Venceu e Convenceu – Brasil vence Inglaterra em Wembley

Endrick marcou o gol que deu a vitória a amarelinha
por
Rodrigo Silva Marques
|
25/03/2024 - 12h

O primeiro amistoso da seleção brasileira em 2024 deu um gosto diferente aos torcedores. Depois dos últimos resultados e do decepcionante 2023, a expectativa para muitos brasileiros seria que a “canarinho” perdesse e sofresse contra a forte seleção inglesa, que atualmente ocupa a terceira colocação no ranking da FIFA (atrás apenas das finalistas da última copa do mundo, França e Argentina).  No entanto, o que se viu foi um jogo bem pegado. Os jogadores dos dois lados não aliviaram nos desarmes nem nas faltas, tratando o confronto de gigantes como um jogo oficial, digno para um estádio tão lendário quanto o Wembley. O duelo também homenageou a lenda brasileira Mario Zagallo, falecido em janeiro.

A partida de sábado (23) também foi marcada por várias caras novas na seleção, além do treinador Dorival Junior. Bento (CAP), Lucas Beraldo (PSG), Fabricio Bruno (Flamengo), Wendell (Porto), João Gomes (Wolverhampton), Pablo Maia (São Paulo) e Savinho (Girona) fizeram tiveram suas primeiras atuações no escrete canarinho no primeiro jogo do novo comandante.

            No primeiro tempo, o destaque ficou com o Brasil que teve ao menos três chances claras de gol que não se converteram. Com 11 minutos, Fabricio Bruno cortou na defesa, Lucas Paquetá dominou e iniciou o contra-ataque. Ele lançou Vinicius Jr nas costas da defesa, que disparou sozinho até a entrada da área, mas chutou fraco na saída de Pickford e Kyle Walker conseguiu salvar a bola antes de entrar.

            Aos 18 veio à resposta inglesa. Jude Bellingham chegou à linha de fundo e deu um toque por elevação na meia-lua para Conor Gallagher. O camisa oito dominou e acionou Oliver Watkins, que ganhou de Beraldo no corpo para sair na cara do gol, mas o atacante inglês acabou por isolar a bola

            Nos 34 minutos, Paquetá pegou na entrada da área, mas chutou mascado, Rodrigo recebeu a sobra pela esquerda. No meio do bate-rebate da área inglesa, o camisa oito brasileiro recebeu de volta a bola e bateu livre na marca do pênalti carimbando a trave.

            O último grande lance foi aos 41, quando numa recuada fraca de Harry Maguire na entrada da área, Raphinha foi mais esperto e bateu cruzado, tirando tinta da trave.

          Na volta dos vestiários para o segundo tempo, a Inglaterra teve chance claríssima com Gordon, logo aos 4 minutos, em batida de chapa, mas Bento fez uma defesa espetacular e salvou o Brasil. Aos 20 minutos, o técnico faz as mudanças que definiriam o jogo. Tirou Paquetá e Rodrygo e colocou Andreas Pereira e Endrick no lugar. Na sequência, mais mexidas, com as saídas de Bruno Guimarães e Raphinha para as entradas de Douglas Luiz e do estreante Savinho.

            Faltando 10 minutos para acabar o tempo normal, Andreas Pereira, fez um lançamento perfeito para Vini Jr que saiu na cara de Pickford Ele bateu em cima do goleiro, mas a bola sobrou para Endrick que empurrou para a estufar as redes. O feito tornou o camisa nove do Palmeiras o quarto jogador mais jovem a marcar um gol com a seleção principal. Apesar da explosão de alegria da torcida brasileira em Wembley, ainda é preciso resguardar o entusiasmo, apesar do resultado e do desempenho. Terça-feira (26) o Brasil enfrentará a Espanha, em Madri, no mítico Santiago Bernabéu. O time ibérico poupou seus principais jogadores visando este confronto. Os espanhóis foram derrotados pela Colômbia na sexta-feira (22), em amistoso na Inglaterra.

Imagem brasil 1
Endrick comemora gol que deu vitória ao Brasil