Venezuela avança para as quartas de final da Copa América

Com uma campanha perfeita na fase de grupos, os venezuelanos avançam de fase, enquanto a Jamaica encerra sua participação no torneio.
por
Leonardo Nunez
|
03/07/2024 - 12h

Na última rodada do Grupo B da Copa América, Jamaica e Venezuela se enfrentaram no Q2 Stadium, em Austin. Os venezuelanos saíram vencedores por 3 a 0, mantendo 100% de aproveitamento nos três jogos pela primeira vez em sua história nesta competição e ficando em primeiro no grupo. Por outro lado, os jamaicanos, que já haviam sido eliminados matematicamente, se despediram do torneio de maneira oficial.

 

O jogo começou de maneira equilibrada entre as duas equipes. A Venezuela tentou controlar a posse de bola, mas a maioria dos toques ocorreu em sua defesa, sem muita efetividade.

 

 Por outro lado, os jamaicanos apostaram no contra-ataque e tiveram a primeira chance do jogo aos 7 minutos, quando o meia Renaldo Cephas acionou o ponta Demarai Gray pela esquerda, que invadiu a área e arriscou um chute com o pé direito, mas a finalização saiu longe do gol.

 

O VAR foi acionado aos 10 minutos, quando o venezuelano Machis acertou um pisão no tornozelo do defensor Latibeaudiere e recebeu cartão amarelo. Enquanto o jogador recebia atendimento médico, o lance foi analisado para uma possível expulsão, mas a decisão não foi revertida, o que gerou muita reclamação por parte dos jamaicanos.

 

Sem alguns dos seus titulares, a Venezuela teve dificuldades para chegar ao ataque, encontrando a defesa sólida da Jamaica como um obstáculo constante. Uma alternativa encontrada pelos venezuelanos foi o chute de fora da área. Aos 16 minutos, o atacante Machis tentou um chute de longa distância, e a bola saiu raspando o gol do goleiro Waite.

 

 

Aos 34 minutos, a Jamaica tentou com o atacante Michaeil Antonio, que avançou pelo lado direito, fez fila e tocou na entrada da área. O ala esquerdo Jon Bell dominou e finalizou, mas a bola passou rente ao gol. O primeiro tempo terminou sem gols, 0 a 0.

Jogadores das duas seleções disputando a bola, o jogador com a bola de camisa branca enquanto o outro jogaor com camisa amarela e detalhes verde. (Foto: Sam Hodde/AFP)
Jogadores das duas seleções disputando a bola. (Foto: Sam Hodde/AFP)

Na segunda etapa, a Venezuela voltou diferente, com mais ímpeto para buscar o gol. Aos 4 minutos, o atacante Eduard Bello tocou a bola de cabeça, após um cruzamento do lateral Jon Aramburu pela esquerda, abrindo o marcador.

Com o gol, a Venezuela ficou mais calma para tocar a bola, e a Jamaica não conseguiu responder. Aos 12 minutos, o atacante Salomón Rondón recebeu um belo passe do meia Yangel Herrera e deu um leve toque na saída do goleiro Waite para ampliar o placar para 2 a 0.

A chance mais clara para os jamaicanos surgiu aos 32 minutos, quando o atacante Kaheim Dixon recebeu pela direita e arriscou um chute cruzado que obrigou o goleiro Romo a fazer uma grande defesa.

Depois de várias chances para aumentar ainda mais a contagem do marcador, aos 39 minutos, em lance parecido com o segundo gol, o meia Kervin Andrade fez um ótimo lançamento por baixo para o atacante Eric Ramírez, que finalizou no canto para marcar o último gol do jogo.

Eric Ramírez de camisa branca marcando o terceiro gol da Venezuela. (Aric Becker / AFP)
Eric Ramírez marcando o terceiro gol da Venezuela. (Aric Becker / AFP)

Após o gol, a Venezuela controlou o jogo, e a Jamaica, já atordoada, não conseguiu responder. A partida terminou 3 a 0 para os venezuelanos, que, além da classificação invicta, se mostraram dominantes no segundo tempo.

A Venezuela vai às Quartas de Final, onde enfrenta o Canadá, do Grupo A, no dia 5 de julho no AT&T Stadium em Arlington, Texas. Já a Jamaica está eliminada do torneio.