Venezuela aproveita chances e vence na Copa América

Em jogo movimentado, os venezuelanos se classificaram de forma antecipada no Grupo B após vencer o México.
por
Leonardo Nunez
|
28/06/2024 - 12h

Na última quarta-feira (26/06), em busca da classificação antecipada para a próxima fase da Copa América no Grupo B, a Venezuela enfrentou o México no SoFi Stadium, em Los Angeles, em Inglewood. Os venezuelanos saíram vencedores por 1 a 0, com uma cobrança de pênalti do experiente Salomón Rondón. Com esse resultado, a Venezuela está matematicamente classificada.

O jogo iniciou de maneira frenética, ambas as equipes tentavam controlar a posse de bola e criar oportunidades. A primeira chance clara veio aos 9 minutos para o México, quando o atacante Quiñones aproveitou um rebote defensivo, porém errou o alvo. Pouco depois, aos 13 minutos, o ponta Soteldo da Venezuela respondeu com um chute perigoso da ponta da área.

Apesar do equilíbrio na posse de bola, o México começou a demonstrar leve vantagem, com seus jogadores no meio-campo, que trocavam passes para acionar os atacantes. Aos 20 minutos, Santiago Giménez foi acionado em velocidade pelo meio e tentou uma finalização de primeira, mas o goleiro Romo fez uma grande defesa.

Enquanto isso, a Venezuela buscava construir suas jogadas pelo lado esquerdo do campo, porém enfrentava dificuldades em finalizar com eficácia. Aos 34 minutos, o atacante Salomón Rondón recebeu um passe preciso do ponta Jefferson Savarino e acertou a trave, em uma das melhores oportunidades do jogo até aquele momento.

O primeiro tempo terminou, e ambas as seleções sofriam no último passe, o que não permitiu efetividade nos 45 minutos iniciais. O México buscou penetrar pelo meio, enquanto a Venezuela preferiu jogadas pelas pontas, mas nenhuma das estratégias foi eficaz o suficiente para abrir o placar na primeira etapa.

Jogadores das duas seleções disputando a bola, Venezuela de camisa vinho e México de camisa verde. (foto: Buda Mendes/AFP)
Jogadores das duas seleções disputando a bola. (foto: Buda Mendes/AFP)

No segundo tempo, a Venezuela voltou mais organizada e compacta, especialmente após a entrada do meia Cristian Cásseres Jr no lugar de Savarino. Aos 8 minutos, uma jogada bem construída iniciada por Soteldo resultou em um forte chute de Rondón que acertou a trave mexicana.

Aos 10 minutos, a Venezuela demonstrou eficiência tática em uma tabela entre Yangel Herrera e Jon Aramburu, que foi derrubado por Quiñones dentro da área, o que resultou em um pênalti. Após revisão do VAR, Rondón converteu com precisão e abriu o placar aos 12 minutos do segundo tempo.

O México tentou reagir e retomar o controle da partida em busca do empate, mas a Venezuela, motivada pelo gol, manteve-se firme defensivamente. Os mexicanos tiveram uma oportunidade clara aos 20 minutos, quando Quiñones fez um cruzamento perigoso que exigiu uma grande defesa do goleiro Romo.

Ainda na tentativa mexicana, aos 39 minutos, em uma finalização do lateral Jorge Sánchez, o zagueiro Wilker Ángel usou o braço para bloquear. Após análise do VAR, aos 43 minutos, Pineda cobrou pênalti no canto esquerdo, mas o goleiro Rafael Romo defendeu.

Jogadores Venezuelanos comemorando a defesa de pênalti do seu goleiro, jogadores de camisa vinho e goleiro de camisa preta. (Foto: Patrick T. Fallon/AFP)
Jogadores Venezuelanos comemorando a defesa de pênalti do seu goleiro. (Foto: Patrick T. Fallon/AFP)

Após o pênalti perdido, o México intensificou suas tentativas de ataque, enquanto a Venezuela se manteve defensiva, esperando por um contra-ataque. No entanto, o placar não se alterou, e a Venezuela garantiu uma vitória por 1 a 0, com uma performance mais eficiente no segundo tempo.

A terceira e decisiva rodada do grupo será no próximo domingo (30). A Venezuela jogará contra a Jamaica no NRG Stadium, em Houston, às 21h (Horário de Brasília), já o México enfrentará o Equador, o State Farm Stadium, em Phoenix, no mesmo horário.