último domingo (17), e a partida está prevista para ocorrer no dia 27/03, após a pausa para a Data Fifa, entre os dias 18 e 23 de março. Vale lembrar que o Palmeiras perderá o atacante Endrick e o zagueiro Murilo para a seleção brasileira, além do meio-campista Richard Ríos, que foi convocado pela federação colombiana.
Enquanto a Ponte Preta, que se despediu do Paulistão após esse duelo, foca no início da Série B do Campeonato Brasileiro no dia 19/04, data da sua estreia na competição, em casa, contra o Coritiba. O time de João Brigatti busca passar menos sufoco esse ano, já que quase foi rebaixado para a Série C no ano passado.