No último domingo (01), Vitória e Vasco da Gama se enfrentaram em partida válida pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2024. O confronto entre as equipes ocorreu no Estádio Manoel Barradas (Barradão), em Salvador, na Bahia, e terminou com o placar de 1 a 0, a favor dos visitantes cariocas. O zagueiro cruzmaltino João Victor, com um cabeceio certeiro na metade do segundo tempo, deu números finais ao duelo.
Com o resultado positivo, a equipe de Vegetti e companhia chegou ao sétimo jogo invicto na competição e alcançou a oitava colocação na tabela, com 34 pontos conquistados. Por outro lado, o Leão da Barra segue na zona de rebaixamento, na 18ª posição, e não sabe o que é vencer há quatro jogos.
No Barradão, os primeiros 45 minutos foram marcados por um bombardeio ofensivo da equipe mandante. O Vitória, impulsionado por sua torcida, buscou inaugurar o placar logo cedo e decidir o jogo ainda na etapa inicial. Entretanto, eles não contavam com a atuação de gala do goleiro carioca, Léo Jardim.
Responsável por garantir o empate no primeiro tempo, o guarda-redes cruzmaltino realizou ao menos três defesas importantes para impedir que os mandantes abrissem vantagem no placar. Fora de casa, e com Payet no banco de reserva, o Vasco da Gama sofreu antes da ida aos vestiários e assistiu o Vitória acumular chances desperdiçadas.
No intervalo, o técnico vascaíno Rafael Paiva “sacudiu” o time e fez as mudanças necessárias para reverter o cenário de pressão sofrido por sua equipe. Com as entradas de Payet, Leandrinho e Jean David, o Gigante da Colina despertou e cresceu no jogo.
A melhora do desempenho cruzmaltino alterou completamente o cenário da partida. Os ajustes defensivos feitos pelo comandante carioca, somado as substituições, inibiram o alto volume de jogo do Leão da Barra, e o cenário do primeiro tempo foi totalmente modificado. O embate, que antes era marcado pelo alto número de finalizações do Vitória, passou a ser de raras chances para os dois lados.
Porém, aos 27 minutos do segundo tempo, Payet cobrou escanteio na medida e o zagueiro João Victor subiu mais alto que toda a defesa adversária para estufar as redes do Vitória no Barradão. A cabeçada do atleta garantiu o 1 a 0 para os visitantes, que voltaram a conquistar três pontos fora de casa no torneio, e agora almejam o G6.
Nos instantes finais de embate, o Leão da Barra ainda teve a oportunidade de igualar o placar. O atacante Gustavo Silva, mais conhecido como Mosquito, acertou a trave, para a angústia dos torcedores presentes nas arquibancadas.
Agora, ambos os times encaram uma pausa nos compromissos devido a “Data FIFA”. Eles voltam a atuar na competição no fim de semana dos dias 14 e 15 de setembro.
O Vitória vai até Goiás duelar contra o Atlético-GO, no sábado, às 16h (horário de Brasília). Enquanto o Vasco, terá pela frente o Flamengo, no Maracanã, no domingo, às 18h30 (horário de Brasília).