Veja como está a disputa eleitoral nas capitais nordestinas

Prefeitos buscam reeleição em sete das nove capitais da segunda região mais populosa do Brasil; confira as intenções de votos, rejeição e aprovação dos candidatos
por
Anna Cândida Xavier
Arthur Pessoa
|
12/09/2024 - 12h

 

 

Faltando pouco mais de um mês para o primeiro turno das eleições municipais (06/10), o povo brasileiro se prepara para voltar às urnas e eleger seus prefeitos. 
Neste ano, sete dos nove candidatos buscam a reeleição nas capitais nordestinas, sendo que quatro lideram as pesquisas. Esta será a primeira eleição municipal desde a pandemia, que afetou o comparecimento popular às urnas. Em algumas das principais capitais da região, houve quase 20% de abstenção de votos em 2020. 
Conheça o panorama das intenções de voto nas nove capitais nordestinas nas eleições municipais de 2024. Segundo o critério da AGEMT, somente serão citados candidatos das nove capitais do nordeste que marcaram acima de 10% nas pesquisas de intenção de votos registradas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

 

Aracaju – Sergipe

'''
Candidatos a prefeito de Aracaju (Imagem: Divulgações de Candidaturas e Contas Eleitorais TSE)

A direita lidera as pesquisas de intenção de voto na capital de Sergipe, segundo estudo da Quaest divulgado em 26/08. Emília Corrêa, do Partido Liberal (PL) está em primeiro lugar, com 26%. Em seguida, a Delegada Danielle do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) com 19% e em terceiro lugar a deputada federal Yandra do União Brasil com 13%. Aracaju é  a única capital nordestina que duas mulheres ocupam as primeiras posições em intenções de votos, além de também ser a única capital do Brasil onde há mais candidatas mulheres do que homens em busca da prefeitura. A vereadora, Emília Corrêa, se filiou ao PL no início do ano e recebe apoio do ex-presidente da República, Jair Bolsonaro.
 

Fortaleza – Ceará

Candidatos a prefeito de Fortaleza (Imagem: Divulgações de Candidaturas e Contas Eleitorais TSE)

Em Fortaleza, o candidato Capitão Wagner (União) lidera as pesquisas com 31% das intenções de voto segundo a publicação da Quaest em 22/08. José Sarto do Partido Democrático Trabalhista (PDT), atual prefeito da cidade, está com 22%.
Até janeiro deste ano, segundo a pesquisa da Atlas Intel, José Sarto tinha a quarta pior aprovação entre todos os prefeitos das capitais brasileiras, com apenas 25% dos fortalezenses classificando a gestão dele como ótima ou boa. O panorama melhorou para o atual prefeito da capital cearense, segundo o Instituto Paraná. Porém, seu mandato continua tendo uma rejeição maior que sua aprovação. É visto que 43,1% aprovam a gestão, 53,1% reprovam e 3,8% não sabem/não opinaram.
O deputado estadual Evandro Leitão (PT) e o deputado federal André Fernandes (PL) estão empatados com 14% das intenções de voto. 

 

João Pessoa – Paraíba

Candidatos a prefeito de João Pessoa (Imagem: Divulgações de Candidaturas e Contas Eleitorais TSE)

Segundo a Quaest Pesquisa e Consultoria, João Pessoa é uma das capitais nordestinas com chances de eleição no primeiro turno. O atual prefeito, Cícero Lucena do Partido Progressista (PP) possui 53% das intenções de votos na publicação de 27/08.
Em segundo lugar, com 12% de votos está o deputado estadual Luciano Cartaxo (PT), na oposição e com apoio do presidente Lula. Em 2012 e em 2016 Cartaxo foi prefeito de João Pessoa, mas hoje é o candidato com maior rejeição na cidade, com 49%.
 

Maceió – Alagoas

Candidatos a prefeito de Maceió (Imagem: Divulgações de Candidaturas e Contas Eleitorais TSE)

O atual prefeito de Maceió, João Henrique Caldas (PL), conhecido como JHC, lidera a disputa eleitoral com 74% das intenções de voto, segundo pesquisa Quaest divulgada em 29/08. Essa mesma pesquisa revelou que 75% dos entrevistados avalia positivamente a gestão de JHC, apoiado pelo ex-presidente Bolsonaro. O prefeito não compareceu ao primeiro debate entre candidatos em Maceió realizado no dia 02/09 e foi criticado por Rafael Brito.

 

Natal – Rio Grande do Norte

'''
Candidatos a prefeito de Natal (Imagem: Divulgações de Candidaturas e Contas Eleitorais TSE)

No Rio Grande do Norte, Carlos Eduardo, do Partido Social Democrático (PSD), está à frente nas principais pesquisas para a prefeitura de Natal, com 44% das intenções de votos válidos segundo a Pesquisa Quaest. Carlos Eduardo foi prefeito da capital potiguar de 2013 a 2018, renunciou para concorrer ao cargo de governador e perdeu, mas lidera nas pesquisas.
O deputado federal Paulinho Freire (União) possui o apoio do atual prefeito Álvaro Dias do partido Republicanos, mas conta com apenas 15% dos possíveis votos dos natalenses. A candidata do PT, a deputada federal mais bem votada do Rio Grande do Norte, Natália Bonavides, se aproxima dele na pesquisa, agora com 14%.
A rejeição de Carlos Eduardo é menor do que a de Paulinho Freire e Natália Bonavides, mas não por muito – atualmente 29% contra 38% e 37%, respectivamente. A grande diferença é que apenas 6% dos entrevistados da capital afirmam não conhecer o candidato do PSD, enquanto 29% não conhecem o candidato do União Brasil e 32% a candidata do PT. 
 

