Ventos fortes cancelam festiva e estragam planos de amigos

por
Raissa Santos Cerqueira
|
22/06/2023 - 12h

“Eles não tinham nenhum motorista com idade suficiente para alugar um carro”, conta Hélio Rodrigues Santos, 51, relembrando as dificuldades de  uma viagem para a Escócia, no final do ano de 2004, com um grupo formado por uma amiga e pessoas a quem ele não conhecia. Os planos do grupo de quase amigos era passar o ano novo no país e aproveitar o Hogmanay, festival que dura três dias e marca a passagem do ano para os escoceses.

Hélio conta que já havia ido para a Escócia um ano antes, mas não havia tido tanto tempo para aproveitar o lugar e não pode conhecer muito do país então como não possuía nenhum plano para a festa de fim de ano que marcaria a passagem de 2004 para 2005 aceitou o convite da amiga para revisitar o local disposto a seguir o plano de viagem já pré-estabelecido entre o grupo. Desse modo, no dia 30 de dezembro de 2004 eles embarcaram em uma viagem de 6 horas de Londres até a cidade de Edimburgo onde ficariam hospedados em um pequeno apartamento que havia sido previamente alugado no país vizinho.

Ele relembra que o grupo não fez muitas coisas no dia de sua chegada a Escócia e que se limitaram apenas a ir ao mercado e descansar devido a longa viagem que haviam feito. “Uma coisa inusitada que aconteceu quando chegamos neste apartamento era que o banheiro estava entupido”, conta, rindo ao se recordar da adversidade encontrada “Nós éramos oito para usar o banheiro então ficamos desesperados porque as lojas iriam fechar para o ano novo e nós não teríamos como usar o banheiro”, relata completando com um adendo dizendo que haviam conseguido desentupir o banheiro no dia seguinte.

“No dia seguinte, 31 de dezembro, nós nos preparamos para ir ao Hogmanay, mas o festival acabou sendo cancelada porque estava ventando muito e estava muito frio, deveria estar quase em 0°C”, recorda. Mesmo com o festival cancelado e sem as atrações, as adversidades não impediram que as pessoas fossem às ruas comemorar a virada do ano e também não impediram o grupo de finalizar a noite em uma balada.

No primeiro dia do ano,  ele conta que o grupo foi junto para cidade de Stirling que ficava próxima e tiveram a oportunidade de visitar o monumento feito em homenagem a William Wallace o herói no qual foi inspirado o filme “Coração Valente” (1995). Após o dia primeiro ele relata que o grupo de amigos já não estava mais hospedado no pequeno apartamento e havia sido dividido com parte deles seguindo viagem contornando o Lago Ness prosseguindo de acordo com o roteiro de viagem já pré-determinado enquanto a outra parte já possuía uma viagem marcada para visitar a Itália. “Como eu estava dirigindo eu apenas seguia as instruções que eles me davam”, comenta ao dizer que havia ficado com a parte do grupo que permaneceu na Escócia.

No último dia eles subiram em direção ao Fort Williams e foram em uma estação de esqui voltando para Londres logo em seguida sem fazer mais nenhuma parada.

Tags: