No último domingo (14), Vasco da Gama e Grêmio se enfrentaram em partida válida pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro de 2024. O confronto entre os rivais ocorreu no estádio de São Januário, no Rio de Janeiro, e terminou com um placar de 2 a 1 a favor dos mandantes. Em uma tarde marcada por homenagens a Roberto Dinamite, ídolo da equipe cruzmaltina que completaria 70 anos no dia do jogo, o Gigante da Colina venceu o Grêmio e iniciou sua caminhada no torneio com o pé direito. Já do outro lado, o Imortal amargou sua primeira derrota na competição.
O Vasco, impulsionado pela festa nas arquibancadas do São Januário, fez um jogo consistente e durante a primeira etapa conseguiu imprimir seu ritmo de jogo com facilidade. Já o time comandado por Renato Portaluppi, vinha com grande pressão por parte da torcida por conta do resultado negativo da última terça-feira, pela Libertadores da América. O time chegou com novidades, como o goleiro Marchesin, e o volante Du Queiroz, jogando no esquema tradicional 4-3-3, com dois meio campistas mais recuados, um meia armador e dois jogadores velozes caindo pelas pontas.
Após a criação de algumas oportunidades, aos 24 minutos o atacante David, recém-contratado pelo cruzmaltino, abriu o placar com uma finalização de pé direito, inaugurando o placar na Colina. 12 minutos depois foi a vez de Matheus Carvalho acertar um voleio e ampliar o marcador. O time gaúcho não conseguiu jogar no primeiro tempo, e Kannemann levou a pior em um choque de cabeça e foi substituído por Gustavo Martins. Esse lance demonstrou pela primeira vez no campeonato uma das principais novidades, como existiu um risco de concussão por parte do zagueiro argentino, a substituição não entrou como uma das cinco na qual o grêmio tinha direito, e marcou o início de um fator importante no campeonato.
Além disto, a simulação por parte do atacante Rossi, no minuto 15 do primeiro tempo, trouxe outra novidade, o juiz Flávio Rodrigues de Souza anunciou em seu microfone para o estádio São Januário a decisão tomada, isso faz com que o estádio todo esteja ciente da decisão tomada pelo juiz, e marca o início de uma nova era no uso do VAR no Brasil.
Diego Costa não voltou para o segundo tempo com dores na panturrilha e João Pedro Galvão entrou no seu lugar. Com um segundo tempo muito melhor que o primeiro por parte do tricolor gaúcho, Gustavo Martins diminuiu o placar aos 68 minutos em cruzamento de Cuiabano. A partir daí o time carioca passou a explorar os contra-ataques pelos lados do campo com o Grêmio saindo mais e pressionando em busca do gol de empate, porém mesmo com um segundo tempo muito tenso, o time de Ramón Díaz segurou o placar e trouxe a vitória ao Vasco da Gama.