A final do Campeonato Paulista da série A2 começou na quarta-feira, (10/04), no Estádio Alfredo de Castilho, na cidade de Bauru, casa do Noroeste. Mais de 6.400 torcedores apoiaram o time da casa.
Os jogadores, além de lutar pelo título, tinham uma oportunidade de mostrar o seu talento para outros clubes. Os dois jogos foram transmitidos ao vivo pela TV aberta. Os times pequenos que não disputam campeonatos nacionais no segundo semestre, geralmente fazem contratos curtos com os seus jogadores, e aparecer na TV disputando uma final de campeonato é uma oportunidade que motiva ainda mais os atletas. Conseguir um novo clube e um contrato de trabalho para o restante da temporada é uma necessidade.
.
No primeiro jogo da semifinal do Paulistão série A2, o Velo Clube larga na frente, vencendo o Noroeste por 1 x 0 na casa do adversário - Foto: Pedro Zacchi/Ag. Paulistão
O campeonato começou a ser conquistado no jogo de ida, na casa do Noroeste. Os atletas não se intimidaram com a barulhenta torcida adversária que lotavam o estádio Alfredão. No primeiro tempo, o jogo foi muito disputado no meio de campo, com muita imposição física e poucos lances criativos.
No início do segundo tempo, após escanteio cobrado na área, o atacante Caio Mancha subiu mais que os zagueiros e, de cabeça, tocou para Gabriel Mancha, que empurrou a bola para as redes, abrindo o placar.
Comemoração do gol do Velo Clube. Gabriel Mancha abre o placar no Estádio Alfredão – Foto: Pedro Zacchi/Ag. Paulistão
Após tomar o gol, o Noroeste mudou o seu esquema tático e passou a jogar com quatro atacantes. Trocou muitos passes no meio do campo (70 % de posse de bola no segundo tempo), sem oferecer perigo ao gol adversário. O Velo Clube recuou as suas linhas e esperou o Noroeste, apostando em uma roubada de bola para matar o jogo em contra-ataques. Aos 38 minutos Caio Mancha perdeu uma oportunidade clara para ampliar o placar ao ganhar uma disputa de bola com o zagueiro adversário.
O Velo Clube, em muitos momentos devolvia a bola ao adversário para não desfazer o seu forte sistema defensivo. O time, bem fechado e compactado em sua defesa, não ficou desconfortável com a pressão exercida pelo adversário.
Ao final do jogo, o Velo Clube conquistou uma vantagem importante para a partida de volta.
Três dias após o jogo de ida, no sábado (13/04), o Estádio Benito Agnelo Castellano, conhecido como Benitão estava lotado. Com menos de dois minutos de jogo a torcida já comemorou o primeiro gol. Em jogada de bola parada, Léo Campos cobrou escanteio, jogando a bola no segundo pau. O zagueiro Júlio Vaz, de cabeça, abriu o placar, ampliando a vantagem do Velo Clube e dando mais tranquilidade aos jogadores. Logo depois, em grande jogada no meio de campo, o atacante Caio Mancha apareceu livre para ampliar o placar, mas parou na trave.
Jogadores do Velo Clube comemoram o gol, aos dois minutos do primeiro tempo – Foto Thomaz Marostegan/Ag. Paulistão
O Noroeste respondeu rapidamente e em lance criativo no meio de campo, o atacante Carlão, artilheiro do campeonato, recebeu a bola livre dentro da área e finalizou para fora.
Na etapa final, o Noroeste foi para o tudo ou nada. Aos quinze minutos, o atacante Izael sai do banco e em seu primeiro lance acertou um forte chute da entrada da área, empatando o jogo. Os trinta minutos seguintes foram intensos, com o Noroeste se arriscando cada vez mais. Em uma jogada imprudente, Izael deu uma entrada muito forte em Guilherme, e foi expulso de campo.
Mesmo com um jogador a menos, o Noroeste continuava pressionando. Nos acréscimos, um milagre do goleiro Gabriel Félix. Em um chute cara a cara, o goleiro fez grande defesa, garantindo o empate e a conquista do merecido título.
Jogadores e comissão técnica comemoram o título do Paulistão 2024 série A2 – Foto: Thomaz Marostegan/Ag. Paulistão
O Velo Clube conquistou, em 2020, o título da série A3. Quatro anos depois vence a série A2 do Paulistão. Em 2025 sua torcida estará nas arquibancadas apoiando o time na série A1. A maioria dos torcedores assistirá pela primeira vez o seu time enfrentar os grandes clubes do futebol paulista em jogos oficiais.