Recife – Pernambuco

'''
Candidatos a prefeito de Recife (Imagem: Divulgações de Candidaturas e Contas Eleitorais TSE)

As eleições municipais da capital pernambucana contam com oito candidatos à prefeitura. O principal nome, com enorme disparidade, é o atual prefeito João Campos do Partido Socialista Brasileiro (PSB), com 80% das intenções de voto segundo a pesquisa Quaest, divulgada no dia 22/08. Esse é o segundo maior favoritismo das capitais brasileiras, perdendo apenas para o atual prefeito de Macapá, Dr. Furlan, com 91%. Na corrida pela prefeitura de Pernambuco, os candidatos mais relevantes depois de Campos não ultrapassam 10% das intenções de voto. 
João Campos é o prefeito com os melhores índices de aprovação e rejeição do Nordeste, segundo a última pesquisa do Datafolha, divulgada no dia 02/09. Com 70% dos recifenses falando que a atual gestão é ótima ou boa, 25% classificaram como regular, 4% como ruim ou péssimo e 1% não soube responder. Esta poderá ser a quarta vez seguida que um prefeito do PSB é eleito na capital pernambucana, além de também ser a sexta vez seguida que um candidato relacionado a família Campos-Arraes ganhe a eleição em Recife.
 

Salvador  Bahia

'''
Candidatos a prefeito de Salvador (Imagem: Divulgações de Candidaturas e Contas Eleitorais TSE)

A maior capital do Nordeste também possui um candidato na liderança com larga vantagem em relação ao segundo colocado. Segundo o Instituto Paraná Pesquisas, o atual prefeito, Bruno Reis (União), está com 68,1% das intenções de votos dos soteropolitanos. É o terceiro candidato de capital nordestina com maior intenção de votos.
O atual prefeito tem o apoio de Jair Bolsonaro, mas continua a crescer nas pesquisas de intenção de voto em Salvador. Aparentemente o apoio de Bolsonaro não impacta negativamente a campanha de Bruno Reis, mesmo que o ex-presidente tenha apenas 29,27% dos votos na capital baiana, contra 70,73% do presidente Lula. 
O principal concorrente, Geraldo Júnior (MDB), conta com apenas 9,8% das intenções de voto dos soteropolitanos, mesmo com o apoio do partido do presidente da república e do governador do estado, que tiveram grande vantagem nas eleições nacionais e estaduais na cidade em 2022.
A eventual eleição de Bruno Reis também pode significar a volta de uma família tradicional ao poder da Bahia, pois um dos maiores pilares do atual prefeito é o ACM Neto, da famosa família Magalhães. ACM Neto perdeu a eleição para governador do estado em 2022, mas com uma vitória e uma alta popularização do prefeito de Salvador, que chega na casa dos 76%, segundo o Instituto Paraná Pesquisas. Podendo significar uma reviravolta política baiana em 2026.
 

São Luís  Maranhão

'''
Candidatos a prefeito de São Luís (Imagem: Divulgações de Candidaturas e Contas Eleitorais TSE)

O atual prefeito de São Luís, Eduardo Braide (PSD) está concorrendo à reeleição. Segundo a pesquisa do Instituto Solução, publicada em 16/08, Eduardo Braide está com 46% das intenções de voto, seguido do deputado federal Duarte Júnior (PSB), com 23% e do deputado estadual Wellington do Curso do Partido Novo, com 12%. A mesma pesquisa indica que a gestão de Eduardo Braide tem 72% de aprovação.
A chapa de Duarte Júnior faz parte de uma coligação que inclui o PT e o PL candidato tem mais de 60% do horário de propaganda eleitoral. Duarte tem o apoio de Lula e de Carlos Brandão (PSB), governador do Maranhão, mas Bolsonaro endossa Dr Yglésio do Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB), atualmente com 9% das intenções de voto. 
 

Teresina – Piauí

'''
Candidatos a prefeito de Teresina (Imagem: Divulgações de Candidaturas e Contas Eleitorais TSE)

Enquanto os atuais prefeitos de Recife e de Maceió possuem larga vantagem em relação aos adversários, em Teresina a atual gestão de Dr. Pessoa do Partido Renovação Democrática (PRD), conta com apenas 5% das intenções de votos, segundo a última pesquisa da Quaest, divulgada no dia 26/08. A pesquisa também aponta que a atual rejeição do prefeito da maior cidade do Piauí é de 79%. A cabeçada de Dr. Pessoa no candidato da oposição, Francinaldo Leão do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), no debate ao vivo da Band no dia 08/08, contribuiu fortemente para os números negativos.
Os principais nomes na disputa pela prefeitura são Silvio Mendes (União Brasil), com 46% de intenções de votos, seguido de Fábio Novo (PT), com 37%.