O Vasco da Gama conquistou a sua primeira vitória na Copa Sul-Americana na noite desta terça-feira (8). No estádio de São Januário, a equipe venceu o Academia Puerto Cabello, da Venezuela, pelo placar de 1 a 0.
O jogo marcou o retorno do Vasco ao seu estádio em competições continentais – o que não acontecia desde a edição de 2020 da mesma competição. Após poupar titulares na derrota contra o Corinthians pelo Campeonato Brasileiro, o alvinegro entrou em campo com força máxima para o confronto.
A primeira chance clara veio aos 14 minutos do primeiro tempo. Após cruzamento de Lucas Piton, o atacante Pablo Vegetti cabeceou forte para a defesa do goleiro Luis Romero.
Aos 27, em jogada parecida, o português Nuno Moreira cruzou a bola na pequena área, mas Vegetti não alcançou. Seis minutos depois, Philippe Coutinho invadiu a área para cabecear com força, mas Romero espalmou e a bola bateu na trave.
Aos 46, o Vasco finalmente chegou ao gol, com sua jogada característica: cruzamento do argentino Benjamin Garré e cabeçada forte do artilheiro Vegetti, no canto direito do goleiro. Foi o terceiro gol do centroavante no torneio.

No segundo tempo, a pressão vascaína só aumentou. Logo aos cinco minutos, Coutinho bateu falta perigosa que Romero defendeu. O camisa 11 ainda teve mais duas oportunidades em chutes perigosos, mas o goleiro adversário evitou a goleada, e terminou o jogo com nove defesas feitas.
No final do jogo, o Puerto Cabello teve a única boa chance do jogo: Jorge Echeverría bateu falta com perigo e o goleiro Léo Jardim espalmou para escanteio.
Após a partida, o treinador Fábio Carille comemorou a vitória e falou sobre a pressão da torcida, insatisfeita com a sequência turbulenta do Vasco: “Eu vejo que quando me xingam ou xingam algum atleta, a gente começa a acelerar. Durante o jogo, isso está passando para dentro do campo e a gente sente um nervosismo desnecessário, que não está nos ajudando em nada”, afirmou.
Com o resultado, o Vasco chega a quatro pontos e assume provisoriamente a liderança do grupo. No outro jogo da chave, Lanús e Melgar se enfrentam nesta quarta-feira (9), na Argentina.