Na noite da última quarta-feira (7), o Vasco foi goleado pelo Academia Puerto Cabello, da Venezuela, pelo placar de 4 a 1, em duelo válido pela quarta rodada da Copa Sul-Americana.
Após poupar titulares na derrota contra o Palmeiras pelo Campeonato Brasileiro, o Vasco entrou em campo com força máxima buscando a vitória para seguir a um ponto de distância do líder Lanús, que bateu o Melgar por 1 a 0 no outro jogo do grupo G. Já o Puerto Cabello foi ao jogo com apenas um ponto conquistado, buscando a primeira vitória na competição continental.
Os venezuelanos começaram a partida pressionando no campo de ataque, e aos 11 minutos tiveram duas chances de perigo. Após rebatida na entrada da área, o atacante Paredes finalizou com desvio, e a bola saiu em escanteio. Na cobrança, o meia Daniz recebeu com liberdade, mas chutou para fora.
As equipes trocaram chances de cabeça, e o jogo não estava movimentado, até que, aos 25 minutos, o Vasco errou na saída de bola, Daniz fez o desarme, invadiu a área e foi derrubado por Hugo Moura: pênalti que Paredes cobrou com maestria para abrir o placar para o Puerto Cabello.
O Alvinegro chegou ao empate aos 37 minutos. Lucas Piton cobrou falta e o zagueiro João Victor cabeceou no canto, fora do alcance do goleiro Romero. Vegetti ainda teve uma chance dentro da pequena área minutos depois, mas chutou na trave, e o placar foi em 1 a 1 para o intervalo.
No segundo tempo, o Vasco não conseguiu ficar com a bola e apenas assistiu à exibição da equipe venezuelana. Já aos 3 minutos, após cobrança de escanteio na área, a bola sobrou para Padrón, que cabeceou encobrindo Léo Jardim e fez 2 a 1 para o Puerto Cabello.
Nos minutos seguintes, a equipe mandante acumulou chances de gol, com uma chegada perigosa de Linares pela esquerda e um chute para fora de Cedeño.
Foi aos 14 minutos que o Puerto Cabello conseguiu ampliar o placar. Após troca de passes pelo meio, Guerrero recebeu a bola na entrada da área e finalizou no canto esquerdo de Léo Jardim, sem chances para o goleiro.
O Vasco tentou chegar ao ataque, mas não conseguiu criar jogadas de perigo. Aos 19 minutos, a equipe perdeu a bola após mais uma saída errada, Paredes recebeu dentro da área e chutou forte para marcar seu segundo gol no jogo e o quarto do Puerto Cabello.
O Vasco ainda chegou com finalizações de Paulinho, Piton e Garré, mas sem perigo para a meta de Romero. A partida terminou com o placar de 4 a 1 para o Puerto Cabello.
Essa foi a primeira vez que o Vasco perdeu para uma equipe venezuelana em competições oficiais. Foi também a primeira ocasião em que uma equipe do país marcou 4 gols em uma partida contra times brasileiros.
Com o resultado, o Vasco estacionou nos 5 pontos, quatro atrás do primeiro colocado do grupo, e se complicou na briga pela vaga direta para as oitavas. Na próxima rodada, na terça-feira (13) às 21h30, o clube vai à Argentina encarar o Lanús, em busca de pelo menos garantir a segunda posição e a classificação para a fase de repescagem da competição.