Veja os resultados do primeiro turno das eleições do Sudeste

Quais sãos os candidatos que venceram o primeiro turno e quem ainda está na disputa para a prefeitura.
por
Maria Eduarda Cepeda
|
12/10/2024 - 12h

Neste domingo (6), os moradores das principais capitais do Sudeste foram às urnas para decidirem seus novos prefeitos e vereadores. Com a reeleição de Eduardo Paes (PSD) no Rio de Janeiro, Lorenzo Pazolini (Republicanos) em Vitória, Belo Horizonte segue para o segundo turno na disputa polarizada entre Bruno Engler (PL) e Fuad Noman (PSD). 

A região Sudeste teve o maior índice de abstenção de votos em suas capitais, comparado a média nacional. De acordo com os dados coletados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 1,5 milhão (30,58%) de cariocas deixaram de votar neste primeiro turno, tornando o Rio de Janeiro a segunda capital com o maior número de não votantes. Em Belo Horizonte, 588.699 pessoas se abstiveram de seus votos e em Vitória 25,17% de seus eleitores não votaram. No total, Belo Horizonte (MG) teve 4,72% de votos em branco e 1.267.794 (63.61%) votos válidos, Rio de Janeiro (RJ), 3.045.054 (60.79%) votos válidos e 4,39% votos em branco e Vitória (ES), 187.840 (70.47%) votos válidos e 2.85% votos em branco. 

Belo Horizonte (MG)

A foto mostra o rosto de Fuad Noman, atual prefeito de Belo Horizonte, à esquerda e o rosto de Bruno Engler (PL) à direita.
Noman e Engler se enfrentarão no segundo turno. Foto: Rodney Costa, Alex de Jesus / O TEMPO

A cidade de Belo Horizonte terá segundo turno entre os candidatos Bruno Engler (PL) e  Fuad Noman (PSD). O atual deputado do PL liderou o primeiro turno, com 34,38% dos votos válidos, foi o candidato mais jovem a concorrer e após sua participação no ato de 29 de setembro contra o ministro do STF, Alexandre de Moraes, suas citações nas redes sociais aumentaram consequentemente  impulsionando sua popularidade. Engler deseja ampliar a participação do ex-presidente Jair Bolsonaro e de outros políticos de direita para a reta final de sua campanha.

O atual prefeito Fuad Noman iniciou sua campanha sendo desconhecido para 48% da população, mas aumentou nas pesquisas e assumiu o segundo lugar no primeiro turno com 26,54% dos votos. O presidente Lula confirmou seu apoio ao candidato nesta segunda-feira (7) através do ministro de Relações Institucionais, até o fim da semana a expectativa é que os candidatos de esquerda e centro-esquerda se alinhem à campanha de Noman.

Vitória (ES)

Lorenzo Pazolini comemorando sua vitória no primeiro turno das eleições
Pazolini obteve mais de 105 mil votos no primeiro turno. Foto: Vitor Jubini 

O atual prefeito Lorenzo Pazolini (Republicanos) recebeu 56,22% dos votos válidos, sendo reeleito para o cargo de prefeito em Vitória. Ele venceu em 2020 o segundo turno com 58,50% dos votos o ex-prefeito João Coser, que assumiu o cargo em 2005 e 2012. 

Segundo a pesquisa divulgada no dia 2 de outubro pelo Paraná Pesquisas, 71,5% dos entrevistados avaliaram positivamente a administração de Pazolini enquanto 25,3% desaprovaram sua gestão.

Rio de Janeiro (RJ)

Eduardo Paes, atual prefeito do Rio de Janeiro, comemora a sua vitória no primeiro turno com seus companheiros de campanha
Paes iniciará seu quarto mandato como prefeito da capital carioca em 2025. Foto: Eduardo Anizelli/Folhapress

Eduardo Paes (PSD) foi reeleito com 60,47% dos votos válidos, ele caminha para o seu quarto mandato como prefeito da capital do Rio de Janeiro e é o candidato a ficar mais tempo no cargo.

O partido do atual prefeito elegeu mais de 16 vereadores para a câmara municipal, tendo a maioria dos representantes no legislativo municipal para 2025. Em seu primeiro discurso após a apuração, Paes agradeceu o apoio do presidente Lula e comemorou o apoio de diversos aliados políticos de diferentes partidos, como Otoni de Paula (MDB), Benedita da Silva (PT) e Jandira Feghali (PCdoB).